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dc.creator.IDSILVA, F. J.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1096707225420364pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Antonio Gilson Barbosa de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, A. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4527387699298544pt_BR
dc.contributor.referee1GRILO, Marcelo Bezerra.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Carlos Antônio Cabral dos.-
dc.contributor.referee3COSTA, Yoge Jerônimo Ramos da.-
dc.contributor.referee4BEZERRA FILHO, Celso Rosendo Bezerra.-
dc.description.resumoO combustível gasoso (gás natural) tem sido muito utilizado em motores diesel nos últimos anos, devido suas características positivas quando o foco é o nível das emissões lançadas na atmosfera. O biodiesel; combustível renovável, tem se apresentado como potencial alternativo para contribuir com a redução das emissões poluentes no mundo, com propriedades comparáveis ao diesel, tem sido usado amplamente em motores do ciclo diesel. O desafio é utilizar o motor diesel que opere de forma dual (líquido/gás), com misturas adequadas de diesel, biodiesel e gás natural, para obter a proporção correta de cada combustível, mantendo as características originais do motor e bom desempenho. Neste sentido, o objetivo desta pesquisa é analisar o desempenho, as características das emissões de um motor diesel, trabalhando com diesel comercial B5, biodiesel e gás natural. O combustível utilizado no motor consiste na mistura de 15% de óleo diesel e biodiesel (combustível líquido) e 85% de gás natural. Experimentos foram realizados em potências de 40, a 120 kW, com intervalos de 20 kw. O motor foi instrumentado para obter temperatura, fluxos de massa de ar, gás, diesel e biodiesel, pressão do ar de entrada do motor, do óleo lubrificante e concentração dos gases de combustão durante cada teste experimental. O custo específico do motor operando no modo dual foi melhor do que no modo diesel e a mistura diesel, biodiesel e gás natural que apresentou o menor custo específico, foi a mistura B50. Verificou-se a partir dos resultados experimentais que as emissões de NOx, NO e CO2 diminuíram, enquanto que as emissões de CO aumentaram, quando comparadas com a condição do motor operando no modo diesel comercial B5 como único combustível.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PROCESSOSpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenhariapt_BR
dc.titleMotor de combustão interna dual operando com diesel, biodiesel e gás natural: análises de desempenho e emissões.pt_BR
dc.date.issued2014-02-24-
dc.description.abstractThe gaseous fuel (Natural Gas) has been widely used on diesel engines in the last few years, due to its positive characteristics as far as the level of emissions released in the atmosphere is concerned. Biodiesel has been considered a potential alternative to contribute to reducing pollutant emissions level in the world, as a renewable fuel, its properties are comparable to the one of the diesel fuel which is already widely used in diesel engines. The big challenge is to use the diesel engine which operates in a dual form, using adequate mixtures of diesel, biodiesel and natural gas to obtain the correct proportion of each fuel and maintaining the original characteristics of the engine as well as a good performance. In this sense, the aim of this research is to study the characteristics of the commercial diesel engine emissions, operating with B40, B50, B60 and natural gas. The fuel used in the engine consists of a mixture of 15% diesel and biodiesel (liquid fuel) and 85% natural gas. Experiments were made using 40, to 120 kW, with an interval of 20 kW. The engine was instrumented to obtain the temperature, air, gas, diesel and biodiesel flow rate, the air pressure at the entrance of the engine, the lubricant oil temperature, and the concentration of exhaust gases during each experimental test. The specific cost of the engine operating in dual mode was better than in diesel mode, and the blend of diesel, biodiesel and natural gas with the lowest specific cost was the B50 blend. It was verified that the emission of NOx, NO and CO2 had decreased while the emissions of CO had increased, when compared to the conditions using commercial diesel (B5) as the only fuel.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1719-
dc.date.accessioned2018-09-14T11:05:38Z-
dc.date.available2018-09-14-
dc.date.available2018-09-14T11:05:38Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectEnergiapt_BR
dc.subjectExergiapt_BR
dc.subjectCombustãopt_BR
dc.subjectMotor Dualpt_BR
dc.subjectDieselpt_BR
dc.subjectBiodieselpt_BR
dc.subjectGás Naturalpt_BR
dc.subjectEnergypt_BR
dc.subjectExergypt_BR
dc.subjectCombustionpt_BR
dc.subjectDual Enginept_BR
dc.subjectDieselpt_BR
dc.subjectBiodieselpt_BR
dc.subjectNatural Gaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Fernando José da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInternal combustion engine dual operating with diesel, biodiesel and natural gas: analysis of performance and emissions.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.relationCAPESpt_BR
dc.relationFAPEALpt_BR
dc.identifier.citationSILVA, F. J. da. Motor de combustão interna dual operando com diesel, biodiesel e gás natural: análises de desempenho e emissões. 2014. 205 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Processos) – Programa de Pós- Graduação em Engenharia de Processos, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1719pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia de Processos.

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FERNANDO JOSÉ DA SILVA - TESE (PPGEP) CCT 2014.pdfFernando José da- TESE (PPGEP) 20146.17 MBAdobe PDFView/Open


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