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Title: Proposta de mobilidade sustentável na Universidade Federal de Campina Grande.
Other Titles: Sustainable mobility proposal at the Federal University of Campina Grande.
???metadata.dc.creator???: GOUVEIA, Maria Aline de Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAGÃO, Jônica Marques Coura.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUZA, Jacyara Farias.
???metadata.dc.contributor.referee2???: VIEIRA, Maria Marques Moreira.
Keywords: Administração Pública;Instituição Federal de Ensino Superior;Mobilidade Urbana;Sustentabilidade;Bicicleta Compartilhada;: Public Administration;Federal Institutions of Higher Education;Urban Mobility;Sustainability;Shared bike
Issue Date: 28-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOUVEIA, Maria Aline de Oliveira. Proposta de mobilidade sustentável na Universidade Federal de Campina Grande, 2019. 97fl. Dissertação ( Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. - Sousa/PB- Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Inseridas em moderno contexto de administração pública, que demanda mudanças gerenciais e denota emergência nas discussões como sustentabilidade e mobilidade urbana sustentável, as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) carecem de uma metodologia de gestão que incorpore a dimensão socioambiental, que deve ser colocada em prática com ênfase em uma gestão sustentável - Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) representa uma parcela da Administração Pública, além de ser protagonista, influente e ativa na comunidade interna e externa aos portões dos campus. Assim, a presente pesquisa tem como problema, o seguinte questionamento: o sistema de mobilidade atualmente utilizado pela comunidade discente do CCBS/UFCG, especialmente no percurso CCBS- Campus Central apresenta-se sustentável e satisfatório, sob uma perspectiva socioambiental? A questão problema e os dados obtidos são analisados mediante abordagem quanti-qualitativa. A metodologia compreende um estudo descritivo e exploratório, a partir de dados bibliográficos, documentais e pesquisa de campo através de questionário elaborado. Como principal perspectiva de gestão sustentável, apresenta-se um estudo comparativo a partir de um projeto fundamentado e executado com sucesso na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo geral consiste em analisar a percepção dos discentes do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - campus Campina Grande, acerca da viabilidade de um sistema gratuito de bicicletas compartilhadas com uma abrangência que corresponde ao percurso desde o CCBS até a UFCG Central (sede) e vice-versa. Trata-se de uma pesquisa de campo, valendo-se do método de abordagem dedutivo e método de procedimento o comparativo, auxiliado pelo histórico-evolutivo. A título de resultados, os dados coletados indicam uma percepção positiva da comunidade universitária do CCBS frente à hipótese da instalação de um sistema de bicicletas compartilhadas, dentro da área geográfica do campus onde está inserida, e os benefícios que a realização desta proposta traria para todos os envolvidos direta ou indiretamente. Constata-se a visão cultural a respeito da bicicleta e, paralelo a isso, destaca-se um recorte de gênero nesta pesquisa e a correlação dos temores e anseios especificamente enfrentados na vivência da mulher e o meio urbano. Ao final, algumas proposições são apresentadas visando à promoção de uma mobilidade urbana sustentável intracampus, a partir de um planejamento cicloinclusivo na Universidade, sob a perspectiva de viabilizar mais qualidade de vida à comunidade universitária, partindo do fomento à mobilidade sustentável no espaço investigado.
Abstract: For being inserted in a modern context of public administration, which demands management changes and denotes emergency in discussions about sustainability and sustainable urban mobility, the Federal Institutions of Higher Education (IFES) need a methodology of management that incorporate the socio-environmental dimension, and should be put in practice to emphasize sustainable management - Environmental Agenda on Public Administration (A3P). The Federal University of Campina Grande (UFCG), represents a part of Public Administration, besides being an influential and active protagonist in the community inside and outside its campuses' gates. Thus, this research has as its central problem the following question: is the mobility system currently used by the student community from CCBS/UFCG, especially regarding the path CCBS - Central Building, sustainable and satisfactory, from a socio-environmental perspective? The problem question and the obtained data are analyzed from a quantitative-qualitative perspective. The methodology counts with a descriptive and exploratory case study, from bibliographic and documental data, and an elaborate questionnaire. As our main reference for sustainable management, we present a report produced and successfully applied at the Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). The general objective consists in analyzing the perception of students from the Center of Biological Sciences and of Health (CCBS), at the Federal University of Campina Grande (UFCG) - Campina Grande campus, concerning the viability of a bicycle-sharing system covering the distance from CCBS to the Central Building of UFCG and vice-verse. It is a field research using a deductive approach method, and a comparative method for procedures, aided by historical-evolutionary method. Concerning the results, the collected data indicate a positive perception of the university community from CCBS before the hypothesis of installation of a bicycle-sharing system inside the geographical area of the campus in which this center is inserted, and of the benefits the implementation of this proposal would bring to all the people involved directly or indirectly. We could observe the cultural view on bicycles and, in parallel, we highlight a matter of gender in this study, and the relation between fears specifically faced in daily life by women and the urban area. Finally, some proposals are presented aiming the promotion of intracampus sustainable urban mobility, starting with a bike friendly planning at the university, under the perspective of enabling more quality of life for the universitarian community, starting from the promotion of sustainable mobililty in the investigated area.
Keywords: Administração Pública
Instituição Federal de Ensino Superior
Mobilidade Urbana
Sustentabilidade
Bicicleta Compartilhada
: Public Administration
Federal Institutions of Higher Education
Urban Mobility
Sustainability
Shared bike
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração Pública
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17255
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública - Dissertações

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