Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17259
Title: Gestão de Processos: um estudo de caso nas Unidades Acadêmicas do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande.
Other Titles: Process Management: a case study in the Academic Units of the Science and Technology Center of the Federal University of Campina Grande.
???metadata.dc.creator???: TITO, Tatiana Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MAIA FILHO, Luiz Flávio Arreguy.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Edjane Esmerina Dias da.
???metadata.dc.contributor.referee3???: FARIAS, Soahd Arruda Rached.
Keywords: Administração Pública;Desempenho Organizacional;Melhoria dos Processos;Public administration;Organizational performance;Process improvement
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TITO, Tatiana Alves. Gestão de Processos: um estudo de caso nas Unidades Acadêmicas do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande, 2019. 126fl. - Dissertação ( Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. - Sousa/PB- Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Os profissionais da Administração Pública Brasileira vêm procurando desenvolver cada vez mais práticas que melhorem os seus serviços. A gestão de processos é uma destas melhorias, cujo foco compreende os processos mais críticos que influenciarão no desempenho organizacional. Nesse contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar como são desenvolvidas as atividades burocráticas das Unidades Acadêmicas do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Por meio de questionário e entrevista aplicados aos secretários e coordenadores administrativos do CCT identificaram-se pontos fortes e fracos, sugestões de melhorias, fatores facilitadores e entraves dos processos; podendo assim, com estas informações, sugerir um plano de ação para a implantação da gestão de processos visando à melhoria destes nas Unidades Acadêmicas. Os resultados da pesquisa demostram que a gestão de processos ainda não é efetivamente utilizada nas instituições públicas, e as que já a desenvolvem estão em fase de implantação ou de ajustes. Entretanto, compreendeu-se que é totalmente viável para a Administração Pública a implementação efetiva deste tipo de gestão, desde que sejam feitos os ajustes necessários para cada instituição. A gestão de processos, quando aplicada, pode trazer como resultados a melhora nos trâmites processuais, padronização das rotinas de trabalho, maior transparência e satisfação dos clientes internos e externos.
Abstract: Professionals of the Brazilian Public Administration are seeking to develop more and more practices that improve their services. Process management is one of these improvements, which focuses on the most critical processes that will influence organizational performance. In this context, the objective of this research is to analyze how the bureaucratic activities of the Academic Units of the Center of Sciences and Technology (CCT) of the Federal University of Campina Grande (UFCG) are developed. Through a questionnaire and interview applied to CCT secretaries and administrative coordinators, strengths and weaknesses, suggestions for improvements, facilitating factors and process obstacles were identified; Thus, with this information, we can suggest an action plan for the implementation of process management aiming at their improvement in the Academic Units. The research results show that process management is not yet effectively used in public institutions, and those that already develop it are in the implementation or adjustment phase. However, it was understood that it is totally feasible for the Public Administration to effectively implement this type of management, provided that the necessary adjustments are made for each institution. Process management, when applied, can result in improved procedural procedures, standardization of work routines, greater transparency and satisfaction of internal and external customers.
Keywords: Administração Pública
Desempenho Organizacional
Melhoria dos Processos
Public administration
Organizational performance
Process improvement
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração Pública
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17259
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TATIANA ALVES TITO - TCC PROFIAP 2019.pdfTatiana Alves Tito - TCC PROFIAP 20191.5 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.