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Title: Análise de viés na cobertura da imprensa baseada em conteúdo textual de notícias
Other Titles: Bias analysis in press coverage based on textual news content
???metadata.dc.creator???: MELO, Allan Sales da Costa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MARINHO, Leandro Balby.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ANDRADE, Nazareno Ferreira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CAMPELO, Cláudio Elízio Calazans.
???metadata.dc.contributor.referee3???: SOUZA, Fabrício Benevenuto de.
???metadata.dc.contributor.referee4???: MUNDIM, Pedro Santos.
Keywords: Media Bias;NLP;Coverage;Subjectivity;Association;Language;Viés midiático;Eleições Presidenciais Brasileiras;Cobertura;Subjetividade;Associação;Idioma;Asociación;Subjetividad;Techo;Elecciones presidenciales brasileñas
Issue Date: 1-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MELO, A. S. da C. Análise de viés na cobertura da imprensa baseada em conteúdo textual de notícias. 2021. 144 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17319
???metadata.dc.description.resumo???: Viés midiático pode ser descrito como fatores, identificação política ou ideológica, internos da mídia que se refletem nas suas notícias. Uma maneira de expor viés midiático é comparar notícias de, diferentes portais de notícias, sobre o mesmo evento e procurar por divergências. Nesta pesquisa nós estudamos quatro indicadores de viés midiático: viés de cobertura, associação, subjetividade e idioma. Viés de idioma e associação são propostas de vieses desta tese, enquanto cobertura e subjetividade são vieses existentes na literatura revisada, analisadas por novas perspectivas neste trabalho. O viés de cobertura está relacionado ao espaço dado a entidades de interesse pelas agências de notícia. O viés de associação ocorre quando, por exemplo, uma entidade está associado a um conceito negativo enquanto outra não. O viés de subjetividade, por sua vez, tem a ver com palavras que tentam influenciar os leitores apelando para emoções, estereótipos ou linguagem persuasiva. Por último, o viés de idioma está relacionado à subjetividade intrínseca do idioma que utilizamos para nos comunicar. Nós aplicamos os indicadores de viés de cobertura, associação e subjetividade em notícias no contexto das eleições presidenciais brasileiras, expondo vieses de quatro agências de notícias populares em três eleições consecutivas (2010, 2014 e 2018). Além disso, nós aplicamos os indicadores de viés de subjetividade e de idioma em contexto multilinguístico, expondo vieses de notícias relacionadas à Crise da Venezuela e a Guerra da Síria publicadas em português, alemão, inglês e espanhol.
Abstract: Media bias can be described as factors, political or ideological identification, internal to the media reflected in the news articles. One way to expose media bias is to compare news articles, from different news outlets, on the same event, and look out for differences. In this research we study four indicators of media bias: coverage, association, subjectivity and lan- guage bias. Language and association biases are propositions of this thesis, while coverage and subjectivity are existing biases in the reviewed literature, analyzed by new perspectives in this work. The coverage bias is related to the amount of space given by the news agency to an entity. The association bias occurs when, for example, an entity is associated with a nega- tive concept while another is not. The subjectivity bias, in turn, has to do with words that try to influence readers by appealing to emotions, stereotypes, or persuasive language. Finally, language bias is related to the inherent subjectivity of the language that we use to communi- cate. We apply the coverage, association and subjectivity bias indicators to a dataset of news about the Brazilian presidential elections, exposing biases from four popular news agen- cies in three consecutive elections (i.e., 2010, 2014 and 2018). In addition, we applied the subjectivity and language bias indicators in a multilingual context, exposing biases in news related to Venezuelan Crisis and the Syrian War written in Portuguese, German, English and Spanish.
Keywords: Media Bias
NLP
Coverage
Subjectivity
Association
Language
Viés midiático
Eleições Presidenciais Brasileiras
Cobertura
Subjetividade
Associação
Idioma
Asociación
Subjetividad
Techo
Elecciones presidenciales brasileñas
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17319
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