Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17319
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMELO, A. S. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1991085128490889pt_BR
dc.contributor.advisor1MARINHO, Leandro Balby.-
dc.contributor.advisor1IDMARINHO, L. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3728312501032061pt_BR
dc.contributor.referee1ANDRADE, Nazareno Ferreira de.-
dc.contributor.referee2CAMPELO, Cláudio Elízio Calazans.-
dc.contributor.referee3SOUZA, Fabrício Benevenuto de.-
dc.contributor.referee4MUNDIM, Pedro Santos.-
dc.description.resumoViés midiático pode ser descrito como fatores, identificação política ou ideológica, internos da mídia que se refletem nas suas notícias. Uma maneira de expor viés midiático é comparar notícias de, diferentes portais de notícias, sobre o mesmo evento e procurar por divergências. Nesta pesquisa nós estudamos quatro indicadores de viés midiático: viés de cobertura, associação, subjetividade e idioma. Viés de idioma e associação são propostas de vieses desta tese, enquanto cobertura e subjetividade são vieses existentes na literatura revisada, analisadas por novas perspectivas neste trabalho. O viés de cobertura está relacionado ao espaço dado a entidades de interesse pelas agências de notícia. O viés de associação ocorre quando, por exemplo, uma entidade está associado a um conceito negativo enquanto outra não. O viés de subjetividade, por sua vez, tem a ver com palavras que tentam influenciar os leitores apelando para emoções, estereótipos ou linguagem persuasiva. Por último, o viés de idioma está relacionado à subjetividade intrínseca do idioma que utilizamos para nos comunicar. Nós aplicamos os indicadores de viés de cobertura, associação e subjetividade em notícias no contexto das eleições presidenciais brasileiras, expondo vieses de quatro agências de notícias populares em três eleições consecutivas (2010, 2014 e 2018). Além disso, nós aplicamos os indicadores de viés de subjetividade e de idioma em contexto multilinguístico, expondo vieses de notícias relacionadas à Crise da Venezuela e a Guerra da Síria publicadas em português, alemão, inglês e espanhol.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleAnálise de viés na cobertura da imprensa baseada em conteúdo textual de notíciaspt_BR
dc.date.issued2020-12-01-
dc.description.abstractMedia bias can be described as factors, political or ideological identification, internal to the media reflected in the news articles. One way to expose media bias is to compare news articles, from different news outlets, on the same event, and look out for differences. In this research we study four indicators of media bias: coverage, association, subjectivity and lan- guage bias. Language and association biases are propositions of this thesis, while coverage and subjectivity are existing biases in the reviewed literature, analyzed by new perspectives in this work. The coverage bias is related to the amount of space given by the news agency to an entity. The association bias occurs when, for example, an entity is associated with a nega- tive concept while another is not. The subjectivity bias, in turn, has to do with words that try to influence readers by appealing to emotions, stereotypes, or persuasive language. Finally, language bias is related to the inherent subjectivity of the language that we use to communi- cate. We apply the coverage, association and subjectivity bias indicators to a dataset of news about the Brazilian presidential elections, exposing biases from four popular news agen- cies in three consecutive elections (i.e., 2010, 2014 and 2018). In addition, we applied the subjectivity and language bias indicators in a multilingual context, exposing biases in news related to Venezuelan Crisis and the Syrian War written in Portuguese, German, English and Spanish.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17319-
dc.date.accessioned2021-02-22T23:51:24Z-
dc.date.available2021-02-22-
dc.date.available2021-02-22T23:51:24Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectMedia Biaspt_BR
dc.subjectNLPpt_BR
dc.subjectCoveragept_BR
dc.subjectSubjectivitypt_BR
dc.subjectAssociationpt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subjectViés midiáticopt_BR
dc.subjectEleições Presidenciais Brasileiraspt_BR
dc.subjectCoberturapt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectAssociaçãopt_BR
dc.subjectIdiomapt_BR
dc.subjectAsociaciónpt_BR
dc.subjectSubjetividadpt_BR
dc.subjectTechopt_BR
dc.subjectElecciones presidenciales brasileñaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMELO, Allan Sales da Costa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBias analysis in press coverage based on textual news contentpt_BR
dc.identifier.citationMELO, A. S. da C. Análise de viés na cobertura da imprensa baseada em conteúdo textual de notícias. 2021. 144 f. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17319pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALLAN SALES DA COSTA MELO – TESE (PPGCC) 2020.pdfAllan Sales da Costa Melo - Tese (PPGCC) 2020.1.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.