Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1732
Title: Cinzas dos mortais, chamas da imortalidade: um estudo sobre trajetórias e sucessões na Academia Paraibana de Letras.
Other Titles: Ashes of the mortals, flames of immortality: a study on trajectories and successions in the Paraibana Academy of Letters.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA NETO, João Matias de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Vanderlan Francisco da
???metadata.dc.contributor.referee1???: SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de.
Keywords: Academia Paraibana de Letras;Intelectuais;Paraibanidade;Nacionalismo Cultural;Pensamento Social;Intelectuais Paraibanos;Sociologia dos Intelectuais
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA NETO, João Matias de. Cinzas dos mortais, chamas da imortalidade: um estudo sobre trajetórias e sucessões na Academia Paraibana de Letras. 2013. 176f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho dissertativo traz uma reflexão sobre trajetórias e sucessões entre intelectuais na Academia Paraibana de Letras. Através de uma revisão histórica do tornar-se e ser acadêmico para, então, chegar às reflexões sobre como se articulam trajetórias e a formação do habitus intelectual para uma efetiva chegada à Academia Paraibana de Letras, nossa pretensão foi entender a que fins, por que meios e vivenciando quais experiências estes intelectuais se sentem motivados a adentrar uma instituição literária. Com uma abordagem contextualista dos grupos, grêmios e acúmulo de capitais específicos de dois intelectuais falecidos no ano de 2012, Ronaldo Cunha Lima e Joacilde Brito Pereira, comparou-se a trajetória de ambos com o objetivo de verificar, nelas, os pontos de confluência no que diz respeito à sua vida social, intelectual e política, bem como destacar, nas obras e nas tomadas de posição assumidas por cada um deles, um induto para refletir sobre quais as motivações destes intelectuais entre os anos de formação da Academia Paraibana de Letras e o de entrada destes acadêmicos nesta instituição. Reflexões, portanto, sobre os marcos institucionais da notabilidade intelectual na Paraíba dos anos de 1940 até 1990, a chamada paraibanidade e o nacionalismo cultural, associados a uma reflexão contextualista sobre academias e grupos literários, somam-se às performances e práticas incorporadas pelos intelectuais em suas estratégias de consagração, inclusive dentro daquilo que então se entende por “imortalidade”.
Keywords: Academia Paraibana de Letras
Intelectuais
Paraibanidade
Nacionalismo Cultural
Pensamento Social
Intelectuais Paraibanos
Sociologia dos Intelectuais
???metadata.dc.subject.cnpq???: Sociologia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1732
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO MATIAS DE OLIVEIRA NETO - DISSERTAÇÃO PPGCS 2013..pdfJoão Matias de Oliveira Neto - Dissertação PPGCS 2013.3.73 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.