Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17321
Title: Experiência escolar e perspectivas do estudante/trabalhador de Toritama/PE: entre os desafios da formação e as exigências do trabalho na confecção.
Other Titles: School experience and perspectives of the student / worker in Toritama / PE: between the challenges of training and the demands of work in the making.
???metadata.dc.creator???: ANDRADE, Fabiano José de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LADOSKY, Mário Henrique Guedes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Roberto Véras de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PAULO, Maria de Assunção Lima de.
Keywords: School;Work;Clothing;Higher education;Escola;Trabalho;Confecção;Ensino superior
Issue Date: 9-Sep-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ANDRADE, F. J. de. Experiência escolar e perspectivas do estudante/trabalhador de Toritama/PE: entre os desafios da formação e as exigências do trabalho na confecção. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia), Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: A experiência docente na rede pública de ensino na cidade de Toritama, agreste pernambucano é o ponto de partida da presente pesquisa. O município conhecido como a Capital do Jeans tem na confecção o principal motor de sua economia e um dos principais traços do seu cotidiano. No que se refere à educação, na etapa do ensino médio especificamente, buscamos investigar como os jovens conciliam ou não as atividades escolares e as obrigações com a confecção e como projetam seu futuro a partir dessa realidade. O estudo ocorreu na escola Estelita Timóteo e abrangeu 60 estudantes ligados à confecção. Cada estudante/trabalhador respondeu um questionário que permitiu traçar um perfil socioeconômico, além de perguntas acerca da relação trabalho e escola. Em seguida três entrevistas na forma de grupo focal permitiram uma abordagem qualitativa dos dados. Foi observado que o trabalho na confecção é marcado pela informalidade e repercute na vida social da cidade como um todo. No caso da educação, boa parte da vivência escolar é pensada ou influenciada pelo elemento do trabalho, o que nos permitiu a reflexão a partir do conceito de habitus em Bourdieu (1992). O esgotamento físico decorrente das jornadas prolongadas e as dificuldades de prosperar financeiramente com a confecção têm desestimulado alguns estudantes a permanecer no ramo, fazendo com que busquem alternativas. No grupo pesquisado foi citado com ênfase o desejo de seguir carreira universitária, ainda que muitos não tenham a referência desta disposição nas suas famílias, daí a nossa fundamentação, neste ponto, a partir do pensamento de Lahire (1995). Tal disposição que cresce entre estes estudantes/trabalhadores parece ser um reflexo, por um lado, da falta de perspectiva com a confecção e, por outro, das possibilidades objetivas de uma carreira de nível superior resultantes das políticas de acesso à universidade.
Abstract: The teaching experience in the public school system in the city of Toritama, Agreste Pernambuco is the starting point of this research. The municipality known as the Capital do Jeans has in manufacturing the main engine of its economy and one of the main features of its daily life. With regard to education, in the stage of high school specifically, we seek to investigate how young people reconcile school activities and obligations with cooking, and how they project their future based on this reality. The study took place at the Estelita Timóteo school and covered 60 students linked to the confection. Each student / worker answered a questionnaire that allowed them to draw a socioeconomic profile, in addition to questions about the relationship between work and school. Then, three interviews in the form of a focus group allowed a qualitative approach to the data. It was observed that the work in the making is marked by informality and has an impact on the social life of the city as a whole. In the case of education, a good part of the school experience is thought or influenced by the element of work, which allowed us to reflect on the concept of habitus in Bourdieu (1992). The physical exhaustion resulting from long hours and the difficulties of financially prospering with the cooking have discouraged some students from remaining in the business, making them look for alternatives. In the group researched, the desire to pursue a university career was mentioned with emphasis, even though many do not have the reference of this provision in their families, hence our reasoning, on this point, based on the thinking of Lahire (1995). Such a disposition that grows among these students / workers seems to be a reflection, on the one hand, of the lack of perspective with the confection and, on the other hand, of the objective possibilities of a higher level career resulting from the university access policies.
Keywords: School
Work
Clothing
Higher education
Escola
Trabalho
Confecção
Ensino superior
???metadata.dc.subject.cnpq???: Sociologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17321
Appears in Collections:Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional - Campus de Campina Grande

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FABIANO JOSÉ DE ANDRADE – DISSERTAÇÃO (PROFSOCIO) 2020.pdfFabiano José de Andrade - Dissertação (PROFSOCIO) CH 2020 1.99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.