Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17371
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBEZERRA, G. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1962032581835311pt_BR
dc.contributor.advisor1MONTERO, Luis Reyes Rosales.
dc.contributor.advisor1IDMONTERO, L. R. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0435979545751833pt_BR
dc.description.resumoOs semáforos podem ser programados de diferentes maneiras, dependendo das condições do tráfego e da via. Na Operação em Tempo Fixo, os semáforos são programados a partir de dados históricos das condições do tráfego no local. A Operação Atuada ou Por Demanda de Tráfego, os semáforos respondem às condições reais do tráfego no local. Estrategicamente, os semáforos podem operar isoladamente ou em rede com os semáforos adjacentes. O manual oficial sobre a sinalização semáforica, com enfoque no cálculo e programação dos tempos, foi publicado pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) em 1979, e sua segunda edição publicada em 1984. Um novo Manual está em elaboração, por um Grupo Técnico formado pelo DENATRAN. Para fins deste trabalho, a Operação Atuada é a que pode responder às condições reais do trânsito, pois os semáforos programados em Tempo Fixo não são capazes de prever uma situação nova que venha a ocorrer e tomar uma decisão coerente com a situação. Em locais onde existam bruscas variações de tráfego – horas de pico, entre picos e flutuações -, a operação em Tempo Fixo não é interessante. De acordo com Kell e Fullerton (1991), o Princípio da Extensão é amplamente aplicado às estratégias de controle atuado cujo objetivo principal é otimizar a travessia de uma interseção quanto ao tempo e ao gasto de combustível. A proposta do presente trabalho é: desenvolver um algoritmo e um programa em C para implementação do Princípio da Extensão em uma arquitetura microcontrolada, onde a rede GSM através da Tecnologia GPRS dão suporte à comunicação entre os Controladores Semafóricos e um sistema Supervisório de Controle Remoto. Um Módulo TC 65 da SIEMENS é proposto para conectar cada controlador a rede GSM. Neste documento também são apresentadas todas as dificuldades encontradas durante o seu desenvolvimento, bem como propostas para trabalhos futuros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Elétrica.pt_BR
dc.titleSistema de controle semafórico por demanda de tráfego utilizando tecnologia GPRS.pt_BR
dc.date.issued2010-04-05
dc.description.abstractThe lights can be programmed in different ways, depending on traffic conditions and route. In Operation in Fixed Time, the lights are programmed from historical data on traffic conditions on site. Operation or Acted On Demand Traffic, traffic lights respond to actual traffic on the site. Strategically, the lights can operate alone or networked with the traffic lights adjacent. The official manual on signaling traffic lights, with a focus on computing and programming of the times, was published by DENATRAN (National Traffic Department) in 1979 and its second edition published in 1984. A new manual is being drafted by a technical group formed by DENATRAN. For purposes of this study, Operation Acted is that which can respond to actual traffic because the traffic lights programmed in Fixed Time are not able to provide a new situation that might occur and make a decision consistent with the situation. In places where there are sudden changes in traffic - the peak hours, between peaks and fluctuations - the operation in Fixed Time is not attractive. According to Kell and Fullerton (1991), The Principle of Extension is widely applied to the actuated control strategies whose main objective is to optimize the crossing of an intersection as to time and fuel usage. The purpose of this paper is to develop an algorithm and a C program for implementation of the Principle of Extension in an architecture microcontroller, where the GSM network through GPRS technology to support communication between the traffic control system and a Supervisory Remote Control. A CT module 65 of SIEMENS is proposed to connect each controller to the GSM network. This document also presents all the difficulties encountered during its development, and proposals for future work.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17371
dc.date.accessioned2021-02-24T17:26:11Z
dc.date.available2021-02-24
dc.date.available2021-02-24T17:26:11Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSistema de controle semafóricopt_BR
dc.subjectSemáforos - sistema de controlept_BR
dc.subjectTecnologia GPRSpt_BR
dc.subjectDemanda de tráfegopt_BR
dc.subjectProgramação de semáforospt_BR
dc.subjectOperação em tempo fixopt_BR
dc.subjectOperação atuadapt_BR
dc.subjectOperação por demanda de tráfegopt_BR
dc.subjectTráfego - semáforospt_BR
dc.subjectSinalização semafóricapt_BR
dc.subjectPrincípio da extensão - estratégia de controlept_BR
dc.subjectRede de comunicação GSMpt_BR
dc.subjectControladores semafóricospt_BR
dc.subjectSistema supervisório de controle remotopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de algoritmopt_BR
dc.subjectProgramação em Cpt_BR
dc.subjectSistema de tráfegopt_BR
dc.subjectTempos semafóricospt_BR
dc.subjectMovimentos veicularespt_BR
dc.subjectFluxo de saturaçãopt_BR
dc.subjectCapacidade de aproximaçãopt_BR
dc.subjectEstratégias de controle - semáforospt_BR
dc.subjectComunicação remotapt_BR
dc.subjectMódulo TC 65 - Siemenspt_BR
dc.subjectTraffic light control systempt_BR
dc.subjectTraffic lights - control systempt_BR
dc.subjectGPRS technologypt_BR
dc.subjectTraffic demandpt_BR
dc.subjectTraffic light programmingpt_BR
dc.subjectFixed-time operationpt_BR
dc.subjectOperated operationpt_BR
dc.subjectTraffic demand operationpt_BR
dc.subjectTraffic - traffic lightspt_BR
dc.subjectTraffic lightspt_BR
dc.subjectExtension principle - control strategypt_BR
dc.subjectGSM communication networkpt_BR
dc.subjectTraffic light controllerspt_BR
dc.subjectRemote control supervisory systempt_BR
dc.subjectAlgorithm developmentpt_BR
dc.subjectC Programmingpt_BR
dc.subjectTraffic systempt_BR
dc.subjectSemaphoric timespt_BR
dc.subjectVehicle movementspt_BR
dc.subjectSaturation flowpt_BR
dc.subjectApproach capabilitypt_BR
dc.subjectControl strategies - traffic lightspt_BR
dc.subjectRemote communicationpt_BR
dc.subjectTC 65 Module - Siemenspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBEZERRA, Giulliano Cavalcanti.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTraffic control system for traffic demand using GPRS technology.pt_BR
dc.identifier.citationBEZERRA, Giulliano Cavalcanti. Sistema de controle semafórico por demanda de tráfego utilizando tecnologia GPRS. 2010. 84f. Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2010. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17371pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica - CEEI - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GIULLIANO CAVALCANTI BEZERRA - TCC ENG. ELÉTRICA 2010.pdfGiulliano Cavalcanti Bezerra - TCC ENG. ELÉTRICA 2010.1.72 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.