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Title: A qualidade dos serviços prestados pela Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras.
Other Titles: The quality of services provided by the Federal University of Campina Grande, Cajazeiras campus.
???metadata.dc.creator???: ALMEIDA, Andreza Pires de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Edjane Esmerina Dias da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARQUES, Jaciara Farias de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FONSECA, Paulo Henrique da.
Keywords: Serviços;Qualidade;Satisfação dos alunos;Modelo SERVQUAL;Services;Quality;Student satisfaction;Model SERVQUAL
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALMEIDA, Andreza Pires de. A qualidade dos serviços prestados pela Universidade Federal de Campina Grande, campus de Cajazeiras. 2019. 82 fl. Dissertação (mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande - Sousa PB - Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: Os serviços exercem um papel relevante na economia mundial. É essencial reconhecer que eles são parte integrante da sociedade, estão presentes no cerne da economia e são fundamentais para que esta se mantenha sadia e saudável. Dessa forma, encontra­se a educação como um dos serviços ofertados à sociedade, a qual deverá ser prestada pelo estado sob a regência de princípios tal como a garantia de padrões mínimos de qualidade. Este estudo teve como objetivo geral investigar a qualidade dos serviços prestados aos discentes do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras. A pesquisa foi do tipo descritiva e bibliográfica, com abordagem quantitativa. O local para a realização da pesquisa foi Curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de Campina Grande ­ UFCG, Campus de Cajazeiras. A população foi constituída pelos discentes matriculados no Curso de licenciatura em Geografia. A amostra foi composta por 120 (cento e vinte) alunos matriculados Curso de licenciatura em Geografia. A pesquisa foi realizada nos meses de agosto e dezembro 2018, nos turnos diurno e noturno. Concluiu­se que os alunos do Curso de Licenciatura em Geografiada da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras, de acordo com suas percepções, consideraram as cinco dimensões como sendo importantes, sendo a dimensão de Confiabilidade como a mais relevante, principalmente, no serviço Curso fornecido conforme prometido, quando não houve opinião para os conceitos considerados instisfatórios, Qualidade baixa e muito baixa, e quando o conceito Qualidade regular também se fez reduzido, destacou­se também o serviço matrícula e rematrícula quando a maioria dos discentes consideraram Qualidade muito alta do serviço. Foi considerado como menos relevante a dimensão Presteza no aspecto Acesso dos alunos às regras e normas da Universidade, que recebeu maiores opiniões dos alunos quanto aos conceitos considerados insatisfatórios para o serviço. A pesquisa mostrou que há muitas divergências de opiniões na qualidade dos serviços prestados pelo Campus de Cajazeiras, percebendo­se algumas discrepâncias, mas aos gestores não cabe apenas analisar somente quais são os atributos e as respectivas dimensões da qualidade dos serviços prestados pela instituição, mas também a possibilidade e o cuidado em avaliar quais as prioridades na percepção dos alunos, para que possam transformar essas informações em estratégias, ações e investimentos que a qualifiquem os mesmos. São aspectos de uma importância significativa para os alunos e a Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras, necessita de ações pertinentes para melhorar estes serviços e reverter as percepções apontadas. Portanto, vale ressaltar que o índice geral de satisfação pode ser utilizado pela Universidade Federal de Campina Grande continuamente para uma análise da evolução de desempenho dos seus serviços. Se adotado o método SERVQUAL pela instituição, então este monitoramento temporal dos serviços permitirá à instituição perceber pontos fortes e fracos e o seu respectivo aperfeiçoamento ao longo do tempo.
Abstract: Services play an important role in the world economy. It is essential to recognize that services are an integral part of society, are present at the heart of the economy and are fundamental to maintaining healthy and healthy life. In this way, education is one of the services offered to society, which must be provided by the state under the rule of principles such as the guarantee of minimum quality standards. This study had as general objective to investigate the quality of the services provided to the students of the Degree in Geography of the Federal University of Campina Grande, Campus Cajazeiras. The research was descriptive and bibliographical, with a quantitative approach. The place to conduct the research was a Degree in Geography of the Federal University of Campina Grande ­ UFCG, Cajazeiras Campus. The population was constituted by the students enrolled in the Course of licenciatura in Geography. The sample consisted of 120 students enrolled in a degree course in Geography. The research was carried out in the months of August and December 2018, in the day and night shifts. It was concluded that the students of the Degree in Geography of the Federal University of Campina Grande, Cajazeiras campus, according to their perceptions, considered the five dimensions to be important, being the Reliability dimension the most relevant, mainly in the service Quality of service provided as promised, when there was no opinion for the concepts considered to be unsatisfactory, low quality and very low, and when the concept Regular quality was also reduced, it was also highlighted the service enrollment and re­registration when most of the students considered Quality very high the service. The research showed that there are many divergences of opinion on the quality of the services provided by the Campus de Cajazeiras, with some discrepancies, but managers can not only analyze the attributes and respective dimensions of the quality of the services provided by the institution, but also the possibility and care in assessing the priorities in students' perceptions, so that they can transform this information into strategies, actions and investments that qualify them. They are aspects of a significant importance for the students and the Federal University of Campina Grande, Cajazeiras campus, requires pertinent actions to improve these services and revert the perceptions pointed out. Therefore, it is worth mentioning that the general index of satisfaction can be used by the Federal University of Campina Grande continuously for an analysis of the performance evolution of its services. If the SERVQUAL method is adopted by the institution, then this temporal monitoring of the services will allow the institution to perceive strengths and weaknesses and their respective improvement over time.
Keywords: Serviços
Qualidade
Satisfação dos alunos
Modelo SERVQUAL
Services
Quality
Student satisfaction
Model SERVQUAL
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração Pública
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17419
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública - Dissertações

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