Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17420
Title: Planejamento e sustentabilidade em Instituições de Ensino Superior: um estudo à luz dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS/ONU).
Other Titles: Planning and sustainability in Higher Education Institutions: a study in the light of the objectives of sustainable development (SDG / UN).
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Angela Veras.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MARQUES, Jacyara Farias Souza.
Keywords: Sustentabilidade;Planejamento estratégico;Desenvolvimento Sustentável;Instituição de Ensino Superior;Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS/ONU;ODS/ONU
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Angela Veras. Planejamento e sustentabilidade em instituições de ensino superior: um estudo à luz dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS/ONU). 2019. 105 fl. Dissertação (mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande - Sousa PB - Brasil, 2019.
???metadata.dc.description.resumo???: As discussões que envolvem o tema sustentabilidade têm ganhado cada vez mais evidência face à preocupação com a escassez de recursos e a necessidade de se viabilizar ações que possam conciliar desenvolvimento e sustentabilidade. Inseridas nesse contexto, as Instituições de Ensino Superior (IES) carecem de uma metodologia de atuação que incorpore as dimensões da sustentabilidade. Este estudo parte da premissa de que as IES são organizações disseminadoras do conhecimento que, por meio dos pilares ensino, pesquisa e extensão, devem assumir papel precípuo na orientação para o desenvolvimento sustentável e aponta o planejamento estratégico como forte aliado na sua operacionalização, por meio da priorização de ações que possibilitem a definição, implementação, monitoramento e avaliação de ações que contribuam para a sustentabilidade. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as atividades acadêmicas, nos eixos ensino, pesquisa e extensão de uma Instituição de Ensino Superior, a Universidade Federal do Ceará, visando verificar de que forma o planejamento estratégico pode contribuir para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU). Para tanto, procedeu­se à verificação dos componentes curriculares, projetos de pesquisa e ações de extensão, em busca de aspectos previstos na agenda dos ODS/ONU, procurando classificá­los e dimensioná­los quanto às perspectivas ambiental, social e econômica para que, paralelamente à análise de abordagem do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da IES, fosse possível apontar sugestões que possam contribuir para melhoria no processo de alinhamento entre planejamento e sustentabilidade no âmbito das IES. Trata­se de uma pesquisa exploratória e descritiva, valendo­se de uma abordagem de natureza predominantemente qualitativa, viabilizada por um estudo bibliográfico e documental e que utilizou­se da técnica de análise de conteúdo para análise dos dados. A pesquisa revela uma instituição de ensino ainda em evolução, mas bem estruturada e comprometida com as dimensões da sustentabilidade; um PDI consistente e com viés sustentável; componentes curriculares, projetos de pesquisa e ações de extensão alicerçados em aspectos tecnológicos e inovadores e com tendência à flexibilização. Diante disso, identificou­se necessidade de se fomentar maiores iniciativas ligadas às temáticas da dimensão ambiental e, destacou­se como sugestão de melhoria a implementação de um sistema de monitoramento e avaliação que utilize indicadores de sustentabilidade, apontando a metodologia do Sustainability Balanced Scorecard como referência.
Abstract: Discussions involving sustainability have been increasingly evident in the face of concerns about resource scarcity and the need to implement actions that can reconcile development and sustainability. Inserted in this context, the universities need a methodology of action that incorporates the dimensions of sustainability. This study is based on the premise that universities are knowledge dissemination organizations that, through the teaching, research and extension pillars, should take a leading role in guiding sustainable development and points out strategic planning as a strong ally in its operationalization, through prioritization of actions that enable the definition, implementation, monitoring and evaluation of actions that contribute to sustainability. In this sense, this research had as general objective to analyze the academic activities, in the teaching, research and extension axes of a university, Federal University of Ceará, in order to verify how strategic planning can contribute to the achievement of the Sustainable Development Goals. In order to do so, the curricular components, research projects and extension actions were searched for aspects included in the agenda, seeking to classify and size them as to the environmental, social and economic perspectives for which , in parallel with the universities Institutional Development Plan (IDP) approach analysis, it would be possible to point out suggestions that could contribute to an improvement in the alignment process between planning and sustainability within universitiy. This is an exploratory and descriptive research, using an approach of predominantly qualitative made possible by a bibliographic and documentary study and using the technique of content analysis for data analysis. The research reveals an educational institution still in evolution, but well structured and committed to the dimensions of sustainability; a consistent and sustainable guidance IDP curricular components, research projects and extension actions based on technological and innovative aspects and tending to be flexible. It was also identified the need to promote greater initiatives focused on environmental issues, and it was suggested as a suggestion of improvement the implementation of a monitoring and evaluation system that uses sustainability indicators, pointing to the methodology of the Sustainability Balanced Scorecard as reference.
Keywords: Sustentabilidade
Planejamento estratégico
Desenvolvimento Sustentável
Instituição de Ensino Superior
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS/ONU
ODS/ONU
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração Pública
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17420
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANGELA VERAS SANTOS - DISSERTAÇÃO PROFIAP 2019.pdfAngela Veras Santos - Dissertação PROFIAP 20192.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.