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Title: Compras públicas: um estudo na Universidade Federal de Campina Grande.
Other Titles: Public procurement: a study at the Federal University of Campina Grande.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Guayara Afonso Querino.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CARVALHO, José Ribamar Marques de,
???metadata.dc.contributor.referee1???: LEITE, Rodolfo Jakov Saraiva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAGÃO, Jônica Marques Coura.
Keywords: Administração Pública;Compras Públicas;Licitações;Perfil Institucional;Public Administration;Public Purchases;Biddings;Institucional Profile
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Guayra Afonso Querino .Compras públicas: um estudo na Universidade Federal de Campina Grande. 2018. 68 fl. Dissertação (mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande - Sousa PB - Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: As compras governamentais passaram a ter papel crucial como instrumento de políticas públicas. Tornaram­se uma grande preocupação para os gestores, na medida em que exigem mais eficiência na utilização dos recursos públicos. Dessa forma, a atual administração pública tem o desafio de comprar bem adotando medidas que visem à redução de custos e qualidade dos produtos. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo analisar a percepção dos servidores envolvidos nos processos licitatórios da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) acerca das práticas de compras adotadas pela instituição. A pesquisa classifica­se quanto aos objetivos como exploratória e descritiva, quanto aos procedimentos como bibliográfica, designada como levantamento tipo survey e pesquisa de campo, e quanto à abordagem do problema classifica­se como qualitativa e quantitativa. O procedimento de coleta de dados se deu pela aplicação de um questionário, composto por duas partes, junto aos servidores envolvidos diretamente com o setor de compras da UFCG. Os resultados alcançados indicaram que os respondentes consideram importante a atualização constante dos profissionais responsáveis pelas compras. Além disso, avaliaram como eficientes as aquisições realizadas por pregão eletrônico e destacaram a importância de no momento da compra, atender às especificações dos itens, ainda que haja redução na quantidade adquirida. Os servidores consideraram ainda as compras compartilhadas como uma opção economicamente viável, proporcionando redução de tempo, custos e quantidade de licitações, apesar de alguns servidores se mostrarem relutantes quanto à opção de compras compartilhadas dentro da instituição. Quanto às adesões realizadas, ficou evidente que a UFCG busca justificar a necessidade de realizar tal procedimento, mas nem sempre realiza pesquisa de preços demonstrando a vantagem para a administração. O estudo realizado apresentou limitações quanto à sua amostra, pois pelo fato de ser por conveniência, aplicado a determinadas funções no setor de compras, acabou limitando a possibilidade de extrapolar a pesquisa para a totalidade de servidores envolvidos no processo de compras na UFCG. Dessa forma, futuras investigações poderiam utilizar amostras mais amplas incidindo em todas as pessoas diretamente envolvidas com compras governamentais.
Abstract: Government procurement has come to play a crucial role as an instrument of public policy. They have become a major concern for managers, as they require more efficient use of public resources. In this way, the current public administration has the challenge of buying well adopting measures aimed at reducing costs and product quality. Therefore, the present work has the objective of analyzing the perception of the servers involved in the bidding processes of the Federal University of Campina Grande (UFCG) about the purchasing practices adopted by the institution. The research is classified as exploratory and descriptive, as for the procedures as bibliographic, designated as a survey and field research, and the approach to the problem is classified as qualitative and quantitative. The data collection procedure was carried out by applying a questionnaire, composed of two parts, to the servers directly involved with the UFCG purchasing sector. The results indicated that respondents consider the constant updating of the professionals responsible for purchasing important. In addition, they evaluated how efficient the purchases made by electronic trading and emphasized the importance of meeting the specifications of the items at the time of purchase, even though there is a reduction in the quantity acquired. Servers also considered shared purchases as an economically viable option, reducing the time, costs and quantity of bids, although some servers were reluctant to buy shared within the institution. As for the accessions made, it was evident that the UFCG seeks to justify the need to carry out such a procedure, but does not always conduct price research demonstrating the advantage to the administration. The study carried out showed limitations on its sample, because it was for convenience, applied to certain functions in the purchasing sector, ended up limiting the possibility of extrapolating the research to the totality of servers involved in the UFCG purchasing process. In this way, future investigations could use broader samples focusing on all the people directly involved with government purchases.
Keywords: Administração Pública
Compras Públicas
Licitações
Perfil Institucional
Public Administration
Public Purchases
Biddings
Institucional Profile
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração Pública
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17428
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública

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