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dc.creator.IDFREITAS, M. C. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8814428487402987pt_BR
dc.contributor.advisor1PEDERNEIRAS, Marcleide Maria Macêdo.-
dc.contributor.advisor1IDPEDERNEIRAS, M. M. M.pt_BR
dc.contributor.referee1VIEIRA, Maria Marques Moreira.-
dc.contributor.referee1IDVIEIRA, M. M. M.pt_BR
dc.contributor.referee2CÂMARA, Renata Paes de Barros.-
dc.contributor.referee2IDCÂMARA, R. P. B.pt_BR
dc.description.resumoA função de coordenador de Recursos Humanos nas Instituições Federais de Ensino Superior – IFES exige planejamento e atuação sincronizada às demandas e exigências legais e funcionais. Para pensar tal assertiva se faz necessário pensar na qualificação profissional. Inicialmente é meritório esclarecer a diferença entre qualificação profissional e a capacitação. Segundo o Decreto 5.825/2006 a primeira é um processo de aprendizagem baseado em ações de educação formal, por meio do qual o servidor adquire conhecimentos e habilidades, tendo em vista o planejamento institucional e o desenvolvimento do servidor na carreira e a segunda é um processo permanente e deliberado de aprendizagem, que utiliza ações de aperfeiçoamento e qualificação, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais, por meio do desenvolvimento de competências individuais. Este estudo teve como objetivo geral identificar como os servidores do CFP/ UFCG percebe a qualificação, com o foco no desenvolvimento de conhecimentos e experiências para atuar em suas funções na busca de uma maior eficiência no serviço prestado dentro do campus de Cajazeiras da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. A pesquisa foi do tipo descritiva e bibliográfica, com abordagem quantitativa. O local para a realização da pesquisa foram as Unidades Administrativas­CFP/UFCG, Campus de Cajazeiras, Paraíba. A amostra foi composta por 69 serviodres de cargos administrativos. Para coleta de dados utilizou­se questionário estruturado, aplicado junto ao TAE. Os dados foram agrupados, tabulados e analisados através da estatística descritiva pela frequência numérica e percentual, com o auxílio do programa Microsoft® Excel 2010. Os resultados foram apresentados em forma de tabelas, figuras e quadros, e posteriormente discutidos à luz de literaturas pertinentes ao tema. Diante da realidade que permeia o CFP/UFCG como instituição federal de ensino superior, é primordial que sejam traçados planos de desenvolvimento de competências, habilidades, criatividades e do senso de responsabilidade, sendo este último pautado na atuação e consciência do indivíduo com relação ao dever enquanto servidor da instituição. A análise dos dados constatou que a percepção dos servidores com relação aos cursos de capacitação profissional foi avaliada de forma negativa pela maoria, visto que, priva os servidores no desenvolvimento da aprendizagem e da competência, o que tenderiam em melhorias contínuas nos processos de trabalho. No que preconiza a legislação vigente com relação as possibilidades de de formação continuada, a garantia de recursos específicos para a capacitação e treinamento dos servidores públicos federais somente ocorreu após a Lei 11.091/2005. O estudo identificou lacunas na capacitação profissional dos servidores do Campus de Cajazeiras e, a partir dos resultados demonstrados, haja a atenção da instituição sobre as soluções que podem ser tomadas e as propostas ideais para direcionar a utilização do conhecimento por meio dos cursos de capacitação oferecidos, e que essa ação possa gerar mudanças benéficas aos diversos setores da instituição. A adoção das propostas de intervenção, poderá proporcionar aos Técnicos­Administrativos em Educação que ocupam cargos no CFP/UFCG, melhores condições para aquisição e o aprimoramento de competências que agreguem valor à instituição e ao valor social, no desenvolvimento dos seus trabalhos com melhor preparo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.programPROFIAPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministração Públicapt_BR
dc.titleQualificação profissional na Administração Pública: uma análise da percepção dos técnicos administrativos com o foco no desenvolvimento de conhecimentos e experiências.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractThe function of Coordinator of Human Resources in Federal Institutions of Higher Education ­ IFES requires planning and synchronized action to the demands and legal and functional requirements. To think such an assertion is necessary to think about professional qualification. Initially it is meritorious to clarify the difference between professional qualification and training. According to Decree 5.825 / 2006, the first is a process­based learning process of formal education, through which the server acquires knowledge and skills, in view of institutional planning and the development of the server in the career and the second is a process permanent and deliberate learning process, which uses improvement and qualification actions, with the purpose of contributing to the development of institutional competences, through the development of individual competences. This study had as general objective to identify how the CFP / UFCG servers perceive the qualification, with the focus on the development of knowledge and experiences to perform their functions in the search for a greater efficiency in the service provided within the Cajazeiras campus of the Federal University of Campina Grande ­ UFCG. The research was descriptive and bibliographical, with a quantitative approach. The site for the research was the Administrative Units­CFP / UFCG, Campus of Cajazeiras, Paraíba. The sample consisted of 69 servers of administrative positions. For data collection, a structured questionnaire was used, applied to the APR. The data were grouped, tabulated and analyzed through descriptive statistics by numerical and percentage frequency, with the aid of the Microsoft® Excel 2010 program. The results were presented in the form of tables, figures and tables, and later discussed in the light of relevant literature. In view of the reality that permeates the CFP / UFCG as a federal institution of higher education, it is essential that plans for the development of competences, skills, creativity and a sense of responsibility are drawn, the latter being based on the individual's performance and awareness of duty as the institution's server. The analysis of the data found that the perception of the servers in relation to the professional training courses was evaluated negatively by the majority, since it deprives the servers in the development of learning and competence, which would tend to continuous improvements in work processes. Regarding the current legislation regarding the possibilities of continuing training, the guarantee of specific resources for the training and training of federal public servants occurred only after Law 11,091/2005. The study identified gaps in the professional qualification of the employees of the Campus of Cajazeiras and, based on the results demonstrated, the attention of the institution on the solutions that can be taken and the ideal proposals to direct the use of knowledge through the training courses offered, and that this action can generate beneficial changes to the various sectors of the institution. The adoption of proposals for intervention may provide the Administrative­Technicians in Education who occupy positions in the CFP/ UFCG, better conditions for acquisition and improvement of skills that add value to the institution and social value, in the development of their work with better preparation.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17441-
dc.date.accessioned2021-03-01T17:55:45Z-
dc.date.available2021-03-01-
dc.date.available2021-03-01T17:55:45Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectCapacitaçãopt_BR
dc.subjectServidores Públicospt_BR
dc.subjectPlano de Carreirapt_BR
dc.subjectTrainingpt_BR
dc.subjectPublic Serverspt_BR
dc.subjectCareer pathpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFREITAS, Maria do Carmo Rodrigues.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProfessional qualification in Public Administration: an analysis of the perception of administrative technicians with a focus on the development of knowledge and experiences.pt_BR
dc.identifier.citationPERDENEIRAS, Marcleide Maria Macêdo. Qualificação profissional na Administração Pública: uma análise da percepção dos técnicos administrativos com o foco no desenvolvimento de conhecimentos e experiências.2018. 128 fl. Dissertação (mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande - Sousa PB - Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública - Dissertações

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