Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17448
Title: Gestão de conflitos interpessoais entre professor e aluno no Ensino Superior Federal.
Other Titles: Management of interpersonal conflicts between teacher and student in Federal Higher Education.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Thales Fabricio da Costa e.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAGÃO, Jônica Marques Coura.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CARVALHO, José Ribamar Marques de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
Keywords: Administração Pública;Gestão de conflitos;Ensino Superior Federal;Public Administration;Conflict management;Federal Higher Education
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Thales Fabricio da Costa e. Gestão de conflitos interpessoais entre professor e aluno no ensino superior federal. 2018. 111 fl. Dissertação (mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande - Sousa PB - Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: A existência de conflitos interpessoais é um fenômeno histórico e inerente às relações humanas. Antes visto como fenômeno disfuncional e que deveria ser evitado, atualmente é considerado como uma experiência produtiva aos indivíduos e aos espaços que estes ocupam. Diversas pesquisas são realizadas para a investigação do conflito nas organizações, no entanto, poucas foram feitas no âmbito das Instituições Federais de Educação Superior (IFES), influenciando a qualidade da gestão dos conflitos nestes espaços. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo analisar se os mecanismos de resolução de conflitos interpessoais entre professor e aluno utilizados no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) mostram­se adequados a partir da percepção destes atores. A metodologia deste trabalho compreende uma pesquisa exploratória, que utiliza como procedimento de coleta dos dados a aplicação de um questionário estruturado com uma amostra de 29 professores e 476 alunos da instituição. A questão problema e os dados obtidos são analisados em uma abordagem quali­quantitativa. Os resultados apontam que professores e alunos do CCJS/UFCG, embora percebam que os meios de gestão de conflitos interpessoais mais utilizados são o diálogo informal e o Processo Administrativo Disciplinar (PAD), reconhecem que os mais adequados são os meios alternativos (mediação) para a resolução de conflitos interpessoais no ensino superior. A partir dos resultados, foi proposto um plano de intervenção que contempla ações de promoção de boas práticas nas relações interpessoais e a implantação de um Núcleo de Mediação de Conflitos Interpessoais. O estudo possibilita pensar a relação professor e aluno no ensino superior e o (re)conhecimento das estratégias de gestão de conflitos interpessoais adotadas na instituição.
Abstract: The existence of interpersonal conflicts is a historical phenomenon and inherent in human relations. Previously seen as a dysfunctional phenomenon and which should be avoided, it is currently considered as a productive experience for the individuals and spaces they occupy. Several researches are carried out to investigate the conflict in organizations, however, few have been within the Federal Institutions of Higher Education (IFES), influencing the quality of conflict management in these spaces. Therefore, this research aims to analyze if the mechanisms of resolution of interpersonal conflicts between teacher and student used in the Center for Juridical and Social Sciences (CCJS) of the Federal University of Campina Grande (UFCG) are adequate from the perception of these actors. The methodology of this work comprises an exploratory research, which uses as a data collection procedure the application of a structured questionnaire with a sample of 29 teachers and 476 students of the institution. The problem question and the data obtained are analyzed in a qualitative­quantitative approach. The results point out that teachers and students of the CCJS/UFCG, although they perceive that the most used means of management of interpersonal conflicts are the informal dialogue and the Disciplinary Administrative Process (ADP), recognize that the most adequate are the alternative means (mediation) for the resolution of interpersonal conflicts in higher education. From the results, an intervention plan was proposed that contemplates actions of promotion of good practices in the interpersonal relations and the implantation of a Nucleus of Mediation of Interpersonal Conflicts. The study makes it possible to think about the relation between teacher and student in higher education and the (re­)knowledge of the strategies of management of interpersonal conflicts adopted in the institution.
Keywords: Administração Pública
Gestão de conflitos
Ensino Superior Federal
Public Administration
Conflict management
Federal Higher Education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração Pública
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17448
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THALES FABRICIO DA COSTA E SILVA - TCC PROFIAP 2018.pdf793.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.