Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17448
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, T. F. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1451673264440003pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAGÃO, Jônica Marques Coura.
dc.contributor.advisor1IDARAGÃO, J. M. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8057600334095099pt_BR
dc.contributor.referee1CARVALHO, José Ribamar Marques de.
dc.contributor.referee1IDCARVALHO, J. R. M.pt_BR
dc.contributor.referee2DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.referee2IDDANTAS, N. M. R.pt_BR
dc.description.resumoA existência de conflitos interpessoais é um fenômeno histórico e inerente às relações humanas. Antes visto como fenômeno disfuncional e que deveria ser evitado, atualmente é considerado como uma experiência produtiva aos indivíduos e aos espaços que estes ocupam. Diversas pesquisas são realizadas para a investigação do conflito nas organizações, no entanto, poucas foram feitas no âmbito das Instituições Federais de Educação Superior (IFES), influenciando a qualidade da gestão dos conflitos nestes espaços. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo analisar se os mecanismos de resolução de conflitos interpessoais entre professor e aluno utilizados no Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) mostram­se adequados a partir da percepção destes atores. A metodologia deste trabalho compreende uma pesquisa exploratória, que utiliza como procedimento de coleta dos dados a aplicação de um questionário estruturado com uma amostra de 29 professores e 476 alunos da instituição. A questão problema e os dados obtidos são analisados em uma abordagem quali­quantitativa. Os resultados apontam que professores e alunos do CCJS/UFCG, embora percebam que os meios de gestão de conflitos interpessoais mais utilizados são o diálogo informal e o Processo Administrativo Disciplinar (PAD), reconhecem que os mais adequados são os meios alternativos (mediação) para a resolução de conflitos interpessoais no ensino superior. A partir dos resultados, foi proposto um plano de intervenção que contempla ações de promoção de boas práticas nas relações interpessoais e a implantação de um Núcleo de Mediação de Conflitos Interpessoais. O estudo possibilita pensar a relação professor e aluno no ensino superior e o (re)conhecimento das estratégias de gestão de conflitos interpessoais adotadas na instituição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.programPROFIAPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministração Públicapt_BR
dc.titleGestão de conflitos interpessoais entre professor e aluno no Ensino Superior Federal.pt_BR
dc.date.issued2018
dc.description.abstractThe existence of interpersonal conflicts is a historical phenomenon and inherent in human relations. Previously seen as a dysfunctional phenomenon and which should be avoided, it is currently considered as a productive experience for the individuals and spaces they occupy. Several researches are carried out to investigate the conflict in organizations, however, few have been within the Federal Institutions of Higher Education (IFES), influencing the quality of conflict management in these spaces. Therefore, this research aims to analyze if the mechanisms of resolution of interpersonal conflicts between teacher and student used in the Center for Juridical and Social Sciences (CCJS) of the Federal University of Campina Grande (UFCG) are adequate from the perception of these actors. The methodology of this work comprises an exploratory research, which uses as a data collection procedure the application of a structured questionnaire with a sample of 29 teachers and 476 students of the institution. The problem question and the data obtained are analyzed in a qualitative­quantitative approach. The results point out that teachers and students of the CCJS/UFCG, although they perceive that the most used means of management of interpersonal conflicts are the informal dialogue and the Disciplinary Administrative Process (ADP), recognize that the most adequate are the alternative means (mediation) for the resolution of interpersonal conflicts in higher education. From the results, an intervention plan was proposed that contemplates actions of promotion of good practices in the interpersonal relations and the implantation of a Nucleus of Mediation of Interpersonal Conflicts. The study makes it possible to think about the relation between teacher and student in higher education and the (re­)knowledge of the strategies of management of interpersonal conflicts adopted in the institution.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17448
dc.date.accessioned2021-03-01T18:59:00Z
dc.date.available2021-03-01
dc.date.available2021-03-01T18:59:00Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectAdministração Públicapt_BR
dc.subjectGestão de conflitospt_BR
dc.subjectEnsino Superior Federalpt_BR
dc.subjectPublic Administrationpt_BR
dc.subjectConflict managementpt_BR
dc.subjectFederal Higher Educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Thales Fabricio da Costa e.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeManagement of interpersonal conflicts between teacher and student in Federal Higher Education.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Thales Fabricio da Costa e. Gestão de conflitos interpessoais entre professor e aluno no ensino superior federal. 2018. 111 fl. Dissertação (mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande - Sousa PB - Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THALES FABRICIO DA COSTA E SILVA - TCC PROFIAP 2018.pdf793.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.