Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17451
Title: Prática pedagógica contextualizada na educação do âmbito da Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade.
Other Titles: Pedagogical practice contextualized in education within the scope of Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Irenildo Francisco da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: TORRES, Denise Xavier.
Keywords: Educação em solos;Educação contextualizada;Semiárido - solos;Preservação do solo;Soil education;Contextualized education;Semi-arid - soils;Soil preservation
Issue Date: 3-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Irenildo Francisco da. Prática pedagógica contextualizada na educação do âmbito da Escola do Campo José Bonifácio Barbosa de Andrade. 2020. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17451
???metadata.dc.description.resumo???: O solo é um dos recursos naturais mais importante oferecido pela natureza, responsável pela sobrevivência e manutenção da vida no planeta Terra. Por esse motivo se torna bastante importante os cuidados com a preservação e seu uso responsável de forma sustentável desse recurso tão precioso por parte dos seres humanos. Nessa perspectiva desenvolvemos a pesquisa intitulada “Prática pedagógica contextualizada na educação do solo no âmbito da Escola do campo José Bonifácio Barbosa de Andrade” que teve por objetivo geral apresentar a mediação realizada na sala de aula mostrando a importância da educação em solos no âmbito da educação contextualizada na Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade, indicando as diversas possibilidades de trabalhar a temática de forma contextualizada através de atividades já realizadas no âmbito escolar. A mesma foi realizada através do pressuposto da pesquisa qualitativa no âmbito da pesquisa-ação e aplicação de questionários aos professores que atuam na referida escola. Verificamos que a pesquisa foi bastante satisfatória, a mesma, despertou nos alunos um grande interesse em participar e aprender um pouco mais sobre o solo, a importância de usar de maneira consciente e sustentável. Como também, identificamos que os professores trabalham o tema solo em suas práticas em sala de aula de forma contextualizada, mesmo trabalhando com disciplinas diversas, mostrando que a temática é de fato tratada de forma diferenciada com a devida importância no contexto do Semiárido Brasileiro.
Abstract: Soil is one of the most important natural resources offered by nature, responsible for the survival and maintenance of life on planet Earth. For this reason, it is very important to care for the preservation and its responsible use in a sustainable way of this precious resource on the part of human beings. In this perspective, we developed the research entitled “Soil education as an educational practice contextualized in Cariri Paraibano: The case of the José Bonifácio Barbosa de Andrade School”, whose general objective was to conduct a mediation in the classroom showing the importance of education in soils within the scope of education contextualized at the José Bonifácio Barbosa de Andrade School and present the various possibilities of working the theme in a contextualized way through activities already carried out in the school scope. It was carried out through the assumption of qualitative research in the scope of action research and the application of questionnaires to teachers who work at the school. We found that the research was quite satisfactory, the same, aroused in the students a great interest in participating and learning a little more about the soil, the importance of using it in a conscious and sustainable way. As well, we identified that teachers work the soil theme in their classroom practices in a contextualized way, even working with different disciplines, showing that the theme is in fact treated differently with due importance in the context of the Brazilian Semiarid.
Keywords: Educação em solos
Educação contextualizada
Semiárido - solos
Preservação do solo
Soil education
Contextualized education
Semi-arid - soils
Soil preservation
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17451
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IRENILDO FRANCISCO DA SILVA - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2020.pdfIrenildo Francisco da Silva - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 20201.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.