Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17458
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCHAVES, R. A. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Maria de Fátima Nóbrega.-
dc.contributor.advisor1IDBARBOSA, M. F. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8262057016878547pt_BR
dc.contributor.referee1ARENAS, Marlene Valerio dos Santos.-
dc.contributor.referee1IDARENAS, M. V. S.pt_BR
dc.contributor.referee2ARAGÃO, Jônica Marques Coura.-
dc.contributor.referee2IDARAGÃO J. M. C.pt_BR
dc.contributor.referee3FARIAS, Adriana Salete Dantas de.-
dc.contributor.referee3IDFARIAS, A. S. D.pt_BR
dc.description.resumoO trato adequado dos temas ambientais surge como premissa para as organizações que desejam consolidar sua efetividade, cumprir sua missão institucional e promover o desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade. A pesquisa analisa a gestão socioambiental no Centro de Educação e Saúde da UFCG nos moldes da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Para tanto, realiza o diagnóstico da Instituição conforme o manual da A3P específico para Universidades Públicas e afere a percepção dos servidores técnico-administrativos, professores e alunos concluintes acerca do tema. A análise dos dados ocorre tanto qualitativa quanto quantitativamente e utiliza como instrumentos de coleta de dados um formulário e questionários adaptados às três categorias de respondentes. Foram consultados gestores e professores da universidade, em um primeiro momento, e 204 respondentes, sendo 100 alunos concluintes, 60 docentes, além de 44 técnico-administrativos, em uma segunda fase. Os resultados revelam que a gestão socioambiental do CES se encontra em estágio inicial, havendo ações isoladas, não institucionalizadas, passíveis de serem melhoradas ou repensadas, como também lacunas em todos os eixos temáticos avaliados. Inspira mais atenção a questão da sensibilização e capacitação dos servidores e alunos, além de aspectos ligados à gestão dos resíduos gerados, sobretudo os perigosos. Por outro lado, as avaliações com maior grau de concordância por parte dos respondentes concentram-se no quinto eixo (construções públicas sustentáveis). Em síntese, a pesquisa prepara a Instituição para o passo seguinte estabelecido pelo Manual da A3P, qual seja, elaborar o Plano de Gestão Socioambiental do CES.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.programPROFIAPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministração Públicapt_BR
dc.titleGestão socioambiental no Centro de Educação e Saúde da UFCG: uma análise à luz da agenda ambiental na administração pública (A3P).pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.description.abstractThe proper handling of environmental issues arises as a premise for organizations that wish to consolidate their effectiveness, fulfill its institutional mission and promote sustainable development and sustainability. The research analyzes the socioenvironmental management at the Education and Health Center of UFCG along the lines of Environmental Agenda in Public Administration (A3P). For that, it performs the diagnosis of the Institution according to the A3P manual specific to Public Universities and assesses the perception of technical-administrative servers, teachers and graduating students on the subject. Data analysis occurs both qualitatively and quantitatively and uses as data collection instruments a form and questionnaires adapted to the three categories of respondents. At first, university managers and teachers were consulted, and 204 respondents, being 100 of them graduating students, 60 teachers, and 44 technical-administrative servers, in a second phase. The results reveal that the CES socioenvironmental management is at an early stage, with isolated actions, not institutionalized, that could be improved or rethought, as well as gaps in all thematic axes evaluated. More attention is drawn to the issue of raising awareness and empowering staff and students, in addition to aspects related to the management of waste generated, especially hazardous waste. On the other hand, assessments with the highest degree of agreement by respondents focus on the fifth axis (sustainable public buildings). In summary, the research prepares the Institution for the next step established by the A3P Manual, which is to elaborate the CES Socioenvironmental Management Plan.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17458-
dc.date.accessioned2021-03-01T20:00:53Z-
dc.date.available2021-03-01-
dc.date.available2021-03-01T20:00:53Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectGestão Socioambientalpt_BR
dc.subjectA3Ppt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectDesenvolvimento Sustentávelpt_BR
dc.subjectSocioenvironmental Managementpt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectSustainable Developmentpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCHAVES, Raiff Ascendino Medeiros.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSocio-environmental management at the UFCG Education and Health Center: an analysis in the light of the environmental agenda in public administration (A3P).pt_BR
dc.identifier.citationCHAVES, Raiff Ascendino Medeiros.Gestão socioambiental no Centro de Educação e Saúde da UFCG: uma análise à luz da agenda ambiental na administração pública (A3P). 2019. 196 fl. Dissertação (mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande - Sousa PB - Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Administração Pública - Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAIFF ASCENDINO MEDEIROS CHAVES - TCC PROFIAP 2019.pdf9.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.