Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17463
Title: Analisando a efetivação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do Município de Sousa/PB.
Other Titles: Analyzing the effectiveness of Education for Youth and Adults (EJA) in the Agricultural Penal Colony of the Municipality of Sousa / PB.
???metadata.dc.creator???: MOREIRA, Kátia Sobreira de Paula.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: COSTA, Cibelly Michalane Oliveira dos Santos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: WANDERLEY, Helmara Gicelli Formiga.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos de.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos;Sistema prisional;Colônia Penal Agrícola;Apenados e docentes;Ressocialização;Youth and Adult Education;Prison system;Agricultural Penal Colony;Inmates and teachers;Resocialization
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MOREIRA, Kátia Sobreira de Paula. Analisando a efetivação da Educação para Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do Município de Sousa/PB. 2020, 59fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2020.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho objetivou discutir sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Colônia Penal Agrícola do município de Sousa/PB. Para tanto, realizamos discussões e análises sobre o processo histórico do Sistema Prisional da antiguidade a Era moderna punições, também debatemos sobre o sistema prisional brasileiro e apresentamos o lócus da nossa pesquisa, bem como os dados coletados na pesquisa exploratória realizada com os apenados e docentes que lecionam a EJA na referida instituição. Tratou-se de uma pesquisa exploratória de campo e bibliográfica onde utilizamos autores, sites e leis que abordam o assunto. Os sujeitos da pesquisa corresponderam a seis apenados que cumprem regime na referida Colônia Penal Agrícola e três professores/as que atuam na instituição. No entanto, a EJA conta com trinta e seis alunos matriculados e seis professores/as, porém, apenas seis apenados concordaram participar da pesquisa e três docentes. A coleta de dados se deu a luz de roteiro de pesquisa com questões abertas. A análise dos dados se processou através da técnica da análise de conteúdo, seguindo todos os seus parâmetros. Os dados foram reveladores de que os reclusos consideram a EJA como uma oportunidade para a contribuir na remição da pena, além de possibilitar a continuidade da sua formação, abrindo-lhes a mente para entender e perceber aspectos da realidade e da vida até então não conhecidos. Os/as docentes, consideram que a EJA também é uma oportunidade para o crescimento dos reclusos, mas apontaram que há questões que devem ser melhor analisadas, a exemplo da carga horária que inferior a destinada ao ensino regular, ampliação da utilização de materiais que possam contribuir para o aprimoramento do ensino aprendizagem, bem como um melhor investimento nas condições infra estruturais do ambiente de ensino. Isso posto, a EJA é de suma importância para o crescimento humano e pedagógico dos alunos da Colônia Penal, contudo necessita de um maior aparato e compromisso dos entes federados, para que realmente possa se configurar como estratégia de ressocialização dos egressos.
Abstract: This study aimed to discuss Youth and Adult Education (EJA) in the Agricultural Penal Colony in the municipality of Sousa / PB. For this purpose, we conducted discussions and analyzes about the historical process of the Prison System from antiquity to the modern era, punishments, we also debate about the Brazilian prison system and present the locus of our research, as well as the data collected in the exploratory research carried out with the inmates and teachers. who teach EJA at that institution. It was an exploratory field and bibliographic research where we used authors, websites and laws that address the subject. The research subjects corresponded to six inmates who are in a regime in the said Agricultural Penal Colony and three professors who work at the institution. However, EJA has thirty-six students enrolled and six teachers / as, however, only six inmates agreed to participate in the research and three teachers. The data collection was based on a research script with open questions. Data analysis was carried out using the content analysis technique, following all its parameters. The data revealed that prisoners consider EJA as an opportunity to contribute to the remission of the sentence, in addition to enabling them to continue their training, opening their minds to understand and perceive aspects of reality and life previously unknown. The teachers consider that EJA is also an opportunity for the growth of prisoners, but pointed out that there are issues that should be better analyzed, such as the lower number of hours devoted to regular education, expansion of the use of materials that can contribute to the improvement of teaching and learning, as well as a better investment in the infrastructure conditions of the teaching environment. That said, EJA is of paramount importance for the human and pedagogical growth of the students of the Penal Colony, however it needs a greater apparatus and commitment from the federated entities, so that it can really be configured as a strategy of resocialization of the graduates.
Keywords: Educação de Jovens e Adultos
Sistema prisional
Colônia Penal Agrícola
Apenados e docentes
Ressocialização
Youth and Adult Education
Prison system
Agricultural Penal Colony
Inmates and teachers
Resocialization
???metadata.dc.subject.cnpq???: Serviço Social
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17463
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
KÁTIA SOBREIRA DE PAULA MOREIRA - TCC SERV, SOCIAL 2020.pdfKatia Sobreira de Paula Moreira - TCC Serviço Social 2020684.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.