Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1746
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4459635491961112pt_BR
dc.contributor.advisor1LIRA, Waleska Silveira.-
dc.contributor.advisor1IDLIRA, W. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3737441256901983pt_BR
dc.contributor.referee1CÂNDIDO, Gesinaldo Ataíde.-
dc.contributor.referee2GONÇALVES, Geuda Anazile da Costa.-
dc.description.resumoPesquisas revelam que o Brasil é um dos países onde mais avançam o conceito de sustentabilidade e a aplicação de tecnologias capazes de oferecer alternativas eficientes de desenvolvimento sustentável. É, também, um dos países onde os desafios de superação da miséria são mais evidentes. Refletindo sobre essas contradições, elaboramos este estudo, com o objetivo de selecionar indicadores, a partir dos diferentes sistemas já existentes no Brasil e no mundo, de políticas públicas educacionais, no contexto do desenvolvimento sustentável, inter-relacionando-as com o desenvolvimento sustentável e a cidadania ativa, com base na percepção dos diferentes atores sociais. Com esse intuito, realizou-se pesquisa descritiva, de caráter exploratório, com sessenta e sete (67) professores e/ou gestores de instituições públicas de ensino de dezessete (17) estados brasileiros em 2011, com base nos estudos da UNESCO (2003), de Martins e Cândido (2008) e Green (2009). Também se recorreu à análise documental e a entrevistas com gestores de programas educacionais no município de Campina Grande/PB. Os resultados revelaram que, quanto mais efetivas forem as políticas públicas, em geral, e as políticas públicas educacionais, em particular, mais desenvolvimento de forma sustentável e mais cidadãos ativos estarão sendo socialmente construídos. Foram evidenciadas fortemente as correlações e a importância entre os indicadores de Políticas Públicas Educacionais, Sustentabilidade e Cidadania Ativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministração de Sistemas Educacionaispt_BR
dc.subject.cnpqPlanejamento e Avaliação Educacionalpt_BR
dc.titleIndicadores de políticas públicas educacionais no contexto do desenvolvimento sustentável.pt_BR
dc.date.issued2012-09-29-
dc.description.abstractResearch shows that Brazil is a country where more advance the concept of sustainability and the application of technologies that provide efficient alternatives for sustainable development. And is also one of the countries where the challenges of overcoming poverty are more pronounced, reflecting the contradictions, we developed this study in order to select indicators from the different systems existing in Brazil and worldwide, public policy education in the context of sustainable development, inter-relating them with sustainable development and active citizenship, from the perspective of different social actors. To this end, we carried out descriptive exploratory sixty-seven (67) teachers and / or managers of public institutions of seventeen (17) Brazilian states in 2011, based on studies of UNESCO (2003), AND MARTINS Candide (2008), GREEN (2009). As well as documentary analysis and interviews with managers of educational programs in the city of Campina Grande / PB. The results revealed that the most effective public policies are in general the public educational policies, in particular, development of more sustainable and more socially active citizens are being built. As well, showed strong correlations between the indicators and the importance of Public Policy Education, Sustainability and Active Citizenship.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1746-
dc.date.accessioned2018-09-18T17:20:14Z-
dc.date.available2018-09-18-
dc.date.available2018-09-18T17:20:14Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectCidadania ativapt_BR
dc.subjectIndicadores educacionaispt_BR
dc.subjectPublic policypt_BR
dc.subjectSustainable developmentpt_BR
dc.subjectActive citizenshippt_BR
dc.subjectEducational indicatorspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUEIROZ, Cecília Telma Alves Pontes de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationQUEIROZ, C. T. A. P. Indicadores de políticas públicas educacionais no contexto do desenvolvimento sustentável. 2012. 93 f. Dissertação (Mestrado em Recursos Naturais), Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1746pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CECÍLIA TELMA ALVES PONTES DE QUEIROZ – DISSERTAÇÃO (PPGRN) 2012.pdfCecília Telma Alves Pontes de Queiroz - Dissertação PPGRN CTRN 20122.94 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.