Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1747
Title: Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) na Universidade Federal de Campina Grande-PB: concepções e práticas no ensino, pesquisa e extensão.
Other Titles: National Policy Of Environmental Education (PNEA) in the Universidade Federal de Campina Grande-PB: actions and practices in teaching, research and extension.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Catyelle Maria de Arruda.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Carlos Antônio Costa dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Patrício Marques de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: RÊGO, Veneziano Guedes de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee4???: BARACUHY, José Geraldo de Vasconcelos.
Keywords: Ensino Universitário;Pesquisa Universitária;Extensão Universitária;PNEA;Formação Profissional;Políticas Ambientais;Políticas Educacionais;University Education;University Research;University Extension;Professional Qualification;Environmental Policies;Educational Policies
Issue Date: 20-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, C. M. A. Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) na Universidade Federal de Campina Grande-PB: concepções e práticas no ensino, pesquisa e extensão. 2018. 177f. Tese (Doutorado em Recursos Naturais), Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1747
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo teve por objetivo analisar a efetivação da Política Nacional de Educação Ambiental na Universidade Federal de Campina Grande-PB, campi Campina Grande, visando promover o debate da Educação Ambiental nos processos do ensino formal como determina a Política Nacional de Educação Ambiental. A pesquisa pretendeu despertar na comunidade acadêmica a importância e a necessidade da institucionalização da Educação Ambiental na Universidade, cabendo à mesma, desenvolver ações, projetos, metodologias e práticas em todos seus setores e unidades acadêmicas. Neste contexto, e com base no tripé Ensino, Pesquisa e a Extensão, o estudo em um primeiro momento analisou os fluxogramas dos 105 cursos de graduação da instituição. Posteriormente, foram aplicados questionários com discentes, técnicos administrativos e docentes dos cursos de Graduação de Licenciaturas em História, Letras, Pedagogia, Ciências Sociais, Filosofia e Geografia, de Engenharia Agrícola e Enfermagem, que também subsidiaram a identificação do nível de percepção ambiental dos entrevistados. No tocante as atividades de Pesquisa e Extensão foram analisados os projetos desenvolvidos na instituição no período entre 2004 a 2015, bem como o quantitativo das dissertações e teses que abordaram a temática ambiental em seus estudos. Sabe-se que, deste ambiente educacional, sairão profissionais de diversas formações e competências, e, portanto, faz-se necessário a solidificação de conhecimentos e aplicabilidades dos princípios de Educação Ambiental em sua prática profissional cotidiana. Foi identificado que a Lei 9.795, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental não está presente nas atividades voltadas para o Ensino, Pesquisa e Extensão. Por fim, mesmo com o nível de percepção ambiental dos entrevistados atingindo um índice de 93,69%, sendo este considerado altíssimo, a Instituição carece de uma maior inserção da temática ambiental nas práticas de sua conjuntura. Importante enfatizar que, este estudo permitiu uma visualização panorâmica da realidade da Universidade e ao mesmo tempo, demonstrou a necessidade de um olhar institucional mais acentuado na temática ambiental, possibilitando também, o embasamento e direcionamento de estudos futuros que tenham como base o que é preconizado na PNEA.
Abstract: This study aimed to analyze the effectiveness of the National Environmental Education Policy at the Universidade Federal de Campina Grande in Campina Grande campus, aiming to promote the debate of Environmental Education in the processes of formal education as determined by the National Environmental Education Policy. The research aimed to awaken in the academic community the importance and necessity of the institutionalization of Environmental Education in the University, being the same, to develop actions, projects, methodologies and practices in all its sectors and academic units. In this context, and based on the Tripod Teaching, Research and Extension, the study at first analyzed the flowcharts of the 105 undergraduate courses of the institution. Subsequently, questionnaires were applied with students, administrative technicians and teachers of undergraduate courses in History, Literature, Pedagogy, Social Sciences, Philosophy and Geography, Agricultural Engineering and Nursing, which also subsidized the identification of the level of environmental perception of the interviewees. Regarding the activities of Research and Extension, the projects developed in the institution between 2004 and 2015 were analyzed, as well as the quantitative of dissertations and theses that addressed the environmental theme in their studies. It is known that, from this educational environment, professionals from different backgrounds and skills will emerge, and therefore, it is necessary to solidify the knowledge and applicability of the principles of Environmental Education in their daily professional practice. It was identified that Law 9,795, which establishes the National Policy for Environmental Education, is not present in activities related to Teaching, Research and Extension. Finally, even with the level of environmental perception of the interviewees reaching an index of 93.69%, which is considered to be very high, the Institution needs a greater insertion of the environmental theme in the practices of its conjuncture. It is important to emphasize that this study allowed a panoramic view of the reality of the University and, at the same time, demonstrated the need for a more intense institutional look at the environmental theme, also allowing the foundation and direction of future studies based on what is advocated in the PNEA.
Keywords: Ensino Universitário
Pesquisa Universitária
Extensão Universitária
PNEA
Formação Profissional
Políticas Ambientais
Políticas Educacionais
University Education
University Research
University Extension
Professional Qualification
Environmental Policies
Educational Policies
???metadata.dc.subject.cnpq???: Política Educacional
Planejamento e Avaliação Educacional
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1747
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CATYELLE MARIA DE ARRUDA FERREIRA – TESE PPGRN 2018.pdfCatyelle Maria de Arruda Ferreira - Tese PPGRN CTRN 20188.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.