Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17470
Title: Proposta de educação ambiental contextualizada para as escolas de Semiárido Brasileiro: possibilidades e desafios.
Other Titles: Proposed contextualized environmental education for schools in the Brazilian Semiarid Region: possibilities and challenges.
???metadata.dc.creator???: RODRIGUES, Aparecida Salustiano.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Maria do Socorro.
Keywords: Educação ambiental contextualizada;Educação contextualizada;Escolas do Semiárido Brasileiro;Educação no Semiárido;Proposta pedagógica;Semiárido Brasileiro;Contextualized environmental education;Contextualized education;Schools in the Brazilian Semiarid Region;Education in the Semiarid Region;Pedagogical proposal;Brazilian semiarid
Issue Date: 2-Nov-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RODRIGUES, Aparecida Salustiano. Proposta de educação ambiental contextualizada para as escolas de Semiárido Brasileiro: possibilidades e desafios. 2020. 127f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17470
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem por objetivo geral elaborar uma proposta de Educação Ambiental com atividades contextualizadas para as escolas do Semiárido brasileiro, tendo por base a concepção de Educação Ambiental dos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Cônego João Marques Pereira – Serra Branca – PB. Nesta pesquisa utilizou-se pressupostos da pesquisa qualitativa descritiva. Deste modo, na primeira fase da pesquisa foi realizada a pesquisa bibliográfica e na segunda fase a pesquisa de campo on-line devido a Pandemia do Corona vírus (COVID 19). Diante dos dados obtidos nesta pesquisa, verificou-se que apesar de todos os professores afirmarem que abordam as questões ambientais nas disciplinas que lecionam, verificamos que os conteúdos ambientais são poucos discutidos por todos os professores em sala de aula, se restringindo basicamente a algumas disciplinas como Ciências e Geografia, um ensino fragmentado, pontual e descontextualizado. Assim, mediante as constatações realizadas, foi possível a elaboração de uma proposta de Educação Ambiental com algumas sugestões de atividades contextualizadas, contribuindo para diminuir a escassez de atividades pedagógicas ligadas a esta temática, e por conseguinte que podem ser adaptadas pelos professores para o desenvolvimento da Educação Ambiental no contexto das escolas do Semiárido brasileiro. Os resultados da pesquisa evidenciam também que os educadores da escola, precisam aprofundar seus conhecimentos sobre a Educação Ambiental e sobre o Semiárido brasileiro, portanto faz-se necessário que seja desenvolvido um trabalho de formação com os professores da escola, pois se os educadores não estiverem sensibilizados para as questões ambientais seus alunos também não estarão.
Abstract: This work has like general objective, elaborating an Environmental Education proposal with contextualized activities for schools in the Brazilian Semiarid, based on the concept of Environmental Education of the teachers of the Municipal School of Elementary and Secondary Education Canon João Marques Pereira - Serra Branca - PB. This research used assumptions of qualitative descriptive research. Thus, in the first phase of the research, bibliographic research was carried out and in the second phase, online field research due to the Coronavirus Pandemic (COVID 19). In view of the data obtained in this research, it was found that although all teachers claim that they address environmental issues in the disciplines they teach, we find that the environmental contents are few discussed by all teachers in the classroom, being basically restricted to some subjects as Sciences and Geography, a fragmented, punctual and decontextualized teaching. Thus, through the findings made, it was possible to elaborate an Environmental Education proposal with some suggestions for contextualized activities, contributing to reduce the scarcity of pedagogical activities related to this theme, and therefore that can be adapted by teachers for the development of Environmental Education in the context of schools in the Brazilian Semiarid. The results of the research also show that school educators need to deepen their knowledge of Environmental Education and the Brazilian Semiarid Region, so it is necessary to develop training work with school teachers, because if educators are not sensitized to environmental issues, their students will also not be.
Keywords: Educação ambiental contextualizada
Educação contextualizada
Escolas do Semiárido Brasileiro
Educação no Semiárido
Proposta pedagógica
Semiárido Brasileiro
Contextualized environmental education
Contextualized education
Schools in the Brazilian Semiarid Region
Education in the Semiarid Region
Pedagogical proposal
Brazilian semiarid
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17470
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APARECIDA SALUSTIANO RODRIGUES - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2020.pdfAparecida Salustiano Rodrigues - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 20201.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.