Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17470
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRODRIGUES, A. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1120909440085953pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, F. C.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.-
dc.contributor.referee2SILVA, Maria do Socorro.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/espeducacaocontexCDSA.2020.tccmon.rodrigues-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo geral elaborar uma proposta de Educação Ambiental com atividades contextualizadas para as escolas do Semiárido brasileiro, tendo por base a concepção de Educação Ambiental dos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Cônego João Marques Pereira – Serra Branca – PB. Nesta pesquisa utilizou-se pressupostos da pesquisa qualitativa descritiva. Deste modo, na primeira fase da pesquisa foi realizada a pesquisa bibliográfica e na segunda fase a pesquisa de campo on-line devido a Pandemia do Corona vírus (COVID 19). Diante dos dados obtidos nesta pesquisa, verificou-se que apesar de todos os professores afirmarem que abordam as questões ambientais nas disciplinas que lecionam, verificamos que os conteúdos ambientais são poucos discutidos por todos os professores em sala de aula, se restringindo basicamente a algumas disciplinas como Ciências e Geografia, um ensino fragmentado, pontual e descontextualizado. Assim, mediante as constatações realizadas, foi possível a elaboração de uma proposta de Educação Ambiental com algumas sugestões de atividades contextualizadas, contribuindo para diminuir a escassez de atividades pedagógicas ligadas a esta temática, e por conseguinte que podem ser adaptadas pelos professores para o desenvolvimento da Educação Ambiental no contexto das escolas do Semiárido brasileiro. Os resultados da pesquisa evidenciam também que os educadores da escola, precisam aprofundar seus conhecimentos sobre a Educação Ambiental e sobre o Semiárido brasileiro, portanto faz-se necessário que seja desenvolvido um trabalho de formação com os professores da escola, pois se os educadores não estiverem sensibilizados para as questões ambientais seus alunos também não estarão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleProposta de educação ambiental contextualizada para as escolas de Semiárido Brasileiro: possibilidades e desafios.pt_BR
dc.date.issued2020-11-02-
dc.description.abstractThis work has like general objective, elaborating an Environmental Education proposal with contextualized activities for schools in the Brazilian Semiarid, based on the concept of Environmental Education of the teachers of the Municipal School of Elementary and Secondary Education Canon João Marques Pereira - Serra Branca - PB. This research used assumptions of qualitative descriptive research. Thus, in the first phase of the research, bibliographic research was carried out and in the second phase, online field research due to the Coronavirus Pandemic (COVID 19). In view of the data obtained in this research, it was found that although all teachers claim that they address environmental issues in the disciplines they teach, we find that the environmental contents are few discussed by all teachers in the classroom, being basically restricted to some subjects as Sciences and Geography, a fragmented, punctual and decontextualized teaching. Thus, through the findings made, it was possible to elaborate an Environmental Education proposal with some suggestions for contextualized activities, contributing to reduce the scarcity of pedagogical activities related to this theme, and therefore that can be adapted by teachers for the development of Environmental Education in the context of schools in the Brazilian Semiarid. The results of the research also show that school educators need to deepen their knowledge of Environmental Education and the Brazilian Semiarid Region, so it is necessary to develop training work with school teachers, because if educators are not sensitized to environmental issues, their students will also not be.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17470-
dc.date.accessioned2021-03-02T17:40:29Z-
dc.date.available2021-03-02-
dc.date.available2021-03-02T17:40:29Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação ambiental contextualizadapt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectEscolas do Semiárido Brasileiropt_BR
dc.subjectEducação no Semiáridopt_BR
dc.subjectProposta pedagógicapt_BR
dc.subjectSemiárido Brasileiropt_BR
dc.subjectContextualized environmental educationpt_BR
dc.subjectContextualized educationpt_BR
dc.subjectSchools in the Brazilian Semiarid Regionpt_BR
dc.subjectEducation in the Semiarid Regionpt_BR
dc.subjectPedagogical proposalpt_BR
dc.subjectBrazilian semiaridpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRODRIGUES, Aparecida Salustiano.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeProposed contextualized environmental education for schools in the Brazilian Semiarid Region: possibilities and challenges.pt_BR
dc.identifier.citationRODRIGUES, Aparecida Salustiano. Proposta de educação ambiental contextualizada para as escolas de Semiárido Brasileiro: possibilidades e desafios. 2020. 127f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17470pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação Contextualizada para Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APARECIDA SALUSTIANO RODRIGUES - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 2020.pdfAparecida Salustiano Rodrigues - TCC ESP. EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA 20201.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.