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dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6817767099947183pt_BR
dc.contributor.advisor1BARBOSA, Marx Prestes.-
dc.contributor.advisor1IDBARBOSA, M. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2291984321852583pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Sérgio Murilo Santos de.-
dc.contributor.referee2LIMA, Vera Lucia Antunes de.-
dc.contributor.referee3CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha.-
dc.contributor.referee4SILVA, Mônica Maria Pereira da.-
dc.description.resumoA gestão dos resíduos sólidos é atualmente um tema de grande preocupação para os gestores públicos dos municípios brasileiros, uma vez que a geração aumenta a cada dia, e as ações de prevenção, coleta e disposição têm sido tratadas setorialmente, de maneira desarticulada, obstruindo uma visão sistêmica do problema e refletindo-se em políticas públicas fragmentadas. No entanto, conforme a PNRS os resíduos sólidos não podem ser dispostos em lixões a céu aberto desde de 2014. A gestão deve adotar a hierarquia da redução, reuso e tratamento, e esgotadas as possibilidades e inexistindo tecnologias ou processos de reciclagem para sua reconfiguração para novas utilizações, os rejeitos devem ser dispostos em aterros sanitários. Os municípios deverão implantar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos - PMGIRS. O presente estudo teve por objetivo analisar o processo de gestão dos resíduos sólidos urbanos do município de Campina Grande/PB. Para tanto, realizam-se entrevistas, com uma amostra da população, a assessora pedagógica em Educação Ambiental da Secretária de Educação, e o representante do Departamento de Limpeza Urbana do município, no intuito de verificar as ações implantadas, especificamente, as contidas no PMGIRS do município. Os resultados mostram que, o município de Campina Grande como muitos no país, ainda não trata de forma adequada os resíduos sólidos recicláveis, e não existe a coleta seletiva funcionando, logo, os resíduos sólidos domiciliares são coletados sem nenhuma seleção dos materiais recicláveis, e tudo é encaminhado para a disposição no aterro sanitário, que deveria receber apenas os rejeitos. No município tem cinco organizações formalizadas de catadores de materiais recicláveis que realiza coleta, mas sem o respaldo da prefeitura. A empresa que faz a coleta e disposição dos resíduos sólidos domiciliares no aterro sanitário é terceirizada, e o pagamento pelos serviços é realizado por tonelada de resíduo sólidos coletada e transportada. A única receita gerada pelo município para custear os serviços de manejo dos resíduos sólidos não é suficiente para cobrir os custos. Constatou-se também que, o PMGIRS ainda não foi implementado, sobretudo, os programas relacionados à coleta seletiva de resíduos sólidos secos e úmidos, Educação Ambiental, instalação de unidades de triagem, núcleos de Educação Ambiental e a regulamentação dos acordos setoriais no âmbito local. Apenas a categoria de resíduos pneumáticos foi efetivada a Logística Reversa no município, entre as categorias com obrigatoriedade, e que requer a implantação a nível do município. Evidenciou-se que a coleta realizada pelo do município é considerada satisfatória pela população, todavia, a mesma percebe resíduos sólidos no chão no Centro da cidade, e sabe de locais no bairro aonde reside com disposição irregular. Enfim, a gestão de resíduos sólidos no município não é integrada, e precisa ser melhorada, conforme às diretrizes de seu plano e as da PNRS.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqResíduos Sólidos, Domésticos e Industriaispt_BR
dc.titleGestão dos resíduos sólidos urbanos no município de Campina Grande-PB.pt_BR
dc.date.issued2018-08-30-
dc.description.abstractThe management of solid waste is now a subject of great concern to public managers of Brazilian municipalities, the generation increases daily, and prevention, collection and disposal actions have been treated in a sectoral way, in a disjointed way, obstructing the systemic view of problem and reflected in fragmented public policies. However, according to PNRS solid waste can not be disposed of in open dumps since 2014. Management should adopt the hierarchy of reduction, reuse and treatment, and exhausting the possibilities and existing recycling technologies or processes for its reconfiguration for new uses, tailings should be disposed of in landfills. The municipalities should implement the Municipal Plan of Integrated Management of Solid Waste - PMGIRS. The present study aimed to analyze the process of solid urban waste management in the city of Campina Grande / PB. In order to do so, interviews with a sample of the population, the educational advisor on Environmental Education of the Secretary of Education, and the representative of the Department of Urban Cleaning of the municipality are carried out, in order to verify the implemented actions, specifically those contained in the PMGIRS of the municipality. The results show that the municipality of Campina Grande, like many in the country, still does not adequately treat recyclable solid waste, and there is no selective collection in operation, so the solid household waste is collected without any selection of recyclable materials, and everything is disposal in health landfill, which should receive only the tailings. In the municipality there are five organizations formalized of scavengers of recyclable material, but without the backing of the city. The company that collects and disposes of solid household waste in the landfill is outsourced, and payment for services is made per ton of solid waste collected and transported. The only revenue generated by the municipality to fund solid waste management services is not enough to cover costs. It was also verified that PMGIRS not was been implemented, above all, the programs related to the selective collection of dry and humid solid waste, Environmental Education, installation of screening units, Environmental Education centers and the regulation of sectoral agreements at the local level. Only the category of pneumatic waste was made the Reverse Logistics in the municipality, among the categories with mandatory, and that requires the implantation at the level of the municipality. It perceives solid waste on the ground in the center of the city, and knows of places in the neighborhood where it resides with irregular disposition.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1748-
dc.date.accessioned2018-09-18T19:09:27Z-
dc.date.available2018-09-18-
dc.date.available2018-09-18T19:09:27Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectCampina Grande - PBpt_BR
dc.subjectResíduos Sólidospt_BR
dc.subjectPNRSpt_BR
dc.subjectLogística Reversapt_BR
dc.subjectPMGIRSpt_BR
dc.subjectSolid Wastespt_BR
dc.subjectReverse Logisticpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLOURENÇO, Joaquim Carlos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.identifier.citationLOURENÇO, J. C. Gestão dos resíduos sólidos urbanos no município de Campina Grande-PB. 2018. 201f. Tese (Doutorado em Recursos Naturais), Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1748pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais.

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JOAQUIM CARLOS LOURENÇO – TESE PPGRN 2018.pdfJoaquim Carlos Lourenço - Tese PPGRN CTRN 20185.05 MBAdobe PDFView/Open


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