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dc.creator.IDDANTAS, C. D. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646338947851280pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Michelle Gomes.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, M. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, MICHELLE GOMES.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6750817153778645pt_BR
dc.contributor.referee1APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.-
dc.contributor.referee2NURIT, Kiriaki.-
dc.description.resumoA Zoologia, assim como as demais áreas das Ciências Biológicas, vem sendo trabalhada em sala de aula de maneira tradicional, fundamentando-se nos livros didáticos. Assim, há uma impossibilidade de uma maior aproximação, vivência e aplicação dos conceitos aprendidos. O objetivo deste estudo foi trabalhar os conteúdos da Classe Arachnida a partir de diferentes modalidades didáticas junto aos alunos do 2° ano A (n=35) da Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos-Cuité/PB, no período de junho a outubro de 2015. Após a verificação do conhecimento prévio da turma em relação ao grupo Arachnida (aplicação de questionário) foram aplicadas cinco modalidades didáticas: aula expositiva, aula de laboratório, aula de construção do modelo didático, palestra e projeto (ao final de cada intervenção foi aplicado um questionário). Dentre os principais resultados, destacou-se que 80% dos alunos localizaram corretamente os apêndices dos aracnídeos após a aula expositiva. Após a construção do modelo didático, 56% dos discentes ainda demonstraram incorreções sobre a anatomia das aranhas, embora 82 % considerassem essa estratégia didática como ótima. Observou-se ainda, que as metodologias empregadas que os alunos mais gostaram foram a aula de laboratório e a aula de construção do modelo didático, em virtude dessas intervenções aproximarem o ensino do cotidiano dos alunos. Concluiu-se que o desenvolvimento de metodologias práticas e lúdicas pode constituir uma alternativa para a melhoria do ensino dos Animais. Assim, faz-se necessário que os docentes repensem suas práticas e adotem novas metodologias e recursos didáticos que possibilitem um ensino atrativo e significativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqZoologiapt_BR
dc.titleAracnídeos na biologia do ensino médio: vivências didático-pedagógicas em Cuité / PB.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThe Zoology, as the other areas of Biology, has been done in the traditional way classroom, basing in textbooks. Thus, there is an impossibility of a closer experience and application of the concepts learned. The aim of this study was to work the contents of the Class Arachnida from different teaching methods to the students of 2nd A (n = 35) of the Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos - Cuité /PB, carried from June to October 2015. After checking prior knowledge of the group in relation to the Arachnida (with questionnaireies) were applied five teaching methods: classical expositive classes, laboratory classes, didactic models, palestra and project (at the end of each intervention, a questionnaire was applied). Among the main results, it was highlighted that 80% of the students correctly located the appendages of arachnids after intervention. After the construction of the didactic model, 56% of students have also shown inaccuracies about the anatomy of spiders, while 82% consider this teaching strategy as great. It was also noted that the methodologies employed students liked best were the laboratory class and the construction of the class teaching model, because these interventions approach the teaching of students' everyday lives. It was concluded that the development of practical and playful methodologies can be an alternative to improve the teaching of Animals. Thus, it is necessary that teachers rethink their practices and adopt new methodologies and teaching resources that enable an attractive and meaningful education. Keywords: Zoologypt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17538-
dc.date.accessioned2021-03-08T14:13:07Z-
dc.date.available2021-03-04-
dc.date.available2021-03-08T14:13:07Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Zoologiapt_BR
dc.subjectModalidades Didáticaspt_BR
dc.subjectAracnídeospt_BR
dc.subjectZoology Teachingpt_BR
dc.subjectDidactic Modalitiespt_BR
dc.subjectArachnidspt_BR
dc.subjectEnseñanza de la zoologíapt_BR
dc.subjectModalidades didácticaspt_BR
dc.subjectArácnidospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Carla Danielle Souto.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeArachnids in high school biology: didactic-pedagogical experiences in Cuité / PB.pt_BR
dc.identifier.citationDANTAS, Carla Danielle Souto. Aracnídeos na biologia do ensino médio: vivências didático -pedagógicas em Cuité / PB. 2016. 100 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2016.pt_BR
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