Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1757
Title: Análise de padrões temporais da dinâmica do vento associadas ao ambiente de formação das linhas de instabilidade amazônica.
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Gabrielle Bezerra.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALCÂNTARA, Clênia Rodrigues.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BRAGA, Célia Campos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FARIAS, Wendell Rondineli Gomes.
Keywords: Instabilidade amazônica;Dinâmica do vento;Cisalhamento do vento;Variabilidade temporal;Amazônia;Amazon Instability;Wind shear;Wind Dynamics;Temporal variability
Issue Date: 24-Feb-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, G. B. Análise de padrões temporais da dinâmica do vento associadas ao ambiente de formação das linhas de instabilidade amazônica. 2017. 103 f. Dissertação (Mestrado em Meteorologia), Programa de Pós-graduação em Meteorologia, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O enfoque deste trabalho é contribuir para a compreensão dos mecanismos responsáveis pela formação das Linhas de Instabilidade Tropicais da Amazônia. Analisou-se 3 anos de dados de reanálises investigando as características dinâmicas dos perfis verticais do vento zonal e meridional a partir da média do período e das médias trimestrais dos dias com e sem a formação de LI. Mostrou-se que o JBN é uma característica intrínseca do ambiente amazônico, entretanto nos dias com a formação de LI esse jato é mais intenso e profundo. Os trimestres março-abril-maio e junho-julho-agosto não apresentam um JBN bem definido, principalmente em relação à sua profundidade. Destaca-se ainda que o cisalhamento vertical do vento é mais intenso nos dias com a formação de LI. Já o maior cisalhamento direcional da componente meridional do vento é visto nos perfis dos dias sem LI. Para auxiliar o entendimento da variabilidade temporal dos perfis verticais do vento foi aplicada a técnica de Análise Fatorial em Componentes Principais com o intuito de investigar a existência de padrões atmosféricos associados à ocorrência de LI. As três primeiras componentes principais da componente zonal do vento explicaram aproximadamente 89% da variância total dos dados, enquanto que os 93% da variância total da componente meridional foi explicado pelas cinco primeiras componentes principais. A análise dos padrões temporais associados a cada fator sugere que os trimestres DJF e SON são influenciados pela variação sazonal da ZCIT e os trimestres MAM e JJA pela ASAS e DOL.
Keywords: Instabilidade amazônica
Dinâmica do vento
Cisalhamento do vento
Variabilidade temporal
Amazônia
Amazon Instability
Wind shear
Wind Dynamics
Temporal variability
???metadata.dc.subject.cnpq???: Meteorologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1757
Appears in Collections:Mestrado em Meteorologia.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GABRIELLE BEZERRA OLIVEIRA – DISSERTAÇÃO (PPGMet) 2017.pdf2.17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.