Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17581
Title: Formação de educadores/ educadoras ambientais: reflexões a partir de um projeto de extensão no Horto Florestal Olho D' Água da Bica, Cuité - PB.
Other Titles: Training of environmental educators: reflections from an extension project at Horto Florestal Olho D 'Água da Bica, Cuité - PB.
Formación de educadores ambientales: reflexiones a partir de un proyecto de extensión en el Horto Florestal Olho D'Água da Bica, Cuité - PB.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Amanda Dias.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
Keywords: Interdisciplinaridade;Meio Ambiente;Ensino Superior;Formação de professores;Curimataú;Interdisciplinarity;Environment;University education;Teacher training;Interdisciplinariedad;Medio ambiente;Enseñanza superior;Formación de profesores;interdisciplinariedad;Medio ambiente;Enseñanza superior;Formación de profesores
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Amanda Dias. Formação de educadores / educadoras ambientais: reflexões a partir de um projeto de extensão no Horto Floresta Olho D' Água da bica, Cuitè - PB. 2017. 55 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho parte de uma investigação com um grupo de guias participantes de um projeto de extensão intitulado: Restauração do Horto Florestal Olho D’Água da Bica, que realiza, entre outras atividades, trilhas interpretativas no espaço do Horto Florestal Olho D’água da Bica, localizado no município de Cuité-PB. O estudo trata da formação do educador ambiental e pretende analisar e discutir as contribuições do projeto de extensão na formação em educação ambiental. A pesquisa é de abordagem qualitativa e utilizou um questionário estruturado para coleta de dados, a fim de entender as concepções dos participantes a respeito da educação ambiental e do educador ambiental e as características desenvolvidas durante a permanência no projeto. A análise das respostas foi baseada nos pressupostos da análise de conteúdo de Bardin. A partir desta pesquisa foi possível perceber que a extensão universitária se apresentou como uma ferramenta interessante na formação de educadores ambientais, pois estimulou a autoformação e possibilitou o engajamento na busca de transformações da realidade social. As atividades de extensão decorrentes das trilhas no Horto são, portanto, valiosas ferramentas para a formação em educação ambiental no campus CES/ UFCG, capazes de promover a reflexão e o pensamento crítico, a desenvoltura comunicativa para lidar com o público, em especial crianças e adolescentes em idade escolar, bem como estimular o estabelecimento de vínculos afetivos com o lugar – o Horto, com a natureza e com os processos educativos.
Abstract: This task starts from an investigation with a group of guides participating in a extension project entlited: Restoration of Horto Florestal Olho D'Água da Bica, which performs, among other activities, interpretive tracks in the space of Horto Florestal Olho D'água da Bica, located in Cuité city, state of Paraíba. The study deals with the training of the environmental educator and intends to analyze and discuss the contributions of the extension project in the training in environmental education. The research is a qualitative approach, and used a structured questionnaire for data collection, in order to understand the participants' conceptions regarding environmental education and the environmental educator and the characteristics developed during the permanence in the project. The analysis of the answers was based on the assumptions of the Bardin content analysis. From this research it was possible to perceive that the university extension presented itself as an interesting tool in the formation of environmental educators, since it stimulated the self formation and made possible the engagement in the search of transformations of the social reality. The extension activities resulting from the trails in Horto are therefore valuable tools for training in environmental education at the CES / UFCG campus, capable of promoting reflection and critical thinking, communicative resourcefulness to deal with the public, especially children and adolescents of school age, as well as to stimulate the establishment of affective bonds with the place - Horto, with nature and with educational processes.
???metadata.dc.description.resumen???: Este trabajo parte de una investigación con un grupo de guías que participan en un proyecto de extensión titulado: Restauración del Horto Florestal Olho D'Água da Bica, que realiza, entre otras actividades, senderos interpretativos en el espacio del Horto Florestal Olho D'Água da Bica , ubicada en la ciudad de Cuité-PB. El estudio trata de la formación de educadores ambientales y pretende analizar y discutir las contribuciones del proyecto de extensión en la formación en educación ambiental. La investigación tiene un enfoque cualitativo y utilizó un cuestionario estructurado para la recolección de datos, con el fin de comprender las concepciones de los participantes sobre la educación ambiental y el educador ambiental y las características desarrolladas durante su permanencia en el proyecto. El análisis de las respuestas se basó en los supuestos del análisis de contenido de Bardin. A partir de esta investigación, fue posible percibir que la extensión universitaria se presentó como una herramienta interesante en la formación de educadores ambientales, ya que estimuló la autoformación y posibilitó el compromiso en la búsqueda de cambios en la realidad social. Las actividades de extensión resultantes de los senderos en Horto son, por lo tanto, herramientas valiosas para la formación en educación ambiental en el campus CES/UFG, capaces de promover la reflexión y el pensamiento crítico, la inventiva comunicativa para el trato con el público, especialmente con niños y adolescentes en edad escolar. , además de incentivar el establecimiento de vínculos afectivos con el lugar – el Jardín, con la naturaleza y con los procesos educativos.
Keywords: Interdisciplinaridade
Meio Ambiente
Ensino Superior
Formação de professores
Curimataú
Interdisciplinarity
Environment
University education
Teacher training
Interdisciplinariedad
Medio ambiente
Enseñanza superior
Formación de profesores
interdisciplinariedad
Medio ambiente
Enseñanza superior
Formación de profesores
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino -Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17581
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AMANDA DIAS COSTA - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2017.pdfAmanda Dias Costa - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 2017865.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.