Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17597
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | LAVÔR, M. R. M. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9716018936171180 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | ACIOLI JÚNIOR, George. | |
dc.contributor.advisor1ID | ACIOLI JÚNIOR, G. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1596840676645407 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os módulos Peltier, também conhecidos como pastilhas termoelétricas, são pequenos dispositivos que funcionam como bombas de calor utilizando a tecnologia da matéria condensada, ou seja, um ramo que tem como objetivo estudar a composição química e o arranjo atômico das superfícies dos sólidos. Tais módulos são essencialmente formado por um par de placas cerâmicas recheadas com pequenos cubos de telureno de bismuto (Bi2Te3). Seu funcionamento e operação são baseados no "Efeito Peltier", descoberto em 1834. Quando se aplica uma corrente nos terminais do modulo o calor move de um lado correspondente a uma placa para o outro onde o mesmo deve ser removido por um dissipador. Quando invertidos os pólos, ou seja, a corrente inverte o sentido, o mesmo lado que era retirado calor se torna um excelente aquecedor(ver referência [4]). Atualmente são usados em pequenas unidades de resfriamento como chips microprocessadores ou até pequenas geladeiras portáteis. As grandes vantagens do uso dos módulos Peltier são a ausência de peças móveis, gás freon, barulho e vibração; além do tamanho reduzido, alta durabilidade e precisão. Elas são utilizadas hoje em inúmeros setores, principalmente os de bens de consumo, automotivo, industrial e militar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia Elétrica. | pt_BR |
dc.title | Modelagem e simulação do módulo de Efeito Peltier e alternativas de controle. | pt_BR |
dc.date.issued | 2011-06 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17597 | |
dc.date.accessioned | 2021-03-10T20:14:56Z | |
dc.date.available | 2021-03-10 | |
dc.date.available | 2021-03-10T20:14:56Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Efeito Peltier - simulador | pt_BR |
dc.subject | Módulo Peltier | pt_BR |
dc.subject | Pastilhas termoelétricas | pt_BR |
dc.subject | Transferência de calor | pt_BR |
dc.subject | Modelagem de sistema | pt_BR |
dc.subject | Filtro de Kalman | pt_BR |
dc.subject | Regulador linear multivariável | pt_BR |
dc.subject | Peltier effect - simulator | pt_BR |
dc.subject | Peltier Module | pt_BR |
dc.subject | Thermoelectric Inserts | pt_BR |
dc.subject | Heat transfer | pt_BR |
dc.subject | System modeling | pt_BR |
dc.subject | Kalman filter | pt_BR |
dc.subject | Multivariable linear regulator | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LAVÔR, Matias Ribeiro Máximo de. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Modeling and simulation of the Peltier Effect module and control alternatives. | pt_BR |
dc.identifier.citation | LAVÔR, Matias Ribeiro Máximo de. Modelagem e simulação do módulo de Efeito Peltier e alternativas de controle. 2011. f59. Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2011. Disponível em:http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17597 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica - CEEI - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MATIAS RIBEIRO MÁXIMO DE LAVOR - TCC ENG. ELÉTRICA 2011_1.pdf | Matias Ribeiro Máximo de Lavôr - TCC Engenharia Elétrica 2011. | 1.75 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.