Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17609
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDARAUJO, T. T.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1135042373544431pt_BR
dc.contributor.advisor1LINHEIRA, Caroline Zabendzala.-
dc.contributor.advisor1IDLINHEIRA, C.Z.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDLINHEIRA, CAROLINE ZABENDZALApt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305113910618754pt_BR
dc.description.resumoA educação ambiental busca transformar a sociedade, a partir da construção de cidadãos conscientes que busquem saber qual o seu papel social diante da problemática socioambiental no contexto atual. Foi realizada uma sequência didática com a turma do sétimo ano “A” da Escola Municipal Manoel Cassimiro Gomes, no município de Coronel Ezequiel-RN, sobre a problemática do lixo eletrônico com ênfase no descarte inadequado de pilhas e baterias. A sequência didática construída foi baseada na metodologia dialética, e teve como objetivo planejar, executar e analisar conforme Gasparin (2005), organizada em três etapas – problematização, teorização e prática social, manifestada em três atividades: um questionário exploratório das concepções e práticas cotidianas em relação aos resíduos sólidos; seguidos de uma aula expositiva-dialogada; finalizado com uma campanha de sensibilização da comunidade escolar com a temática do lixo eletrônico. A coleta dos dados para a análise da experiência pedagógica foi feita através da observação participativa, registros em caderno de campo e registros fotográficos. Como resultados do trabalho se viu um engajamento significativo dos estudantes que participaram ativamente sensibilizando a comunidade escolar para o tema. É possível concluir que o tema é urgente e a estratégia didática permitiu conexões com o cotidiano dos estudantes promovendo uma educação ambiental crítica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicapt_BR
dc.titleLixo eletrônico: conhecendo seu impacto, uma proposta de educação ambiental na escola.pt_BR
dc.date.issued2017-08-30-
dc.description.abstractEnvironmental education seeks to transform society, starting with the construction of conscious citizens who seek to know what their social role in the socio-environmental problematic in the current context. A didactic sequence was carried out with the seventh grade class "A" of the Municipal School Manoel Cassimiro Gomes, in the city Coronel Ezequiel-RN on the problem of electronic waste with emphasis on the inappropriate disposal of batteries. The didactic sequence was based on dialectical methodology, and was designed to plan, execute and analyze according by Gasparin (2005), organized in three stages - problematization, theorization and social practice, manifested in three activities: an exploratory questionnaire of everyday conceptions and practices In relation to solid waste; Followed by an expository-dialogue class; Finalized with a campaign of awareness of the school community with the subject of e-waste. Data collection for the analysis of the pedagogical experience was done through participatory observation, records in the field and photographic records. As results of the work we saw a significant engagement of students who participated actively sensitizing the school community to the theme. It is possible to conclude that the theme is urgent and the didactic strategy allowed connections with the daily life of the students promoting a critical environmental education.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17609-
dc.date.accessioned2021-03-11T17:19:12Z-
dc.date.available2021-03-11-
dc.date.available2021-03-11T17:19:12Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLixo eletrônicopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMeio ambiente - interdisciplinaridadept_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEducação ambiental - lixo eletrônicopt_BR
dc.subjectLixo eletrônico - impacto ambientalpt_BR
dc.subjectElectronic Junkpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectEnvironment - interdisciplinaritypt_BR
dc.subjectFollowing teachingpt_BR
dc.subjectEnvironmental education - electronic wastept_BR
dc.subjectElectronic waste - environmental impactpt_BR
dc.subjectBasura electronicapt_BR
dc.subjectEnseñanza fundamentalpt_BR
dc.subjectMedio ambiente - interdisciplinariedadpt_BR
dc.subjectSiguiendo la enseñanzapt_BR
dc.subjectEducación ambiental - residuos electrónicospt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorARAÚJO, Thaissa Tavares.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeElectronic waste: knowing its impact, a proposal for environmental education at school.pt_BR
dc.title.alternativeResiduos electrónicos: conociendo su impacto, una propuesta de educación ambiental en la escuela.-
dc.identifier.citationARAUJO, Thaissa Tavares. Lixo eletrônico: conhecendo seu impacto, uma proposta de educação ambiental na escola. 2017. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.pt_BR
dc.description.resumenLa educación ambiental busca transformar la sociedad, a partir de la construcción de ciudadanos conscientes que busquen conocer su rol social frente a las problemáticas socioambientales del contexto actual. Se realizó una secuencia didáctica con la clase de séptimo grado “A” de la Escuela Municipal Manoel Cassimiro Gomes, del municipio de Coronel Ezequiel-RN, sobre la problemática de los desechos electrónicos con énfasis en el descarte inadecuado de baterías. La secuencia didáctica construida se basó en la metodología dialéctica, y tuvo como objetivo planificar, ejecutar y analizar según Gasparin (2005), organizada en tres etapas - problematización, teorización y práctica social, manifestada en tres actividades: un cuestionario exploratorio de las concepciones cotidianas y prácticas en relación con los residuos sólidos; seguida de una clase expositiva-dialogada; culminó con una campaña de sensibilización de la comunidad escolar sobre el tema de los desechos electrónicos. La recolección de datos para el análisis de la experiencia pedagógica se realizó a través de observación participativa, notas de campo y registros fotográficos. Como resultado del trabajo, hubo un compromiso significativo de los estudiantes que participaron activamente en la sensibilización de la comunidad escolar sobre el tema. Es posible concluir que el tema es urgente y la estrategia didáctica permitió conexiones con el cotidiano de los estudiantes promoviendo una educación ambiental crítica.-
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAISSA TAVARES ARAUJO - TCC LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CES 2017.pdfThaissa Tavares Araujo - TCC Licenciatura em Ciências Biológicas CES 20171.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.