Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17679
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERREIRA, C. S. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1CALDAS, Patrícia Trindade.-
dc.contributor.advisor1IDCALDAS, P. T.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3773621529263860pt_BR
dc.description.resumoDevido a pandemia derivada da COVID-19, o mundo se viu obrigado a viver em isolamento social e o teletrabalho passou a ser adotado pelas instituições de ensino superior (IES) como uma das medidas para enfrentar estado de calamidade e de emergência de saúde pública. Nesse sentido, o presente buscou analisar a utilização do teletrabalho na perspectiva de servidores públicos de uma IES durante a pandemia derivada da COVID-19. Metodologicamente, optou- se por uma abordagem quali-quantitativa, com a coleta de dados via questionário aplicado online com servidores técnicos-administrativos que estão em teletrabalho durante a pandemia. Complementarmente, houve ainda uma entrevista com o secretário de recursos humanos da instituição, buscando conhecer a visão organizacional sobre a experiência com o teletrabalho durante a pandemia. Como principais resultados, identificou-se: forças propulsoras e restritivas do teletrabalho na instituição; fatores que podem influenciar a continuação dessa modalidade de trabalho assim como os aspectos que mais dificultam; as vantagens e a percepção tanto dos servidores quanto do gestor de RH sobre a utilização do teletrabalho durante a pandemia. Conclui-se que o teletrabalho pode ser uma opção vantajosa para redução de custos e inovação para o governo brasileiro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleTeletrabalho na pandemia: análise das forças propulsoras, restritivas e contribuições reconhecidas em uma IES.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.description.abstractThe world was committed into social isolation due to the pandemic derived from COVID-19. The higher education institutions adopted telework as course of action to face the public calamity condition and emergency in public health. Thus, this work has as main objective the analysis of telework implementation during the COVID-19 pandemic for the administrative- technicians from a higher education institution. The methodology uses a quali-quantitative approach, with data collect carried out through an online survey answered by technical administrative employees that are working on telework during the pandemic. Additionally, an interview was done with the responsible for the human resources department at UFCG. The interview sought to understand the organization point-of-view of the telework experience during the pandemic. As main results, it was identified: the main support points and restrictions of telework in the institution; the factors that can influence the elongation of telework; the interference aspects; the advantages and the perception view from employees and from the human resources responsible about the use of telework during the pandemic. In conclusion, the telework can be an advantageous option to reduce office costs and improve innovation for the Brazilian government.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17679-
dc.date.accessioned2021-03-16T14:13:50Z-
dc.date.available2021-03-16-
dc.date.available2021-03-16T14:13:50Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTeletrabalhopt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectServidores Públicospt_BR
dc.subjectInstituições de Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectTeleworkpt_BR
dc.subjectUFCGpt_BR
dc.subjectGovernment Employeespt_BR
dc.subjectHigher Education Institutionspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERREIRA, Calliandra Suassuna de Andrade.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeleworking in the pandemic: analysis of the propelling, restrictive and recognized windows in an HEI.pt_BR
dc.identifier.citationFERREIRA, Calliandra Suassuna de Andrade. Teletrabalho na pandemia: análise das forças propulsoras, restritivas e contribuições reconhecidas em uma IES. 2020. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17679pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CALLIANDRA SUASSUNA DE ANDRADE FERREIRA - ARTIGO ADMINISTRAÇÃO CH 2020.pdfCalliandra Suassuna de Andrade Ferreira - Artigo Administração CH 2020289.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.