Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17682
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEREIRA, E. D. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2885564393618671pt_BR
dc.contributor.advisor1WANDERLEY, Ingrid Moura.
dc.contributor.advisor1IDWANDERLEY, I. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6157340213400778pt_BR
dc.contributor.referee1TORRES, Pablo Marcel de Arruda.
dc.contributor.referee2PALITOT, Estevão Martins.
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta um estudo sobre o grafismo corporal da etnia Potiguara em um recorte temporal na contemporaneidade, em que a comunidade indígena está vivenciando um processo de intensificação cultural. O grafismo corporal Potiguara é recente e surgiu devido à necessidade de ter uma linguagem visual própria, a partir disso alguns indígenas se dedicaram a criar padrões gráficos que representam sua cultura, história e religiosidade. O povo Potiguara resistiu às interferências culturais no decorrer de sua história e permanece dando continuidade às suas práticas culturais, entre elas o ritual do Toré, momento sagrado que conecta o índio a suas crenças. Na área do Design, as pesquisas voltadas para a temática indígena ainda são reduzidas, portanto, esta pesquisa pretende contribuir com a produção acadêmica em que o Design dialogue com outras áreas de conhecimento. Este estudo teve como objetivo analisar os grafismos indígenas da etnia Potiguara a partir do estudo da forma, buscando compreender os padrões visuais e seus os significados. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e como método foram utilizados o estudo de caso e a observação participante. As análises das entrevistas subsidiaram a classificação das pinturas corporais e direcionaram o desenvolvimento de um inventário visual dos grafismos corporais da etnia Potiguara. As fichas de inventário facilitaram a realização do estudo da forma, que teve como aporte teórico os autores: Dondis (1997), Munari (1997), Wong (1998), Frutiger (2007), Gomes Filho (2008), Leborg (2015) e Panofsky (2017). Esperamos que as discussões levantadas nesta pesquisa possam auxiliar novos estudos que tragam visibilidade à etnia Potiguara.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências e Tecnologia - CCTpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleDesign e memória cultural: análise dos grafismos corporais da etnia Potiguara.pt_BR
dc.date.issued2020-12-10
dc.description.abstractThe present research presents a study about body paintings of the Potiguara ethnicity in a contemporary temporal cut, in which the indigenous community is experiencing a process of cultural intensification. The Potiguara body paintings is recent and emerged due to the need for their own visual language. After that, some indigenous people dedicated themselves to creating graphic patterns which represent their culture, history and religiosity. The Potiguara people resisted cultural interferences in the course of their history and continue with their culture practices, among them the Toré ritual, a sacred moment which connects them to their beliefs. This study aims to analyze indigenous body paintings of the Potiguara ethnicity through the study of shape, seeking to understand their visual patterns and meanings. The research, which has case study and participant observation as methods, has a qualitative approach. The analysis of the interviews subsidized the classification of body paintings and directed the development of a visual inventory of body paintings of the Potiguara ethnicity. The inventory sheets facilitated the study of shape, which had the following authors as theoretical background: Dondis (1997), Munari (1997), Wong (1998), Frutiger (2007), Gomes Filho (2008), Leborg (2015) e Panofsky (2017). It is expected that the discussions raised in this research can help new studies that can bring visibility to the Potiguara ethnicity.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17682
dc.date.accessioned2021-03-16T16:15:44Z
dc.date.available2021-03-16
dc.date.available2021-03-16T16:15:44Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectEtnia Potiguarapt_BR
dc.subjectPinturas Corporaispt_BR
dc.subjectEstudo da Formapt_BR
dc.subjectRepresentação Artística - Índios do Brasilpt_BR
dc.subjectPotiguara Ethnicitypt_BR
dc.subjectBody Paintingspt_BR
dc.subjectStudy of Formpt_BR
dc.subjectArtistic Representation - Indians of Brazilpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEREIRA, Erika Danielly Florêncio.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDesign and cultural memory: analysis of body paintings of the Potiguara ethnicity.pt_BR
dc.identifier.citationPEREIRA, E. D. F. Design e memória cultural: análise dos grafismos corporais da etnia Potiguara. 2021. 185 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ERIKA DANIELLY FLORÊNCIO PEREIRA - DISSERTAÇÃO (PPGDesign) 2020.pdf10.84 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.