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Title: “...Todas as maneiras de ser...”: A publicidade audiovisual brasileira com narrativas não-hegemônicas de gênero e diversidade sexual.
Other Titles: "...All the ways of being...": Brazilian audiovisual advertising with non-hegemonic narratives of gender and sexual diversity.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Eden Erick Hilario Tenorio de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LÉON, Adriano Azevedo Gomes de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: BARRETTO, Elvira Simões.
???metadata.dc.contributor.referee4???: VILLOTA, Jose Maria de Jesus Izquierdo.
Keywords: Publicidade;Advertising;Publicidad;Identidades não-hegemônicas;Identidades no hegemónicas;Non-hegemonic identities;Empoderamento feminino;Women's empowerment;Empoderamiento de la mujer;Diversidade sexual;Sexual diversity;Diversidad sexual;Masculinidades;Masculinities;População LGBTQI+;LGBTQI + population;Población LGBTQI +;Gênero e diversidade sexual;Gender and sexual diversity;Publicidade audiovisual brasileira;Brazilian audiovisual advertising;Diversidad sexual y de género;Publicidad audiovisual brasileña
Issue Date: 16-Sep-2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Eden Erick Hilario Tenorio de. “...Todas as maneiras de ser...”: A publicidade audiovisual brasileira com narrativas não-hegemônicas de gênero e diversidade sexual. 2020. 229 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais), Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17705
???metadata.dc.description.resumo???: A publicidade é um elemento muito presente no dia a dia das sociedades capitalistas contemporâneas. Seus conteúdos geralmente fazem uso de representações comuns, chamando a atenção do público através da familiaridade com as simbologias veiculadas. Nesse contexto, é usual que representações de gênero e de orientação sexual sejam apresentadas a partir das noções medianas das/os expectadoras/es, contribuindo para o reforço de normatividades. Contudo, essas representatividades hegemônicas, em alguns momentos, dividem espaço com narrativas de gênero e de diversidade sexual não-hegemônicas – ainda que com menor regularidade. À vista disso, este trabalho se propõe compreender a construção de narrativas de gênero e de diversidade sexual não-hegemônicas, no contexto da publicidade audiovisual brasileira veiculada em TV e/ou meio digital. Para isso, a partir da construção de um banco de dados, composto por anúncios publicitários audiovisuais, construiu-se um corpus amostral a partir da definição dos seguintes eixos: a) empoderamento feminino; b) masculinidades não-hegemônicas; c) relações homoafetivas; d) identidades gênero-divergentes; de onde foram extraídos 12 anúncios, a partir dos seguintes critérios: a) enredo que identifique os anúncios como narrativas não-hegemônicas de gênero e diversidade sexual; b) disponibilidade no Youtube; c) terem sido exibidos em TV ou lançados no Youtube entre 2015 e 2019. O material foi analisado tomando como base os princípios da análise de conteúdo, propostas por Laurence Bardin, com adaptações ao objeto construído, e sob a luz do quadro teórico utilizado. Os resultados apontam para uma utilização das identidades não-hegemônicas, ainda que importante, para a construção de representatividades positivas, de modo superficial no que se refere a um aprofundamento nas causas e pautas dos segmentos populacionais e dos movimentos sociais representados, com forte tendência para uma normatização dessas identidades e sua redução a um nicho de consumo.
Abstract: Advertising is a very present element in the daily life of contemporary capitalist societies. Its contents usually make use of common representations, drawing public attention through familiarity with the symbologies conveyed. In this context, it is usual that representations of gender and sexual orientation are presented from the median notions of the spectators, contributing to the strengthening of norms. However, these hegemonic representations, in some moments, share space with narratives of gender and non-hegemonic sexual diversity – even if with less regularity. In view of this, this work aims to understand the construction of gender narratives and non-hegemonic sexual diversity, in the context of Brazilian audiovisual advertising broadcast on TV and/or digital media. For this, from the construction of a database, composed of audiovisual advertisements, a sample corpus was constructed from the definition of the following axes: a) female empowerment; b) non-hegemonic masculinities; c) homoaffective relationships; d) gender-divergent identities; from which 12 advertisements were extracted based on the following criteria: a) plot that identifies the advertisements as non-hegemonic narratives of gender and sexual diversity; b) availability on Youtube; c) have been shown on TV or released on Youtube between 2015 and 2019. The material was analyzed based on the principles of content analysis, proposed by Laurence Bardin, with adaptations to the constructed object, and under the light of the theoretical framework used. The results point to a use of non-hegemonic identities, although important, for the construction of positive representativeness, in a superficial way with regard to a deepening in the causes and agendas of the population segments and the social movements represented, with a strong tendency towards a normalization of these identities and their reduction to a niche of consumption.
Keywords: Publicidade
Advertising
Publicidad
Identidades não-hegemônicas
Identidades no hegemónicas
Non-hegemonic identities
Empoderamento feminino
Women's empowerment
Empoderamiento de la mujer
Diversidade sexual
Sexual diversity
Diversidad sexual
Masculinidades
Masculinities
População LGBTQI+
LGBTQI + population
Población LGBTQI +
Gênero e diversidade sexual
Gender and sexual diversity
Publicidade audiovisual brasileira
Brazilian audiovisual advertising
Diversidad sexual y de género
Publicidad audiovisual brasileña
???metadata.dc.subject.cnpq???: Sociologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17705
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais.

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