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Title: A leitura em sala de aula: uma abordagem multimoldal de textos publicitários.
Other Titles: Reading in the classroom: a multimoldal approach to advertising texts.
???metadata.dc.creator???: PINTO, Ana Cláudia Soares.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BEZERRA, Maria Auxiliadora.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Wiliany Miranda da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DIONÍSIO, Ângela Paiva.
Keywords: Textos publicitários;Texto multimoldal;Letramento visual;Pesquisa Ação;Leitura;Práticas de letramento;Desenvolvimento da leitura;Multimoldalidade da linguagem;Práticas de leitura;Práticas pedagógicas - leitura;Reading;Multimoldal text;Literacy visual;Research-action
Issue Date: Apr-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PINTO, Ana Cláudia Soares. A leitura em sala de aula: uma abordagem multimoldal de textos publicitários. 2008. 112f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa-ação realizada com uma turma do 4o ciclo final do Ensino Fundamental na área de leitura. Nosso objetivo central é mostrar o desenvolvimento da leitura de alunos nesse nível de ensino, considerando a multimodalidade da linguagem. Entendendo que a escola deve oferecer aos alunos subsídios básicos para estarem aptos a ler os diversos textos multimodais que estão presentes no nosso cotidiano, propusemos trabalhar com atividades de leitura, enfatizando a importância dos recursos murtimodais para a composição do sentido do texto. Como boa parte dos textos multimodais com os quais interagimos se constitui por alguma forma de publicidade, decidimos escolher esse gênero textual para a pesquisa. Essa dissertação está baseada nas abordagens teóricas sobre multimodalidade e contexto visual (Dionísio, 2006, 2005; Walt, Fonseca e Cury, 2000; Kress e van Leeuwen, 1996) e nas concepções sobre letramento (Soares, 2002, 1998; Barton, 2000; e Barton e Hamilton, 2000). Os resultados dessa investigação apontam para os seguintes aspectos: I - Inicialmente, a compreensão do texto baseava-se apenas na linguagem verbal, dada a tradição dos alunos com práticas de leitura voltadas estritamente para a modalidade verbal/escrita. Isso foi sendo gradativamente superado no decorrer do desenvolvimento das atividades; II - Posteriormente, os aspectos multimodais passaram a ser mobilizados na composição do sentido do texto. Nesse sentido, salienta-se a coerência com a noção de multimodalidade, indicando que trabalhos dessa natureza, podem, de fato, contribuir para que os alunos se apropriem de uma perspectiva de leitura mais abrangente e aprofundada. Finalmente, podemos afirmar que as práticas sociais de letramento exigem pessoas capazes de ler com mais proficiência textos constituídos por diversas linguagens. Nesse sentido, as práticas pedagógicas devem apresentar propostas de ensino que trabalhem não apenas a modalidade verbal, mas a modalidade visual de forma sistematizada.
Abstract: This work shows the results of the research in the reading area realized with the group of 4th final cycle of Fundamental Teaching. The main aim is to present the development of the students' reading in that level, considering the multimodality of the language. Thinking that school should offer basic subsidies to the students in order to able them to read several multimodal texts that are presented in our day-by-day, we intended to work with reading activities emphasizing the relevance of the multimodal resources for the composition of the text sense. As the most of the multimodal texts, which ones we interact, presents a publicity content, we decided to work in this research with the publicity genre. This dissertation is based on the theoretical approaches on multimodality and visual context (Dionísio, 2006, 2005; Walt, Fonseca and Cury, 2000; Kress and van Leeuwen, 1996) and in the literacy conceptions (Soares, 2002, 1998; Barton, 2000; and Barton and Hamilton, 2000). As a result of the investigation, we could find some aspects: I - First of all, the text comprehension is just based on the verbal language, according to the students' tradition with reading practices strictly based on the verbal/writing modality, fact that was gradually overcome in the course of the developed activities; II - Afterwards, the multimodal aspects became mobilized in the composition of the text sense. Thus, most of the results points out the coherence with the multimodality notion, evidencing that this kind of work, in fact, can contribute to helping the students appropriate themselves of a wider ranging and deeply perspective of reading. Finally, we could conclude that the new social literacy practices demand people who are able to read texts constituted of several languages with more proficiency. As a result of this, we think that the pedagogical practices should present teaching propositions which work, not only the verbal modality, but the visual modality in a systematized way.
Keywords: Textos publicitários
Texto multimoldal
Letramento visual
Pesquisa Ação
Leitura
Práticas de letramento
Desenvolvimento da leitura
Multimoldalidade da linguagem
Práticas de leitura
Práticas pedagógicas - leitura
Reading
Multimoldal text
Literacy visual
Research-action
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguagem.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1775
Appears in Collections:Mestrado em Linguagem e Ensino.

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ANA CLÁUDIA SOARES PINTO - DISSERTAÇÃO POSLE 2008..pdfAna Cláudia Soares Pinto - Dissertação POSLE 2008.6.52 MBAdobe PDFView/Open


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