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Title: Percepção dos outros consumidores em serviços de excursões turísticas.
Other Titles: Perception of other consumers in tourist excursion services.
???metadata.dc.creator???: GOMES, Pedro Henrique Araújo.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AGUIAR, Edvan Cruz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AGUIAR, Edvan Cruz.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MIKI, Adriana Fumi Chim.
???metadata.dc.contributor.referee3???: MOREIRA, Vinicius Farias.
Keywords: OCP;Satisfação;Excursão;Satisfaction;Excursion
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GOMES, Pedro Henrique Araújo. Percepção dos outros consumidores em serviços de excursões turísticas. 2020. 21f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17753
???metadata.dc.description.resumo???: Com os avanços dos estudos sobre experiência do cliente, evidenciando sua importância dentro das organizações, surgem variados trabalhos nesse contexto, a escala OCP (Other Customers Perception) aborda um conceito interessante de como a percepção dos outros consumidores influencia um indivíduo em específico no ambiente de compra. A partir do contato com produtos ou serviços, a percepção de determinado cliente pode mudar, dentro do setor de turismo existem diversas experiências que podem ser vividas por um turista. Com isso, o objetivo deste artigo é analisar como a percepção dos outros consumidores se relaciona com a satisfação em excursões turísticas. Fundamentado na literatura sobre o comportamento do consumidor e a escala OCP, foi realizado um estudo quantitativo de caráter descritivo por meio do método survey com 102 pessoas que já participaram de excursões turísticas. Por meio da análise de correlação e regressão os resultados evidenciaram um efeito significativo da presença de outros consumidores sobre a satisfação de pessoas que realizam excursão, trazendo uma maior ênfase para a dimensão comportamento adequado. Este trabalho, ao validar a aplicação da escala OCP no contexto de excursões turísticas, amplia as possibilidades de compreensão dos efeitos que pistas sociais (presença de outros clientes) exercem nas percepções e atitudes individuais para com o serviço.
Abstract: As the studies on customer experience has advanced, evidencing its importance within organizations, several studies have emerged in this context, the OCP (Other Customers Perception) scale addresses an interesting concept of how the perception of other consumers influences a specific individual in the purchasing environment. By the contact with products or services, the perception of a particular customer can change, within the tourism sector there are several experiences that can be lived by a tourist. Thus, the aim of this article is to analyze how the perception of other consumers is related to the satisfaction in tourist excursions. Based on the literature on consumer behavior and the OCP scale, a quantitative descriptive study was conducted using the survey method with 102 people who have already participated in tourist excursions. Through correlation and regression analysis, the results showed a significant effect of the presence of other consumers on the satisfaction of people who performed excursion, bringing a greater emphasis to the appropriate behavior dimension. This work, by validating the application of the OCP scale in the context of tourist excursions, expands the possibilities of understanding the effects that social cues (presence of other clients) exert on individual perceptions and attitudes towards the servie.
Keywords: OCP
Satisfação
Excursão
Satisfaction
Excursion
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17753
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