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Title: Programa Educação Tutorial (PET) Versus Empresa Júnior: análise de motivação de voluntários.
???metadata.dc.creator???: ROCHA, Matheus De Oliveira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CALDAS, Patrícia Trindade.
Keywords: Motivação;Voluntariado;Empresa Júnior;PET;Ensino Superior;Motivation;Volunteering;Junior Enterprise;PET;University education
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ROCHA, Matheus de Oliveira. Programa Educação Tutorial (PET) Versus Empresa Júnior: análise de motivação de voluntários. 32 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17757
???metadata.dc.description.resumo???: As motivações impulsionam os indivíduos a perseguirem certos rumos e comportamentos, importantes para auxiliar os gestores em busca de comprometimento e produtividade organizacional. No trabalho voluntário essas forças são diferentes do trabalhador tradicional, mas precisam igualmente serem identificadas para auxiliar os gestores de organizações sem fins lucrativos a prestarem serviços de qualidade, inclusive no contexto acadêmico/universitário. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi de analisar os fatores de motivação dos alunos que participam voluntariamente dos projetos do PET e da Empresa Júnior. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa quantitativa, de caráter exploratório-descritivo, utilizando a escala de motivação para o trabalho voluntário, desenvolvida e validada por Cavalcante (2016), com fatores de motivação altruísta, justiça social, afiliativo, aprendizado e egoísta. Na análise dos dados, aplicou-se estatística descritiva, correlação e Teste t. Os principais resultados obtidos definem que predomina o fator aprendizado como motivação, no entanto, seguem sequências hierárquicas distintas em relação aos demais fatores: os membros da Empresa Júnior buscam também por um reconhecimento, enquanto os dos grupos PET tendem a buscar solucionar injustiças sociais.
Abstract: Motivations drive individuals to pursue certain directions and behaviors, important to assist managers in seeking commitment and productivity organizational. In voluntary work these forces are different from the traditional worker, but they also need to be identified to assist managers of non-profit organizations to provide quality services, including in the academic / university context. In this sense, the objective of this work was to analyze the motivating factors of students who voluntarily participate in PET and Junior Company projects. Methodologically, We opted for a quantitative, exploratory-descriptive research, using the scale motivation for voluntary work, developed and validated by Cavalcante (2016), with factors of altruistic motivation, social justice, affiliation, learning and selfish. In the analysis of data, descriptive statistics, correlation and t test were applied. The main results obtained define that the learning factor as motivation predominates, however, they follow sequences hierarchical differences in relation to the other factors: the members of the Junior Company seek also for recognition, while those from the PET groups tend to seek to solve social injustices.
Keywords: Motivação
Voluntariado
Empresa Júnior
PET
Ensino Superior
Motivation
Volunteering
Junior Enterprise
PET
University education
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17757
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