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Title: A percepção do consumidor sobre os meios de pagamentos móveis digitais.
Other Titles: Consumer perception of digital mobile payments.
???metadata.dc.creator???: LUNA, Franklin Martins de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MACHADO, Petruska de Araújo.
Keywords: Pagamento Móvel;Percepção do Consumidor;Uso de TI;Adoção de Inovação;Mobile Payment;Consumer Perception;IT Use;Innovation Adoption
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LUNA, Franklin Martins de. A percepção do consumidor sobre os meios de pagamentos móveis digitais. 2020. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17760
???metadata.dc.description.resumo???: Em face da difusão da internet, a tecnologia propaga-se criando alternativas para a sociedade, hoje em dia, essa disseminação criou inúmeras possibilidades de realizar tarefas complexas de forma rápida e segura, é o caso dos meios de pagamentos móveis digitais (mobile payment). Mobile payment é usado para tipificar o ato de utilizar smartphones para realização de pagamentos bancários de forma online. Neste contexto, a evolução da tecnologia móvel tem propiciado uma nova percepção comportamental dos consumidores com relação ao seu uso e adoção. O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção do consumidor quanto ao uso e adoção de meios de pagamentos móveis digitais à luz da Teoria da Difusão da Inovação. Para esse fim, a pesquisa utiliza uma abordagem quantitativa, aplicando um survey para coleta de dados posteriormente analisados com técnicas estatísticas e equações estruturais com apoio do Software R versão 4.0. Como resultado, verificou-se que a intenção e a atitude em usar e adotar uma inovação como o mobile payment está muito atrelada a observação do consumidor com relação a percepção de suas vantagens e desvantagem.
Abstract: In the face of the spread of the Internet, technology is spreading by creating alternatives for society, today this spread has created numerous possibilities to carry out complex tasks quickly and safely as the case of digital mobile payments. Mobile payment is used to typify the act of using smartphones to make bank payments online. In this context, the evolution of mobile technology has led to a new behavioural perception of consumers regarding its use and adoption. This research aims to analyze consumer perception regarding the use and adoption of digital mobile payment methods in light of the Theory of Diffusion of Innovation. To this end, the research uses a quantitative approach, applying a survey to collect data later analyzed with statistical techniques and structural equations with support from Software R version 4.0. As a result, it was found that the intention and attitude to use and adopt an innovation such as mobile payment is closely linked to the consumer's perception of its advantages and disadvantage.
Keywords: Pagamento Móvel
Percepção do Consumidor
Uso de TI
Adoção de Inovação
Mobile Payment
Consumer Perception
IT Use
Innovation Adoption
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17760
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