Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17760
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLUNA, F. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1MACHADO, Petruska de Araújo.-
dc.contributor.advisor1IDMACHADO, P. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6865841533859571pt_BR
dc.description.resumoEm face da difusão da internet, a tecnologia propaga-se criando alternativas para a sociedade, hoje em dia, essa disseminação criou inúmeras possibilidades de realizar tarefas complexas de forma rápida e segura, é o caso dos meios de pagamentos móveis digitais (mobile payment). Mobile payment é usado para tipificar o ato de utilizar smartphones para realização de pagamentos bancários de forma online. Neste contexto, a evolução da tecnologia móvel tem propiciado uma nova percepção comportamental dos consumidores com relação ao seu uso e adoção. O objetivo desta pesquisa é analisar a percepção do consumidor quanto ao uso e adoção de meios de pagamentos móveis digitais à luz da Teoria da Difusão da Inovação. Para esse fim, a pesquisa utiliza uma abordagem quantitativa, aplicando um survey para coleta de dados posteriormente analisados com técnicas estatísticas e equações estruturais com apoio do Software R versão 4.0. Como resultado, verificou-se que a intenção e a atitude em usar e adotar uma inovação como o mobile payment está muito atrelada a observação do consumidor com relação a percepção de suas vantagens e desvantagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqAdministraçãopt_BR
dc.titleA percepção do consumidor sobre os meios de pagamentos móveis digitais.pt_BR
dc.date.issued2020-
dc.description.abstractIn the face of the spread of the Internet, technology is spreading by creating alternatives for society, today this spread has created numerous possibilities to carry out complex tasks quickly and safely as the case of digital mobile payments. Mobile payment is used to typify the act of using smartphones to make bank payments online. In this context, the evolution of mobile technology has led to a new behavioural perception of consumers regarding its use and adoption. This research aims to analyze consumer perception regarding the use and adoption of digital mobile payment methods in light of the Theory of Diffusion of Innovation. To this end, the research uses a quantitative approach, applying a survey to collect data later analyzed with statistical techniques and structural equations with support from Software R version 4.0. As a result, it was found that the intention and attitude to use and adopt an innovation such as mobile payment is closely linked to the consumer's perception of its advantages and disadvantage.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17760-
dc.date.accessioned2021-03-22T14:41:19Z-
dc.date.available2021-03-22-
dc.date.available2021-03-22T14:41:19Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPagamento Móvelpt_BR
dc.subjectPercepção do Consumidorpt_BR
dc.subjectUso de TIpt_BR
dc.subjectAdoção de Inovaçãopt_BR
dc.subjectMobile Paymentpt_BR
dc.subjectConsumer Perceptionpt_BR
dc.subjectIT Usept_BR
dc.subjectInnovation Adoptionpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLUNA, Franklin Martins de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConsumer perception of digital mobile payments.pt_BR
dc.identifier.citationLUNA, Franklin Martins de. A percepção do consumidor sobre os meios de pagamentos móveis digitais. 2020. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17760pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANKLIN MARTINS DE LUNA - ARTIGO ADMINISTRAÇÃO CH 2020.pdfFranklin Martins de Luna - Artigo Administração CH 2020432.33 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.