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Title: Imagem institucional da Universidade Federal De Campina Grande – PB.
Other Titles: Institutional image of the Federal University Of Campina Grande - PB.
???metadata.dc.creator???: BRITO, Ermesson Joffily Gomes de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AGUIAR, Edvan Cruz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: AGUIAR, Edvan Cruz.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MIKI, Adriana Fumi Chim.
???metadata.dc.contributor.referee3???: CAVALCANTI, Elmano Pontes.
Keywords: Marketing;Imagem de Marca;IES;Universidades Federais;Brand Image;Federal Universities
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BRITO, Ermesson Joffily Gomes de. Imagem institucional da Universidade Federal De Campina Grande – PB. 2020. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17761
???metadata.dc.description.resumo???: A imagem de marca é, de forma bastante simplista, a maneira como as organizações são vistas pelas pessoas. Se tratando da imagem de Instituições de Ensino Superior, uma boa imagem institucional pode promover alguns benefícios, como: captação e retenção de docentes e funcionários capacitados, redução da rotatividade de professores, aumento de produtividade, atração de estudantes destaques para a instituição e captação de doações, recursos, financiamentos e investimentos. No entanto, a falta de uma imagem institucional forte também pode acarretar na transformação destes benefícios em malefícios. Diante do exposto, o presente artigo teve por objetivo analisar a imagem de marca que os grupos: Discentes, Colaboradores e Sociedade em Geral, detém acerca da Universidade Federal de Campina Grande - PB. Quanto a sua natureza, o estudo se classifica como quantitativo de caráter descritivo. O método adotado foi o Survey, obtendo um total de 339 respostas válidas. Para fins de análise, foram realizados testes, como: validação das escalas e mensuração dos construtos. Bem, como: análises inferenciais (análise de correlação e análise de variância). Os resultados da pesquisa evidenciaram quais as avaliações dos fatores foram obtidas de acordo com cada público investigado. Além do mais, também foi possível compreender a correlação existente entre cada construto, pois, dependendo do que a Instituição busque realizar para atingir melhores resultados, haverá outras dimensões que também deverão ser analisadas, dada as suas fortes correlações com algum outro construto.
Abstract: The brand image is, in a very simplistic way, the way organizations are seen by people. When it comes to the image of Higher Education Institutions, a good institutional image can promote some benefits, such as: attracting and retaining trained teachers and employees, reducing teacher turnover, increasing productivity, attracting student highlights to the institution and attracting students. donations, resources, financing and investments. However, the lack of a strong institutional image can also lead to the transformation of these benefits into harm. Given the above, this article aimed to analyze the brand image that the groups: Students, Collaborators and Society in General, hold about the Federal University of Campina Grande - PB. As for its nature, the study is classified as quantitative with a descriptive character. The method adopted was the Survey, obtaining a total of 339 valid responses. For analysis purposes, tests were performed, such as: validation of scales and measurement of constructs. Well, like: inferential analysis (correlation analysis and analysis of variance). The survey results showed which factor evaluations were obtained according to each public investigated. Furthermore, it was also possible to understand the existing correlation between each construct, because, depending on what the Institution seeks to achieve to achieve better results, there will be other dimensions that should also be analyzed, given their strong correlations with some other construct.
Keywords: Marketing
Imagem de Marca
IES
Universidades Federais
Brand Image
Federal Universities
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17761
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