Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17763
Title: Gestão nas empresas familiares: um estudo de caso na empresa Armazém das Miudezas.
Other Titles: Management in family businesses: a case study in the company Armazém das Miudezas.
???metadata.dc.creator???: CAVALCANTE, Gustavo Freitas Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BALBINO, Débora Prazeres.
???metadata.dc.contributor.referee1???: VASCONCELOS, Ana Cecília Feitosa de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Kênia Cristina Gonçalves dos.
Keywords: Empresa familiar;Gestão;Modelo dos três círculos;Profissionalização;Family business;Management;Model of the three circles;Professionalization
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAVALCANTE, Gustavo Freitas Alves. Gestão nas empresas familiares: um estudo de caso na empresa Armazém das Miudezas. 2020. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17763
???metadata.dc.description.resumo???: Compreender a gestão das empresas e suas particularidades é crucial para uma tomada de decisão assertiva, sobretudo quando tratam-se de empresas familiares. Tais empresas apresentam especificidades que muitas vezes geram divergência de interesses no que diz respeito à empresa, à família e à propriedade, representados pelo Modelo dos Três Círculos. O objetivo deste artigo é analisar como se caracteriza a gestão na empresa familiar Armazém das Miudezas, com base no Modelo dos Três Círculos. Para tanto, em termos metodológicos, caracteriza-se como pesquisa qualitativa, descritiva e estudo de caso. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas com a proprietária, o gestor, o gerente financeiro e o supervisor, sendo os três primeiros familiares. Também utilizou-se como método a observação participante, e a análise foi realizada mediante a técnica de análise qualitativa dos dados. Com relação aos resultados, observou-se que o Armazém das Miudezas, apesar de adotar algumas práticas de gestão vinculadas ao caminho da profissionalização e já apresentar a segunda geração atuando no negócio, enquadra-se no “eixo da empresa‟, entre a fase de “início” e de “expansão/formalização”; no „eixo da família‟, na fase de “trabalho conjunto”; e no “eixo de propriedade‟, na fase de “proprietário(a) controlador(a)”, pois apesar de haver participação tanto de funcionários quanto dos filhos, as decisões são concentradas no fundador. Sugere-se que a empresa estudada deve planejar o processo sucessório e intensificar o processo de profissionalização, alinhando a gestão familiar com as melhores práticas de mercado.
Abstract: Understanding the management of companies and their particularities is crucial for making an assertive decision, especially when it comes to family businesses. Such companies have specificities that often generate divergence of interests with respect to the company, family and property, represented by the Three Circles Model. The objective of this article is to analyze how management is characterized in the family business Armazém das Miudezas, based on the Three Circle Model. Therefore, in methodological terms, it is characterized as qualitative, descriptive research and case study. For data collection, interviews were conducted with the owner, the manager, the financial manager and the supervisor, being the first three family members. Participatory observation was also used as a method, and the analysis was performed using the technique of qualitative data analysis. Regarding the results, it was observed that the Armazém das Miudezas, despite adopting some management practices linked to the path of professionalization and already presenting the second generation working in the business, falls within the 'axis of the company', between the “start” and “expansion/formalization”; in the „family axis‟, in the “joint work” phase; and in the “ownership axis‟, in the „owner‟ controller ‟phase, because despite the participation of both employees and children, decisions are concentrated on the founder. It is suggested that the company studied should plan the succession process and intensify the professionalization process, aligning family management with the best market practices.
Keywords: Empresa familiar
Gestão
Modelo dos três círculos
Profissionalização
Family business
Management
Model of the three circles
Professionalization
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17763
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Administração - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GUSTAVO FREITAS ALVES CAVALCANTE - ARTIGO ADMINISTRAÇÃO 2020.pdfGustavo Freitas Alves Cavalcante - Artigo Administração CH 2020338.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.