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Title: Diretrizes para elaboração de plano de uso racional da água em Instituições de Ensino Superior.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Renata Travassos de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RODRIGUES, Andréa Carla Lima.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: BARBOSA, Dayse Luna.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RIBEIRO, Adriana de Freitas Mágero.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAGÃO, Ricardo de.
Keywords: Uso da Água;Ensino Superior;Plano de Ação;Ferramentas da Qualidade;Water Use;Higher Education;Action Plan;Quality Tools
Issue Date: 29-Jun-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, R. T. de. Diretrizes para elaboração de plano de uso racional da água em Instituições de Ensino Superior. 2018. 107 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-graduação em recursos Naturais, Centro de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: As periódicas secas que abrangem o semiárido brasileiro, bem como o grande índice de perdas, sejam devido a vazamentos ou pelo consumo de água proveniente, muitas vezes, do comodismo dos usuários e dos gestores, que tratam os recursos hídricos como ilimitados, são fatores que induzem a diminuição da sua oferta, sendo a efetiva gestão da demanda uma das ferramentas indicadas na busca pela conscientização do uso e conservação da água. Nesse contexto, as Instituições Públicas de Ensino Superior devem ser precursoras na propagação da ideia de racionalização do uso da água, tanto pelo grande consumo inerente à suas atividades, quanto pelo poder de difundir conhecimentos e hábitos sustentáveis. Entendendo os Planos como ferramenta indispensável no processo de gestão, este trabalho teve como objetivo elaborar um plano de ação que promova o uso racional da água no Campus I da Universidade Estadual da Paraíba e que sirva de referência para aplicação nos demais campi da instituição e em outras universidades. Este plano foi elaborado utilizando uma ferramenta simples, porém pouco explorada como instrumento de apoio à gestão de demanda de água: o método 5W2H. O método foi fundamentado em etapas de diagnóstico e prognóstico do consumo e das instalações, no levantamento de custos para implantação das ações propostas através da elaboração de uma planilha orçamentária e na Matriz de prioridades GUT-C (adaptada da Matriz GUT). Por fim, foi analisada a viabilidade em implantar algumas das ações sugeridas através da estimativa do Índice de Redução do consumo e do tempo de retorno do investimento. Os resultados apontaram que, embora o Indicador de Consumo geral da instituição (28,44ℓ/(PEq.dia)) seja inferior ao utilizado como referência para dimensionamento das instalações hidráulicas, é possível reduzi-lo (através da substituição de equipamentos convencionais por equipamentos poupadores – bacias sanitárias e torneiras – e da instalação de arejadores e válvulas de descarga com fechamento hidromecânico em mictórios) em, aproximadamente, 40% do consumo proveniente dos aparelhos onde foram propostas as intervenções, com um tempo de retorno de 26 meses. Além disso, os métodos utilizados para elaboração do Plano de Ação mostraram-se eficazes no sentido de direcionar o planejamento e possível execução das soluções para os problemas verificados. São adaptáveis a qualquer área de conhecimento na qual se faça necessária a tomada de decisão, no entanto, são ferramentas que necessitam de uma reanálise e realimentação, próprias do processo de planejamento.
Abstract: The periodic droughts that occur over the semi-arid region of the Brazilian Northeast, as well as the great loss rates, due to leaks and water consumption, often resulting from indifference of users and managers, who treat water resources as unlimited, are factors that induce reduction of water supply, with effective demand management being one of the tools to seek awareness of water use and its conservation. In this context, Public Institutions of Higher Education should be precursors in the propagation of the idea of water use rationalization, due to the great consumption inherent to its activities and the power to spread knowledge and sustainable habits. Understanding the Plans as indispensable tool for the management process, this this work aimed to elaborate an action plan that promotes the rational use of water in the Campus I of the State University of Paraíba and that serves as reference for application in the other campuses of the institution and in other universities. This plan was elaborated using a simple tool, although little explored, as instrument to support water demand management: the method 5W2H. The method was based on diagnostic and prognostic steps of facilities and consumption, on the costing for implementation of the proposed actions through the elaboration of a budget worksheet and on the GUT-C Priority Matrix (adapted from the GUT Matrix). Finally, it was analyzed the feasibility of implementing some of the proposed actions through the consumption Reduction Index estimation and the payback period. The results indicate that, although the institution's general Consumption Indicator (28.44ℓ/( PEq.day)) is lower than the value used as a reference for the design of the hydraulic installations, it can be reduced (through replacement of conventional equipment by water saving equipments – toilets and taps - and the installation of water saving aerators and automatic closing valves in urinals) in approximately 40% of the consumption related to the devices where interventions were proposed, with a payback period of 26 months. In addition, the methods used to prepare the Action Plan have proved to be effective in guiding the planning and possible execution of solutions to the observed problems. They are adaptable to any area of knowledge in which decision making is necessary, however, they are tools that require a reanalysis and feedback, proper to the planning process.
Keywords: Uso da Água
Ensino Superior
Plano de Ação
Ferramentas da Qualidade
Water Use
Higher Education
Action Plan
Quality Tools
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1777
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

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