Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17806
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, J. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8768298641606696pt_BR
dc.contributor.advisor1SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão.-
dc.contributor.advisor1IDSANTOS, J. A. F. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA JÚNIOR, Aluízio Freire da.-
dc.contributor.referee2BRITO, Leonardo Lira de.-
dc.description.resumoEste trabalho tem o objetivo de apresentar uma pesquisa desenvolvida a partir de uma oficina com atividades didáticas explorando em alguns momentos e outros não, o uso da calculadora em salas de aula. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e foi desenvolvida a partir do seguinte questionamento: Quais as concepções dos alunos do curso de licenciatura em matemática, futuros professores, quanto ao uso da calculadora no processo de ensino de matemática? Tem como objetivo investigar as concepções dos graduandos em matemática sobre o uso da calculadora no ensino da matemática, analisar as contribuições da oficina desenvolvida no processo de reflexão sobre o momento adequado para o uso da calculadora em salas de aula. Para compreendermos a temática, fizemos uma pesquisa bibliográfica sobre aspectos históricos, culturais e pedagógicos da calculadora. A partir de tais estudos, organizamos e desenvolvemos uma oficina com futuros professores e propomos reflexões a partir das situações vivenciadas. A oficina foi realizada com seis graduandos do curso de matemática, futuros professores de matemática. As análises dos dados nos indicaram a importância de se intensificar as discussões sobre o uso da calculadora nas disciplinas da licenciatura em matemática, apresentando aos futuros professores suas potencialidades no ensino da matemática e o rompimento de alguns paradigmas de que o uso de calculadora atrapalha a aprendizagem da matemática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMatemáticapt_BR
dc.titleConcepções sobre o uso da calculadora em sala de aula: uma experiência com graduandos no curso de Licenciatura em Matemáticapt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractThis work aims to present a research developed from a workshop with didactic activities exploring in some moments and others not, the use of the calculator in classrooms. The research is characterized as qualitative and was developed from the following question: What are the conceptions of undergraduate students in mathematics, future teachers, regarding the use of the calculator in the process of teaching mathematics? It aims to investigate students' conceptions of mathematics about the use of the calculator in mathematics teaching, analyze the contributions of the workshop developed in the process of reflection on the appropriate time for the use of the calculator in classrooms. To understand the theme, we did a bibliographical research on the historical, cultural and pedagogical aspects of the calculator. The workshop was held with six undergraduate math graduates, future math teachers. The analysis of the data showed us the importance of intensifying the discussions about the use of the calculator in the subjects of the degree in mathematics, presenting to the future teachers their potentialities in the teaching of mathematics and the breaking of some paradigms of which the use of calculator blocks the learning Of mathematics.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17806-
dc.date.accessioned2021-03-24T13:24:47Z-
dc.date.available2021-03-22-
dc.date.available2021-03-24T13:24:47Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectCalculadorapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectFuturos professorespt_BR
dc.subjectSala de aula - calculadorapt_BR
dc.subjectMatemática - curso - Cuitépt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectCalculatorpt_BR
dc.subjectPedagogical practicept_BR
dc.subjectFuture teacherspt_BR
dc.subjectClassroom - calculatorpt_BR
dc.subjectMathematics - Course - Cuitépt_BR
dc.subjectEnseñanza de las matemáticaspt_BR
dc.subjectPráctica pedagógicapt_BR
dc.subjectFuturos profesorespt_BR
dc.subjectAula - calculadorapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBarbosa, Josenilson Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeConceptions about the use of the calculator in the classroom: a experience with undergraduate sstudents in the Undergraduate Course in Mathpt_BR
dc.title.alternativeConcepciones sobre el uso de la calculadora en el aula: un experiencia con estuarios de pregrado en el Curso de Pregrado en Matemáticapt_BR
dc.identifier.citationBARBOSA, Josenilson Lima. Concepções sobre o uso da calculadora em sala de aula: uma experiência com graduandos no curso de Licenciatura em Matemática. 2017. 68 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2017.pt_BR
dc.description.resumeEste trabajo tiene como objetivo presentar una investigación desarrollada a partir de un taller con actividades didácticas explorando en unos momentos y no en otros, el uso de la calculadora en las aulas. La investigación se caracteriza por ser cualitativa y se desarrolló a partir de la siguiente pregunta: ¿Cuáles son las concepciones de los estudiantes de la carrera de Matemáticas, futuros profesores, sobre el uso de la calculadora en el proceso de enseñanza de las matemáticas? Tiene como objetivo investigar las concepciones de los estudiantes de pregrado en matemáticas sobre el uso de la calculadora en la enseñanza de las matemáticas, para analizar los aportes del taller desarrollados en el proceso de reflexión sobre el tiempo adecuado para el uso de la calculadora en las aulas. Para entender el tema, realizamos una investigación bibliográfica sobre aspectos históricos, culturales y pedagógicos de la calculadora. A partir de dichos estudios, organizamos y desarrollamos un taller con futuros profesores y proponemos reflexiones a partir de las situaciones vividas. El taller se llevó a cabo con seis estudiantes de licenciatura en matemáticas, futuros profesores de matemáticas. El análisis de los datos indicó la importancia de intensificar las discusiones sobre el uso de la calculadora en las disciplinas de la licenciatura en matemáticas, presentando a los futuros profesores con su potencial en la enseñanza de las matemáticas y la ruptura de algunos paradigmas que dificulta el uso de una calculadora aprendizaje de las matemáticas.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSENILSON LIMA BARBOSA - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2017.pdfJosenilson Lima Barbosa - TCC Licenciatura em Matemática CES 2017454.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.