Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17865
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDPEQUENO, V. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5293436428876317pt_BR
dc.contributor.advisor1BEZERRA, Maria Auxiliadora.-
dc.contributor.advisor1IDBEZERRA, M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8478129683261997pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Neyberth Emanuel Pereira dos.-
dc.description.resumoNo atual contexto da globalização a aprendizagem de línguas estrangeiras, proporciona novas possibilidades aos sujeitos, uma vez que facilita a comunicação, por meio do uso das novas tecnologias e proporciona o contato com diferentes culturas. Surge daí a tendência para a aquisição de uma segunda língua desde a tenra idade, o que possibilita a ampliação do campo de atuação do professor de línguas estrangeiras no âmbito da Educação Infantil. Nessa perspectiva, este trabalho foi desenvolvido por meio de uma pesquisa documental, a partir dos relatórios e depoimentos dos alunos de graduação em Letras, língua francesa, da Universidade Federal de Campina Grande, envolvidos nos projetos: A Tecnologia de Informação (TIC) como suporte para o ensino precoce do Francês Língua Estrangeira (FLE), desenvolvido no ano de 2011 e As Comptines como suporte pedagógico para o Ensino do Francês Língua Estrangeira (FLE) na Unidade de Educação Infantil – UFCG, desenvolvido no ano de 2012. E teve como objetivo analisar a contribuição da experiência dos alunos participantes nesses projetos para a formação inicial do professor de língua francesa. Os resultados desse estudo indicam que os projetos se apresentaram como uma alternativa para a complementação da formação acadêmica no cenário da Educação Infantil, ainda inexistente no currículo da Licenciatura em Letras. Além disso, proporcionou aos participantes o desenvolvimento de uma postura reflexiva capaz de promover a autonomia no sentido de perceber lacunas na sua formação e atuar como corresponsável do seu processo de formação docente ao mobilizar estratégias para a atuação em sala de aula. Sinaliza, assim, para a necessidade e a importância de se proporcionar experiências de ensino aprendizagem, no contexto da Educação Infantil, durante a formação inicial do professor nos cursos de Letras com habilitação em língua francesa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleO ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo.pt_BR
dc.date.issued2017-04-12-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17865-
dc.date.accessioned2021-03-26T21:35:52Z-
dc.date.available2021-03-26-
dc.date.available2021-03-26T21:35:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de língua francesapt_BR
dc.subjectFrancês para criançaspt_BR
dc.subjectProfessor reflexivopt_BR
dc.subjectFormação docente - Francêspt_BR
dc.subjectLíngua francesa - ensino para criançaspt_BR
dc.subjectProfessor de língua francesa - formaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantil - língua francesapt_BR
dc.subjectEnseignement du français - Enfantspt_BR
dc.subjectFrench Language Teaching - Childrenpt_BR
dc.subjectFrench for childrenpt_BR
dc.subjectFrançais pour les enfantspt_BR
dc.subjectFormation des enseignants - françaispt_BR
dc.subjectTeacher training - Frenchpt_BR
dc.subjectFrench language - teaching for childrenpt_BR
dc.subjectLangue française - enseignement pour les enfantspt_BR
dc.subjectProfesseur de langue française - formationpt_BR
dc.subjectFrench language teacher - trainingpt_BR
dc.subjectEarly childhood education - French languagept_BR
dc.subjectÉducation de la petite enfance - Langue françaisept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorPEQUENO, Vanessa Cavalcante.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeL'enseignement du français langue étrangère aux enfants et leurs contributions à la formation d'un professeur réflexif.pt_BR
dc.identifier.citationPEQUENO, Vanessa Cavalcante. O ensino de Francês língua estrangeira para crianças e suas contribuições para a formação do professor reflexivo. 2017. 59f (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17865pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VANESSA CAVALCANTE PEQUENO - TCC LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA FRANCESA 2017.pdfVanessa Cavalcante Pequeno - TCC Letras Língua Portuguesa e Língua Francesa CH 20171.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.