Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17866
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMIRANDA, D. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3392141463309428pt_BR
dc.contributor.advisor1PINHEIRO-MARIZ, Josilene.-
dc.contributor.advisor1IDPINHEIRO-MARIZ, J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4945243844289619pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Maria Angélica de.-
dc.contributor.referee2AVELINO, Núbia Veronica Ferreira.-
dc.description.resumoCom o avanço da luta e da crítica feminista em consonância com os movimentos sociais, cada vez mais temos visto mulheres produzindo arte, dentre as quais, podemos ressaltar romances gráficos. Elas têm encontrado nas páginas coloridas dos romances gráficos uma forma de demonstrar resistência ao patriarcalismo, resultando em um comportamento entendido como o empoderamento da mulher e também a tomada de consciência sobre sua condição. Algumas autoras africanas como Marguerite Abouet têm se dedicado a desconstruir estereótipos a respeito da África, e também conduzir jovens africanas a se conscientizarem da força que tem a voz feminina na desconstrução dessas representações, sobre seus próprios corpos e ainda sobre as suas próprias vidas. Diante disso, temos como questionamento de pesquisa a seguinte indagação: como o pensamento da jovem mulher marfinense dos anos de 1970 é construído a partir da personagem Aya, no romance gráfico intitulado Aya de Yopougon? Para responder a tal questão norteadora, temos como objetivo geral desta pesquisa analisar aspectos sociais e comportamentais que caracterizam o pensamento da jovem mulher marfinense dos anos de 1970, verificando como é construído na personagem Aya no romance gráfico Aya de Yopougon, nos volumes de 1, 2 e 3. Como objetivos específicos, buscamos: estudar o romance gráfico, verificando características que permitem a sua leitura enquanto obra literária; tecer ponderações sobre a personagem feminina na literatura infanto-juvenil africana; e, identificar as questões culturais que a personagem Aya coloca em evidência, bem como observar as visões a respeito delas. A fim de atingir os objetivos supracitados, ancoramo-nos em estudos anteriormente realizados por Zappone e Wielewicki (2005); Cagnin (2014); Dürrenmatt (2013) Huannou (2001); Moisés (2006) e também em Brait (1999); Boni (2011); Chevrier (1999); Zolin (2009), dentre outros. O corpus da pesquisa é composto pelos três primeiros volumes do romance gráfico Aya de Yopougon e a nossa pesquisa se qualifica como pesquisa qualitativa, e possui traços de pesquisa descritiva, exploratória e bibliográfica. Os nossos resultados apontam que o romance gráfico é um gênero promissor na desconstrução de estereótipos sobre o continente africano e as mulheres africanas e que a referida obra é representativa do discurso de 1970.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleA jovem mulher Marfinense dos anos 1970: um estudo da personagem Aya do Romance Gráfico Aya de Yopougon.pt_BR
dc.date.issued2016-10-07-
dc.description.abstractWith the advancement of the feminist struggle and critique in line with the social movement, we have increasingly seen women producing graphic novels. Women have found in the colorful pages of graphic novels a way of showing resistance to patriarchy and women's empowerment, as a way to be aware of their condition. African authors such as Marguerite Abouet have dedicated themselves to the deconstruction of the image about Africa and the empowerment of young girls about the female voice strength in the deconstruction of stereotypes about Africa, their own body and life. Therefore, we have as a research question the following: how is the thinking of the young Ivorian woman of the 1970s built on the character Aya from the graphic novel Aya de Yopougon? To answer this question, we list as a general objective of this research to analyze social and behavioral aspects that characterize the thinking of the young Ivorian woman of the 1970s, and to observe how it is built in the character Aya in the graphic novel Aya de Yopougon- volumes 1 to 3, and as specific objectives we have: to study the graphic novel, by checking features that may be read as a literary work; to weave considerations about the female character in African children's literature and to identify cultural issues that the character Aya highlights, as well as her views about them. In order to achieve the objectives above, we rely on previous studies by Zappone and Wielewicki (2005); Cagnin (1975); Dürrenmatt (2013) Huannou (2001); Moses (2006). Brait (1999); Boni (2011); Chevrier (1999); Zolin (2009), among others. The corpus of the research is composed of the first three volumes of the graphic novel Aya de Yopougon and our research is characterized as qualitative research, and has traces of descriptive, exploratory and bibliographic research. Our results show that the graphic novel is a promising genre in the deconstruction of stereotypes about Africa and African women and that this work is representative of the 1970 discourse.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17866-
dc.date.accessioned2021-03-27T14:03:28Z-
dc.date.available2021-03-27-
dc.date.available2021-03-27T14:03:28Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEscritoras africanaspt_BR
dc.subjectMulher Marfinense - anos 1970pt_BR
dc.subjectRomance gráfico - Aya de Yopougonpt_BR
dc.subjectAya de Yopougon - romance gráficopt_BR
dc.subjectEstudo de personagem - literatura africanapt_BR
dc.subjectCrítica e interpretação literáriapt_BR
dc.subjectLiteratura africanapt_BR
dc.subjectFeminismo - literatura africanapt_BR
dc.subjectEstereótipo feminino - romance gráficopt_BR
dc.subjectMulher negra - romance gráficopt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenil africanapt_BR
dc.subjectFeminismo na África - anos 1970pt_BR
dc.subjectPensamento feminista - África 1970pt_BR
dc.subjectÁfrica Negra do Oeste - Libertação e resistênciapt_BR
dc.subjectMulher Africana - estereótipospt_BR
dc.subjectPoligamia masculinapt_BR
dc.subjectDireito sobre o próprio corpopt_BR
dc.subjectÉcrivains africainspt_BR
dc.subjectAfrican Writerspt_BR
dc.subjectIvorian Woman - 1970spt_BR
dc.subjectFemme ivoirienne - années 1970pt_BR
dc.subjectRoman graphique - Aya de Yopougonpt_BR
dc.subjectGraphic novel - Aya de Yopougonpt_BR
dc.subjectCharacter study - African literaturept_BR
dc.subjectEtude de caractère - Littérature africainept_BR
dc.subjectLittérature africainept_BR
dc.subjectAfrican Literaturept_BR
dc.subjectFeminism - African Literaturept_BR
dc.subjectFéminisme - Littérature africainept_BR
dc.subjectStéréotype féminin - roman graphiquept_BR
dc.subjectFemale stereotype - graphic novelpt_BR
dc.subjectBlack Woman - Graphic Novelpt_BR
dc.subjectFemme noire - Roman graphiquept_BR
dc.subjectLittérature enfantine africainept_BR
dc.subjectAfrican children's literaturept_BR
dc.subjectFeminist thinking - Africa 1970pt_BR
dc.subjectPensée féministe - Afrique 1970pt_BR
dc.subjectAfrique de l'Ouest noire - Libération et résistancept_BR
dc.subjectBlack West Africa - Liberation and resistancept_BR
dc.subjectAfrican Woman - stereotypespt_BR
dc.subjectFemme africaine - stéréotypespt_BR
dc.subjectPolygamie masculine - Afriquept_BR
dc.subjectMale polygamy - Africapt_BR
dc.subjectRight over one's own body - womenpt_BR
dc.subjectJuste au-dessus de son propre corps - les femmespt_BR
dc.subjectJusto sobre el propio cuerpo - mujerespt_BR
dc.subjectMujer de Costa de Marfil - Década de 1970pt_BR
dc.subjectMujer Marfinensept_BR
dc.subjectNovela gráfica - Aya de Yopougonpt_BR
dc.subjectEstudio del carácter - literatura africanapt_BR
dc.subjectFeminismo - Literatura africanapt_BR
dc.subjectEstereotipo femenino - novela gráficapt_BR
dc.subjectLiteratura infantil africanapt_BR
dc.subjectMujer africana - estereotipospt_BR
dc.subjectÁfrica occidental negra - Liberación y resistenciapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMIRANDA, Déborah Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLa jeune ivoirienne des années 1970: une étude du personnage Aya de la Romance graphique Aya de Yopougon.pt_BR
dc.identifier.citationMIRANDA, Déborah Alves. A jovem mulher Marfinense dos anos 1970: um estudo da personagem Aya do Romance Gráfico Aya de Yopougon. 2016. 89f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17866pt_BR
dc.description.resumeAvec le progrès de la lutte et de la critique féministe en face des luttes des mouvements sociaux, chaque fois on voit plus de romans graphiques produits par des femmes. Les femmes ont rencontré dans les pages colorés des romans graphiques une forme de montrer la résistance au patriarcalisme, ce qui devient le pouvoir d’émanciper des femmes pour avoir conscience de sa condition féminine. Des auteures africaines comme Marguerite Abouet se dédient à déconstruction de l’image à propos de l’Afrique et aussi d’aider les jeunes africaines à la prise de cosncience de la force de la voix féminine dans la déconstruction de stéréotypes sur le continent africain, son propre corps et sa vie. À partir de point de vue, nous avons comme question de recherche : comment la pensée de la jeune femme ivoirienne des années 190 est-il construite dans le personnage Aya à partir du roman graphique Aya de Yopougon ? Pour répondre à ce questionnement, nous avons choisi comme objectif général de cette recherche : analyser des aspects sociaux et comportementaux qui qualifient la pensée de la jeune femme ivoirienne des années 1970, en vérifiant comment sont-ils construits dans le personnage Aya du roman graphique Aya de Yopougon- tomes 1, 2 et 3, et comme objectifs spécifiques, on a : étudier le roman graphique, en vérifiant des caractéristiques qui nous permettent le lire comme une oeuvre littéraire ; discuter à propos du personnage féminin dans la littérature de jeunesse africaine et identifier des questions culturelles qui le personnage Aya met en évidence et quelles sont sa visions à ses propos. À fin de réponder aux objectifs ci-dessus, nous nous appuyons sur les études antérieures réalisées par Zappone e Wielewicki (2005); Cagnin (1975); Dürrenmatt (2013) Huannou (2001); Moisés (2006). Brait (1999); Boni (2011); Chevrier (1999); Zolin (2009), parmi d’autres. Le corpus de la recherche est composé par les trois premiers tomes du roman graphique Aya de Yopougon et notre recherche se qualifie comme recherche qualitative et a des traits de recherche descriptive, exploratoire et bibliographique. Nos résultats montrent que le roman graphique est un genre prometteur dans la déconstruction de stéréotypes sur l’Afrique et les femmes Africaines et que cette oeuvre est représentative du discours féministe de 1970.pt_BR
dc.description.resumenCon el avanzo de la lucha y de la crítica feminista en consonancia con el movimiento social, cada vez más hemos visto mujeres que producen novelas gráficas. Las mujeres han encontrado en las coloridas páginas de las novelas gráficas una forma de mostrar resistencia al patriarcado y empoderamiento de la mujer para el despertar de conciencia acerca de su condición. Autoras africanas como Marguerite Abouet se han dedicado a desconstruyer la imagen sobre África y también para potenciar a las jóvenes chicas acerca de la fuerza de la voz femenina en la deconstrucción de los estereotipos sobre el continente africano y sobre su propio cuerpo y vida. Por lo tanto, tenemos como cuestionamiento de investigación la siguiente pregunta: ¿cómo el pensamiento de la joven mujer marfinense de la década de 1970 es construido en el personaje Aya a partir de la novela gráfica Aya de Yopougon? Para responder a esta pregunta, elegimos como objetivo general de esta investigación analizar los aspectos sociales y de comportamiento que caracterizan el pensamiento de la joven mujer marfinense de los años 70, verificando como se construye en la personaje Aya en la novela gráfica Aya Yopougon - volúmenes de 1 a 3 y como objetivos específicos tenemos: estudiar la novela gráfica, verificando características que pueden ser leídas en cuanto obra literaria; tejer consideraciones sobre el personaje femenino en la literatura infanto-juvenil africana, identificar cuestiones culturales que la personaje Aya pone en evidencia y cuáles son sus puntos de vista sobre ellos. Con el fin de alcanzar los objetivos anteriores, nos basamos en estudios previos de Zappone y Wielewicki (2005); Cagnin (1975); Dürrenmatt (2013) Huannou (2001); Moses (2006). Brait (1999); Boni (2011); Chevrier (1999); Zolin (2009), entre otros. El corpus de la investigación se compone de los tres primeros volúmenes de la novela gráfica de Aya de Yopougon y nuestra investigación se califica como la investigación cualitativa, y posee rasgos de investigación descriptiva, exploratoria y bibliográfica. Nuestros resultados apuntan que la novela gráfica es un género prometedor en la desconstrucción de estereotipos sobre el continente africano y las mujeres africanas y que la referida obra es la representación del discurso de 1970.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DÉBORAH ALVES MIRANDA - TCC LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA FRANCESA 2016.pdfDéborah Alves Miranda - TCC Letras Língua Portuguesa e Língua Francesa CH 20166.44 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.