Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17872
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDJORGE, A. B. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1CRUZ, Neide de Fátima Cesar da.-
dc.contributor.advisor1IDCRUZ, N. F. C.pt_BR
dc.contributor.referee1COSTA, Marco Antônio Margarido.-
dc.contributor.referee2ALMEIDA, Normando Brito de.-
dc.description.resumoA participação em dois projetos de pesquisa de PIBIC nos anos 2016/2017 e 2017/2018 (CAPES/CNPq) cujos objetos de estudo eram livros didáticos de pronúncia do inglês para brasileiros nos envolveu no tema ensino de pronúncia para brasileiros. Além disso, pesquisas em sala de aula que investigam o ensino de pronúncia do inglês para brasileiros ainda é um tema pouco explorado no Brasil (cf. LIMA JÚNIOR, 2010; RAMOS, 2014). Desta forma, percebemos a necessidade de compreender e refletir sobre a prática de um professor em um curso de pronúncia de língua inglesa para um público específico de aprendizes brasileiros. Nossos objetivos específicos são: (1) identificar quais aspectos do sistema sonoro da língua inglesa são abordados por um professor ao longo de um curso de pronúncia do inglês para aprendizes brasileiros; e (2) investigar de que forma o professor apresenta tais sons. Este estudo se caracteriza como qualitativo (MOREIRA; CALEFFE, 2006) do tipo etnográfico (ANDRÉ, 1995). Os dados coletados consistem em gravações de trechos das aulas do curso de pronúncia English Pronunciation for Brazilian Learners que foi ofertado pelo programa Inglês sem Fronteiras, na UFCG. Além das aulas gravadas, um questionário foi aplicado ao professor participante. Como suporte teórico, apresentamos o conceito e a origem de pesquisas em sala de aula (ALLWRIGHT; BAILEY, 2004); alguns estudos em sala de aula desenvolvidos no Brasil (D’ELY; MOTA, 2004; PAULA, 2010; REIS, 2015); e características da pronúncia do aprendiz brasileiro de inglês (LIEFF; NUNES, 1993; BAPTISTA, 2001; SCHUMACHER; et al, 2002; GODOY; et al, 2006; LIEFF; et al, 2010; SILVA, 2015). A análise foi dividida em quatro categorias: (1) Consoantes; (2) Vogais; (3) Acentuação; e (4) Inserção de vogal. Para cada som descrito nas categorias de análise, apresentamos excertos dos trechos transcritos das aulas, baseando-nos nas normas de Allwright e Bailey (2004). Os resultados apontam que os sons abordados pelo professor ao longo do curso English Pronunciation for Brazilian Learners correspondem àqueles considerados difíceis para aprendizes brasileiros. Ao apresentar tais sons, percebemos que o professor utilizou duas técnicas de ensino: (1) Comparação das diferenças fonológicas entre o Português Brasileiro (PB) e o inglês; e (2) Relação das dificuldades dos brasileiros com resultados de pesquisa em inteligibilidade de pronúncia de brasileiros. A comparação entre as diferenças fonológicas dos dois idiomas em questão nos revelou que na prática do professor subjaz a teoria da Análise Contrastiva (CELCE-MURCIA, 2010). A presença de resultados de pesquisas nos fez refletir sobre a relação entre pesquisa e ensino, tal qual a presença dessa teoria de aquisição fonológica nos fez refletir acerca da importância de considerar a língua materna do aprendiz durante o processo de aquisição de pronúncia de uma língua estrangeira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanas.pt_BR
dc.subject.cnpqLetraspt_BR
dc.titleA prática docente no ensino de pronúncia do inglês para brasileiros.pt_BR
dc.date.issued2018-08-03-
dc.description.abstractThe participation on two research projects of PIBIC in 2016/2017 and 2017/2018 (CAPES/CNPq), which the studying object was textbooks of English pronunciation for Brazilians involved us in the theme pronunciation teaching for Brazilians. Besides, classroom research that investigates English pronunciation teaching for Brazilians still is an unexplored theme in Brazil (cf. LIMA JÚNIOR, 2010; RAMOS, 2014). Therefore, we felt the necessity to comprehend and reflect on the practice of a teacher in an English pronunciation course for Brazilian learners. The specific objectives are: (1) to identify which aspects of the sound system of English are approached by the teacher throughout the course; and (2) to investigate in which way the teacher presents these sounds. This study is characterized as qualitative (MOREIRA; CALEFFE, 2006) of ethnographical type (ANDRÉ, 1995). The data collected consists on recordings of passages of the classes of the pronunciation course English Pronunciation for Brazilian Learners, which was offered by the program Inglês sem Fronteiras, at UFCG. Besides recording classes, a questionnaire was applied to the teacher. As theoretical support, we present the concept and the origin of classroom research (ALLWRIGHT; BAILEY, 2004); some classroom studies developed in Brazil (D’ELY; MOTA, 2004; PAULA, 2010; REIS, 2015); and pronunciation characteristics of Brazilian learners’ English (LIEFF; NUNES, 1993; BAPTISTA, 2001; SCHUMACHER; et al, 2002; GODOY; et al, 2006; LIEFF; et al, 2010; SILVA, 2015). The analysis was divided into four categories: (1) Consonants; (2) Vowels; (3) Stress; e (4) Vowel insertion. For each sound described in the categories, we present excerpts of the class passages which were transcribed, based on the norms of Allwright and Bailey (2004). The results show that the sounds approached by the teacher throughout the course English Pronunciation for Brazilian Learners correspond to those considered difficult to Brazilian learners. We noticed that, when presenting these sounds, the teacher used two teaching techniques: (1) Comparison of the phonological differences between Brazilian Portuguese (BP) and English; and (2) Relation of the Brazilian difficulties with results of Brazilian pronunciation intelligibility. The comparison between the phonological differences of the two languages revealed to us that in the teacher’s practice underlies Contrastive Analysis (CELCE-MURCIA, 2010). The presence of the research results made us reflect about the relation between research and teaching, and the presence of this phonological acquisition theory made us reflect about the importance of considering the learner’s mother tongue during the process of pronunciation acquisition of a foreign language.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17872-
dc.date.accessioned2021-03-29T18:48:52Z-
dc.date.available2021-03-29-
dc.date.available2021-03-29T18:48:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPronúncia do inglês - ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de inglês - pronúnciapt_BR
dc.subjectPrática docente - ensino de inglêspt_BR
dc.subjectLivros didáticos - inglês - pronúnciapt_BR
dc.subjectEnsino de pronúncia para brasileiros - inglêspt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - ensino de pronúncia para brasileirospt_BR
dc.subjectEnglish Pronunciation for Brazilian Learnerspt_BR
dc.subjectEnglish pronunciation - teachingpt_BR
dc.subjectPronunciación de inglés - enseñanzapt_BR
dc.subjectEnseñanza de inglés - Pronunciaciónpt_BR
dc.subjectTeaching English - Pronunciationpt_BR
dc.subjectTeaching practice - teaching Englishpt_BR
dc.subjectPráctica docente - enseñanza de ingléspt_BR
dc.subjectLibros de texto - Inglés - Pronunciaciónpt_BR
dc.subjectTextbooks - English - Pronunciationpt_BR
dc.subjectPronunciation teaching for Brazilians - Englishpt_BR
dc.subjectEnseñanza de pronunciación para brasileños - ingléspt_BR
dc.subjectIdioma inglés - pronunciación pronunciación para brasileñospt_BR
dc.subjectEnglish language - pronunciation pronunciation for Brazilianspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorJORGE, Ana Beatriz Miranda.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching practice in teaching English pronunciation to Brazilians.pt_BR
dc.identifier.citationJORGE, Ana Beatriz Miranda. A prática docente no ensino de pronúncia do inglês para brasileiros. 2018. 69f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17872pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA BEATRIZ MIRANDA JORGE - TCC LETRAS - LÍNGUA INGLESA 2018.pdfAna Beatriz Miranda Jorge - TCC Letras - Língua Inglesa CH 2018670.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.