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dc.creator.IDSANTOS, V. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2643772942068839pt_BR
dc.contributor.advisor1PIRES , Carlos Eduardo Santos.-
dc.contributor.advisor1IDPIRES, C. E. S.pt_BR
dc.contributor.advisor2NASCIMENTO FILHO, Dimas Cassimiro do.-
dc.contributor.advisor2IDNASCIMENTO FILHO, D. C.pt_BR
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3151296501932443pt_BR
dc.contributor.referee1MARINHO , Leandro Balby.-
dc.contributor.referee2GAMA, Kiev Santos da.-
dc.description.resumoAtrasos nas viagens e superlotação de ônibus são algumas das insatisfações diárias dos usuários de transporte público. Esses problemas podem estar associados aos aglomerados de ônibus, eventos que ocorrem quando dois ou mais ônibus estão executando a mesma rota juntos, ou seja, chegam no mesmo horário nas paradas de ônibus. Devido à natureza estocástica do tráfego, um horário programado estático não é eficaz para evitar a ocorrência desses eventos; assim, são necessárias ações preventivas para melhorar a confiabilidade do sistema de transporte público. Os trabalhos já propostos no contexto preditivo de aglomerados de ônibus apresentam ainda limitações relacionadas à frequência ou privacidade dos dados utilizados, além da eficácia limitada à contextos específicos. Assim, este trabalho propõe um ensemble baseado em modelos de árvores de decisão para prever a formação de aglomerados de ônibus. O ensemble utiliza dados de geolocalização de ônibus, dados programados, dados de clima, da situação de tráfego e é composto pelos modelos Random Forest, XGBoost e CatBoost. Além disso, uma técnica de aprendizagem incremental é incorporada ao modelo proposto para continuamente atualizá-lo de acordo com a chegada de novos dados em tempo real. A eficácia do modelo é demonstrada com o uso de dados reais de duas cidades brasileiras e comparada com quatro modelos competidores: Regressão Linear, Regressão Logística, Support Vector Machine e Relevance Vector Machine. De acordo com os resultados, o modelo proposto é capaz de alcançar uma eficácia entre 73% − 80%, superior aos modelos competidores avaliados, e pode ser usado para prever a formação de aglomerados de ônibus em tempo real até dez paradas antes da ocorrência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleUm ensemble baseado em árvores de decisão para predizer a ocorrência de aglomerados de ônibus.pt_BR
dc.contributor.advisor1ILatteshttp://lattes.cnpq.br/4986021622366786pt_BR
dc.date.issued2020-10-06-
dc.description.abstractTravel delays and bus overcrowding are some of the daily dissatisfactions of public transportation users. These problems may be caused by bus bunching, an event that occurs when two or more buses are running the same route together, i.e., arriving at the same time at the bus stops. Due to the stochastic nature of the traffic, a static schedule is not effective to avoid the occurrence of these events; thus, preventive actions are necessary to improve the reliabil ity of the public transportation system. The works already proposed in the predictive context of bus bunching still have limitations related to the frequency or privacy of the data used, in addition to the effectiveness limited to specific contexts. Therefore, we propose a decision tree-based ensemble model to predict bus bunching. We use an ensemble of Random Forest, XGBoost and CatBoost models with buses geolocation, scheduled, weather and traffic situation data. In addition, an incremental learning technique was incorporated into the proposed model to continuously update it according new data arrives in real-time. The efficacy of the proposed model has been demonstrated using real data sets of two brazilian cities and has been compared with four competitors: Linear Regression, Logistic Regression, Support Vector Machine and Relevance Vector Machine. According to the results, the proposed model can achieve an efficacy between 73% − 80%, higher than the evaluated competitors models, and can be used to predict bus bunching in real-time up to ten stops before their occurrence.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17873-
dc.date.accessioned2021-03-29T19:03:39Z-
dc.date.available2021-03-29-
dc.date.available2021-03-29T19:03:39Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectTransporte Públicopt_BR
dc.subjectAglomerado de Ônibuspt_BR
dc.subjectAprendizagem de Máquinapt_BR
dc.subjectHeadwaypt_BR
dc.subjectPublic Transportationpt_BR
dc.subjectBus Bunchingpt_BR
dc.subjectMachine Learningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS , Veruska Borges-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAn ensemble based on decision trees to predict the occurrence of bus clusters.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.relationINESpt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, V. B. Um ensemble baseado em árvores de decisão para predizer a ocorrência de aglomerados de ônibus. 2020. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

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