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Title: Análise do desempenho estrutural de um trecho da BR 101 em Pernambuco com o auxílio de instrumentação IN SITU.
Other Titles: Analysis of the structural performance of a stretch of BR 101 in Pernambuco with the aid of IN SITU instrumentation.
???metadata.dc.creator???: ZIEGLER, Christian Rafael.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: PATRÍCIO, Jonny Dantas.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRITO, Lélio Antônio Teixeira.
Keywords: Análise estrutural;Structural analysis;Análisis estructural;Deformação;Deformación;Deformation;Tensão;Voltage;Voltaje;Instrumentos medidores;Instrumentos de medición;Measuring instruments;Retroanálise;Retroanalysis;Retroanálisis
Issue Date: Jan-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ZIEGLER, C. R. Análise do desempenho estrutural de um trecho da BR 101 em Pernambuco com o auxílio de instrumentação IN SITU. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais, Centro de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17877
???metadata.dc.description.resumo???: A necessidade do desenvolvimento e aprimoramento dos sistemas de análise estrutural dos pavimentos flexíveis possibilitou o surgimento de novos instrumentos de avaliação do seu desempenho mecânico. A instrumentação fundamenta-se na instalação de aparelhos medidores dos tipos strain gages, células de tensão e termopares. Estes, possibilitam a medição de deformação, tensão e temperatura, viabilizando uma análise aprofundada acerca da estrutura do pavimento e de suas patologias desenvolvidas. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o desempenho estrutural de um trecho reestruturado da BR-101 na cidade de Recife por meio da instrumentação do pavimento. Para tanto, foi feita uma caracterização funcional e mecânica dos diferentes tipos de misturas asfálticas utilizados. Posteriormente foram instalados instrumentos medidores em diferentes camadas do pavimento e desenvolvido um software para a filtragem e organização dos dados recebidos pelas leituras registradas para cada veículo. Por fim, foi realizada a avaliação estrutural não destrutiva por meio do aparelho FWD. Os resultados foram satisfatórios para a instalação dos instrumentos medidores com uma taxa de funcionamento de 57% para os strain gages e 50% das células de tensão e termopares. Os valores de deformação foram da ordem de 330 a 380 με e a pressão vertical de cerca de 420 kPa. Comparando-se valores médios obtidos na instrumentação com os calculados na retroanálise, notou-se resultados similares entre as deformações e tensões encontradas. Portanto, a utilização da instrumentação in situ se provou como um artificio de grande valor para a análise do desempenho estrutural do pavimento estudado, demonstrando valores de tensão e deformação similares aos encontrados na utilização de outros métodos de análise.
Abstract: The need to develop and improve structural analysis systems for flexible pavements enabled the emergence of new evaluation methods of its mechanical behavior. Instrumentation is based on install strain gages, pressure cells and thermostats. These, make it possible to measure strain, stress and temperature, enabling a deeper analysis of pavement structures and its developed pathologies. This research aims to analyze the structural performance of a restructured stretch of BR-101 in Recife, by means of pavements instrumentation. Thereunto, a functional and mechanical characterization of the different asphalt mixture types was made. Subsequently, measuring instruments were installed in different layers of the pavement and a software was developed to filter and organize the received data from the recorded readings of each vehicle. Finally, a non-destructive structural evaluation was performed using the FWD device. Results were satisfactory for the installation of measuring instruments with an operating rate of 57% for the strain gages and 50% for tension cells and thermostats. Strain values were in range of 330 to 380 με and vertical pressure was about 420 kPa. Comparing the average values obtained in the instrumentation with those calculated in the retroanalysis, similar results were noted between deformation and stress. Therefore, using instrumentation proved to be a valuable device to analyze structural performance of this pavement, demonstrating similar stress and deformation values to those found in other analysis methods.
Keywords: Análise estrutural
Structural analysis
Análisis estructural
Deformação
Deformación
Deformation
Tensão
Voltage
Voltaje
Instrumentos medidores
Instrumentos de medición
Measuring instruments
Retroanálise
Retroanalysis
Retroanálisis
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil
Saneamento Ambiental
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17877
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

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CHRISTIAN RAFAEL ZIEGLER - DISSERTAÇÃO (PPGECA) 2021.pdfChristian Rafael Ziegler - Dissertação PPGECA CTRN 20215.01 MBAdobe PDFView/Open


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