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dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7811416151275780pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, John Kennedy Guedes.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, J. K. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7834302744515283pt_BR
dc.contributor.advisor-co1PATRÍCIO, Jonny Dantas.-
dc.contributor.advisor-co1IDPATRICIO, J. D.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4467510175248835pt_BR
dc.contributor.referee1LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.-
dc.contributor.referee2BRITO, Lélio Antônio Teixeira.-
dc.description.resumoA necessidade do desenvolvimento e aprimoramento dos sistemas de análise estrutural dos pavimentos flexíveis possibilitou o surgimento de novos instrumentos de avaliação do seu desempenho mecânico. A instrumentação fundamenta-se na instalação de aparelhos medidores dos tipos strain gages, células de tensão e termopares. Estes, possibilitam a medição de deformação, tensão e temperatura, viabilizando uma análise aprofundada acerca da estrutura do pavimento e de suas patologias desenvolvidas. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o desempenho estrutural de um trecho reestruturado da BR-101 na cidade de Recife por meio da instrumentação do pavimento. Para tanto, foi feita uma caracterização funcional e mecânica dos diferentes tipos de misturas asfálticas utilizados. Posteriormente foram instalados instrumentos medidores em diferentes camadas do pavimento e desenvolvido um software para a filtragem e organização dos dados recebidos pelas leituras registradas para cada veículo. Por fim, foi realizada a avaliação estrutural não destrutiva por meio do aparelho FWD. Os resultados foram satisfatórios para a instalação dos instrumentos medidores com uma taxa de funcionamento de 57% para os strain gages e 50% das células de tensão e termopares. Os valores de deformação foram da ordem de 330 a 380 με e a pressão vertical de cerca de 420 kPa. Comparando-se valores médios obtidos na instrumentação com os calculados na retroanálise, notou-se resultados similares entre as deformações e tensões encontradas. Portanto, a utilização da instrumentação in situ se provou como um artificio de grande valor para a análise do desempenho estrutural do pavimento estudado, demonstrando valores de tensão e deformação similares aos encontrados na utilização de outros métodos de análise.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.subject.cnpqSaneamento Ambientalpt_BR
dc.titleAnálise do desempenho estrutural de um trecho da BR 101 em Pernambuco com o auxílio de instrumentação IN SITU.pt_BR
dc.date.issued2021-01-
dc.description.abstractThe need to develop and improve structural analysis systems for flexible pavements enabled the emergence of new evaluation methods of its mechanical behavior. Instrumentation is based on install strain gages, pressure cells and thermostats. These, make it possible to measure strain, stress and temperature, enabling a deeper analysis of pavement structures and its developed pathologies. This research aims to analyze the structural performance of a restructured stretch of BR-101 in Recife, by means of pavements instrumentation. Thereunto, a functional and mechanical characterization of the different asphalt mixture types was made. Subsequently, measuring instruments were installed in different layers of the pavement and a software was developed to filter and organize the received data from the recorded readings of each vehicle. Finally, a non-destructive structural evaluation was performed using the FWD device. Results were satisfactory for the installation of measuring instruments with an operating rate of 57% for the strain gages and 50% for tension cells and thermostats. Strain values were in range of 330 to 380 με and vertical pressure was about 420 kPa. Comparing the average values obtained in the instrumentation with those calculated in the retroanalysis, similar results were noted between deformation and stress. Therefore, using instrumentation proved to be a valuable device to analyze structural performance of this pavement, demonstrating similar stress and deformation values to those found in other analysis methods.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17877-
dc.date.accessioned2021-03-30T02:02:51Z-
dc.date.available2021-03-29-
dc.date.available2021-03-30T02:02:51Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectAnálise estruturalpt_BR
dc.subjectStructural analysispt_BR
dc.subjectAnálisis estructuralpt_BR
dc.subjectDeformaçãopt_BR
dc.subjectDeformaciónpt_BR
dc.subjectDeformationpt_BR
dc.subjectTensãopt_BR
dc.subjectVoltagept_BR
dc.subjectVoltajept_BR
dc.subjectInstrumentos medidorespt_BR
dc.subjectInstrumentos de mediciónpt_BR
dc.subjectMeasuring instrumentspt_BR
dc.subjectRetroanálisept_BR
dc.subjectRetroanalysispt_BR
dc.subjectRetroanálisispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorZIEGLER, Christian Rafael.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the structural performance of a stretch of BR 101 in Pernambuco with the aid of IN SITU instrumentation.pt_BR
dc.identifier.citationZIEGLER, C. R. Análise do desempenho estrutural de um trecho da BR 101 em Pernambuco com o auxílio de instrumentação IN SITU. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais, Centro de Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17877pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

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CHRISTIAN RAFAEL ZIEGLER - DISSERTAÇÃO (PPGECA) 2021.pdfChristian Rafael Ziegler - Dissertação PPGECA CTRN 20215.01 MBAdobe PDFView/Open


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