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Title: Elementos pictográficos (emojis) em social commerce e suas influências no consumidor.
Other Titles: Pictographic elements (emojis) in social commerce and their influences on the consumer.
???metadata.dc.creator???: LEMOS, Cláudia de Sá.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AGUIAR, Edvan Cruz.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MACHADO, Petruska de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MELO, Francisco Vicente Sales de.
Keywords: Comportamento de consumo;Consumption behavior;Comportamiento de consumo;Social commerce;Comercio social;Comércio social;Emojis;Teoria da presença social;Theory of social presence;Teoría de la presencia social
Issue Date: 24-Feb-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LEMOS, C. de Sá. Elementos pictográficos (emojis) em social commerce e suas influências no consumidor. 2021. 130 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: No Social commerce as atividades de compra foram associadas às interações sociais, em que os consumidores compartilham avaliações e classificações sobre bens e serviços. Nesse contexto, os emojis complementam informações textuais, exercendo influências sobre outros consumidores. Este artigo explica como o efeito da presença de elementos pictográficos (emojis) sobre o comportamento de compra em plataformas de social commerce se relaciona com valência do comentário (positivo/negativo) de outros consumidores e tipo de serviço (utilitário/hedônico). Realizaram-se 3 experimentos em que emojis, tipo do serviço e valência dos comentários foram manipulados em cenários de compra de produto e serviços. Os resultados evidenciaram que: emojis influenciam confiança, sensação de presença social e intenção de compra dos consumidores; seus efeitos são moderados pelo tipo de serviço e valência dos comentários. Os resultados reforçam o pressuposto central de que os emojis são elementos constitutivos do e-commerce por serem como pistas da presença social online.
Abstract: In Social commerce, shopping activities were associated with social interactions, in which consumers share assessments and ratings about goods and services. In this context, emojis complement textual information, influencing other consumers. This article explains how the effect of the presence of pictographic elements (emojis) on the shopping behavior on social commerce platforms is related to the comment value (positive / negative) of other consumers and type of service (utilitarian / hedonic). 3 experiments were carried out in which emojis, type of service and valence of comments were manipulated in product and service purchase scenarios. The results showed that: emojis influence consumer confidence, sense of social presence and purchase intention; its effects are moderated by the type of service and the valence of the comments. The results reinforce the central assumption that emojis are constitutive elements of s-commerce as they are clues to the online social presence.
Keywords: Comportamento de consumo
Consumption behavior
Comportamiento de consumo
Social commerce
Comercio social
Comércio social
Emojis
Teoria da presença social
Theory of social presence
Teoría de la presencia social
???metadata.dc.subject.cnpq???: Administração
Mercadologia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17878
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