Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17880
Title: Caracterização da influência da subjetividade das notícias sobre leitores em portais de notícias.
Other Titles: Caracterização da influência da subjetividade das notícias sobre leitores em portais de notícias.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Diogo Florêncio de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: MARINHO, Leandro Balby.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAMPELO, Cláudio Elízio Calazans.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO JÚNIOR, José Gildo.
Keywords: Mídia digital;Digital media;Medios digitales;Influência;Influence;Subjetividade;Subjectivity;Subjetividad
Issue Date: 29-Jan-2021
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, D. F. de. Caracterização da influência da subjetividade das notícias sobre leitores em portais de notícias. 2021. 54 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021.
???metadata.dc.description.resumo???: Com o advento do jornalismo digital, a democratização da informação tornou-se realidade. Nos dias atuais, notícias são publicadas assim que os fatos ocorrem e estão acessíveis por qualquer dispositivo conectado à Internet. O alcance do jornalismo cresce à medida que os meios digitais propagam notícias entre leitores. Contudo, ao mesmo tempo em que conecta, a internet tem o potencial de criar bolhas e acirrar polarizações existentes na sociedade. Considerando que as opiniões das pessoas podem mudar dependendo do modo em que as informações são apresentadas a elas, abordamos o contexto da mídia digital brasileira com o objetivo de caracterizar a influência das notícias na opinião e comportamento dos leitores em portais de notícias. Para isso, recorremos a definição literária de notícia que elege objetividade e imparcialidade como as principais características do gênero jornalístico e; sob a premissa de que notícias com altos níveis de subjetividade podem indicar algum tipo de divergência ou desvio em relação a essas características, utilizamos um indicador de subjetividade baseado em conteúdo textual para capturá-los. A partir disso, investigamos como os diferentes níveis de subjetividade podem influenciar comentários de leitores em termos de qualidades linguísticas (e.g.legibilidade, classificação das palavras utilizadas, frequência de caracteres entre outros), padrões de escrita, engajamento e alinhamento com a notícia (comentários relacionados e não-relacionados ao teor da notícia). Na computação, análises acerca desse tipo de influência ainda são escassas, principalmente quando consideramos as especificidades de cada idioma. Os métodos propostos apresentam uma nova abordagem ainda não observada na literatura revisada. Acreditamos que os métodos juntamente com os achados obtidos nesta pesquisa, podem contribuir para um melhor entendimento da nossa relação com as notícias jornalísticas.
Abstract: With the advent of digital journalism, information democratization has become a reality. Nowadays news articles are published as soon as the facts occur and can be accessed from any device connected to the internet. The reach of journalism grows as digital media disseminates news among the readers. However, at the same time that it connects, the internet has potential to create bubbles and stir up polarizations that already exist in society. Considering that people’s opinions may change depending on how information is presented to them, we approach the context of Brazilian digital media with the aim of characterizing the influence of news on the opinion and behavior of media outlets’ readers. Thereunto, we resort to the literary definition of news that elects objectivity and impartiality as the main characteristics of the journalistic genre and; under the premise that news with high levels of subjectivity may indicate some kind of divergence or deviation from these characteristics, we use an indicator of subjectivity based on textual content to capture them. Thereafter, we investigate how the different levels of subjectivity can influence readers’ comments in terms of their linguistic qualities (eglegibility, classification of words used, frequency of characters, among others), writing patterns, engagement and alignment with the news ( related and unrelated comments to the news content). In computing, analyzes concerning this type of influence are still scarce, especially when we consider the specificities of each language. The proposed methods present a new approach not yet observed in the reviewed literature. We believe that the methods, together with the findings obtained in this research, may contribute to a better understanding of the readers’ relation with journalistic news.
Keywords: Mídia digital
Digital media
Medios digitales
Influência
Influence
Subjetividade
Subjectivity
Subjetividad
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciência da Computação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17880
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIOGO FLORÊNCIO DE LIMA – DISSERTAÇÃO (PPGCC) 2021.pdf818.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.