Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17888
Title: Aspectos neurodidáticos envolvidos na aquisição / aprendizagem da língua francesa para crianças.
Other Titles: Aspects neurodidactiques impliqués dans l'acquisition / l'apprentissage de la langue française pour les enfants.
Neurodidactic aspects involved in the acquisition / learning of the French language for children.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Maria Rennally Soares da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: PINHEIRO-MARIZ, Josilene.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CORREIA NETO, Lino Dias.
???metadata.dc.contributor.referee2???: COSTA, Marcos Antônio Margarido.
Keywords: Aquisição da linguagem;Francês para crianças;Desenvolvimento cognitivo;Aprendizagem de língua estrangeira - crianças;Fatores neurodidáticos - aprendizagm do francês;Francês como língua estrangeira - ensino;Crianças - aprendizagem de língua estrangeira;Aquisição de língua estrangeira - crianças;Unidade de Edycação Infantil - UEI - UFCG;Maturação cognitiva - aquisição de língua estrangeira;Sequências didáticas - ensino de francês;Pesquisa-ação - ensino de língua estrangeira;Language acquisition;Adquisición lingüística;Acquisition du language;Français pour les enfants;Francés para niños;French for children;Cognitive development;Desarrollo cognitivo;Développement cognitif;Apprentissage des langues étrangères - enfants;Aprendizaje de lenguas extranjeras: niños;Foreign language learning - children;Neurodidactic factors - learning French;Factores neurodidacticos - aprender francés;Facteurs neurodidactiques - Apprendre le français;Enfants - apprentissage des langues étrangères;Niños - aprendizaje de lenguas extranjeras;Children - foreign language learning;Foreign language acquisition - children;Adquisición de lenguas extranjeras: niños;Acquisition d'une langue étrangère - enfants;Maturation cognitive - acquisition d'une langue étrangère;Maduración cognitiva - adquisición de lenguas extranjeras;Cognitive maturation - foreign language acquisition;Action Research - Foreign Language Teaching;Investigación-acción - Enseñanza de lenguas extranjeras;Recherche-action - Enseignement des langues étrangères;Séquences pédagogiques - Enseignement du français;Secuencias didácticas - Enseñanza del francés;Teaching sequences - French teaching
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Maria Rennally Soares da. Aspectos neurodidáticos envolvidos na aquisição / aprendizagem da língua francesa para crianças. 2014. 86f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17888
???metadata.dc.description.resumo???: Muito se discute a respeito de qual seria o momento mais adequado para a aprendizagem de uma língua estrangeira (LE). Comumente se aponta a fase da infância como sendo a mais propícia; outros diriam ser a adolescência ou a fase adulta. A partir desse questionamento, pretendemos discutir, nesta pesquisa, qual seria o momento ideal para a aprendizagem de uma LE. Além disso, buscamos identificar quais principais fatores neurodidáticos motivam a aprendizagem do FLE (Francês como Língua Estrangeira) para crianças, averiguando como esses estímulos podem instigar o imaginário e o lúdico na criança. Feitas essas ponderações, sugerimos algumas propostas metodológicas para que esse processo seja ativado, no ensino da língua francesa para crianças. Assim, nesta pesquisa-ação, examinamos fundamentos teóricos sobre a aprendizagem e a aquisição de línguas estrangeiras para essa faixa etária, com foco no aprendizado do FLE em uma realidade exolíngue brasileira, a partir das reflexões de Reyes (2010), Lago (2011) e de Shaffer (2009), dentre outros estudiosos. Os participantes e colaboradores desta pesquisa foram crianças entre três e cinco anos de idade, matriculadas na Unidade de Educação Infantil (UEI), da Universidade Federal de Campina Grande, seus pais e/ ou responsáveis e as professoras/educadoras, responsáveis pela formação geral desses aprendizes de FLE. Como resultados obtidos, pode-se enfatizar a constatação de que há um período sensível da maturação cognitiva que favorece a aquisição de uma LE. Também constatamos que a partir da aplicação das sequências didáticas elaboradas para esta pesquisa e adequadas à faixa etária dos aprendizes, obtivemos resultados satisfatórios, uma vez que as crianças tiveram, claramente, seu acervo lexical ampliado a partir da participação nas atividades lúdicas propostas nesta pesquisa-ação.
???metadata.dc.description.resume???: On discute beaucoup sur ce qui serait le moment le plus approprié pour l'apprentissage d'une langue étrangère (LE). Couramment on affirme qui la phase de l’enfance est la plus propice ; d’autres disent que c'est l’adolescencel'âge adulte. À partir de cette interrogation, nous avons l'intention de discuter, dans cette recherche, ce qui serait le moment idéal pour l'apprentissage d’une LE. De plus, nous cherchons à identifier quels sont les principaux facteurs neurodidactiques qui motivent l'apprentissage du FLE (Français langue étrangère) pour les enfants, en examinant comment ces stimuli peuvent susciter l'imagination et ludique chez les enfants. Compte tenu de ces considérations, on suggère quelques propositions méthodologiques pour que ce processus soit activé dans l'enseignement du français aux enfants. À cette fin, dans cette recherche-action nous avons étudié les fondements théoriques basés sur l'apprentissage et l'acquisition des langues étrangères pour les enfants, en mettant l'accent sur l'apprentissage du Français comme Langue Étrangère (FLE) dans une réalité brésilienne exolingue à travers les réflexions de Reyes (2010), Lago (2011) et de Shaffer (2009), parmi d’autres chercheurs. Les participants et/ou collaborateurs de cette recherche sont des enfants de trois à cinq ans, inscrits dans l’Unité d’Éducation Infantile (UEI)2, de l’Université Fédérale de Campina Grande, leurs parents respectifs et/ou tuteurs, ainsi que les enseignants/éducateurs, responsables de la formation générale de ces apprenants du FLE. Concernant les résultats obtenus, on peut observer notamment qu’il y a une période sensible de maturation cognitive qui favorise l'acquisition d'une langue étrangère. À partir de l'élaboration et de l'application des séquences didactiques appropriées au groupe d'âge des apprenants, nous avons eu des résultats satisfaisants, une fois que les enfants ont obtenu un approfondissement de leurs connaissances lexicales, par l'intermédiaire de leur participation à des activités ludiques proposées par cette recherche-action.
Keywords: Aquisição da linguagem
Francês para crianças
Desenvolvimento cognitivo
Aprendizagem de língua estrangeira - crianças
Fatores neurodidáticos - aprendizagm do francês
Francês como língua estrangeira - ensino
Crianças - aprendizagem de língua estrangeira
Aquisição de língua estrangeira - crianças
Unidade de Edycação Infantil - UEI - UFCG
Maturação cognitiva - aquisição de língua estrangeira
Sequências didáticas - ensino de francês
Pesquisa-ação - ensino de língua estrangeira
Language acquisition
Adquisición lingüística
Acquisition du language
Français pour les enfants
Francés para niños
French for children
Cognitive development
Desarrollo cognitivo
Développement cognitif
Apprentissage des langues étrangères - enfants
Aprendizaje de lenguas extranjeras: niños
Foreign language learning - children
Neurodidactic factors - learning French
Factores neurodidacticos - aprender francés
Facteurs neurodidactiques - Apprendre le français
Enfants - apprentissage des langues étrangères
Niños - aprendizaje de lenguas extranjeras
Children - foreign language learning
Foreign language acquisition - children
Adquisición de lenguas extranjeras: niños
Acquisition d'une langue étrangère - enfants
Maturation cognitive - acquisition d'une langue étrangère
Maduración cognitiva - adquisición de lenguas extranjeras
Cognitive maturation - foreign language acquisition
Action Research - Foreign Language Teaching
Investigación-acción - Enseñanza de lenguas extranjeras
Recherche-action - Enseignement des langues étrangères
Séquences pédagogiques - Enseignement du français
Secuencias didácticas - Enseñanza del francés
Teaching sequences - French teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17888
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA RENNALLY SOARES DA SILVA - TCC LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA FRANCESA 2014.pdfMaria Rennally Soares da Silva - TCC Letras Língua Portuguesa e Língua Francesa CH 20141.4 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.