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dc.creator.IDSILVA, M. R. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5740645351907279pt_BR
dc.contributor.advisor1PINHEIRO-MARIZ, Josilene.-
dc.contributor.advisor1IDPINHEIRO-MARIZ, J.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4945243844289619pt_BR
dc.contributor.referee1CORREIA NETO, Lino Dias.-
dc.contributor.referee2COSTA, Marcos Antônio Margarido.-
dc.description.resumoMuito se discute a respeito de qual seria o momento mais adequado para a aprendizagem de uma língua estrangeira (LE). Comumente se aponta a fase da infância como sendo a mais propícia; outros diriam ser a adolescência ou a fase adulta. A partir desse questionamento, pretendemos discutir, nesta pesquisa, qual seria o momento ideal para a aprendizagem de uma LE. Além disso, buscamos identificar quais principais fatores neurodidáticos motivam a aprendizagem do FLE (Francês como Língua Estrangeira) para crianças, averiguando como esses estímulos podem instigar o imaginário e o lúdico na criança. Feitas essas ponderações, sugerimos algumas propostas metodológicas para que esse processo seja ativado, no ensino da língua francesa para crianças. Assim, nesta pesquisa-ação, examinamos fundamentos teóricos sobre a aprendizagem e a aquisição de línguas estrangeiras para essa faixa etária, com foco no aprendizado do FLE em uma realidade exolíngue brasileira, a partir das reflexões de Reyes (2010), Lago (2011) e de Shaffer (2009), dentre outros estudiosos. Os participantes e colaboradores desta pesquisa foram crianças entre três e cinco anos de idade, matriculadas na Unidade de Educação Infantil (UEI), da Universidade Federal de Campina Grande, seus pais e/ ou responsáveis e as professoras/educadoras, responsáveis pela formação geral desses aprendizes de FLE. Como resultados obtidos, pode-se enfatizar a constatação de que há um período sensível da maturação cognitiva que favorece a aquisição de uma LE. Também constatamos que a partir da aplicação das sequências didáticas elaboradas para esta pesquisa e adequadas à faixa etária dos aprendizes, obtivemos resultados satisfatórios, uma vez que as crianças tiveram, claramente, seu acervo lexical ampliado a partir da participação nas atividades lúdicas propostas nesta pesquisa-ação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleAspectos neurodidáticos envolvidos na aquisição / aprendizagem da língua francesa para crianças.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17888-
dc.date.accessioned2021-03-30T15:41:23Z-
dc.date.available2021-03-30-
dc.date.available2021-03-30T15:41:23Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAquisição da linguagempt_BR
dc.subjectFrancês para criançaspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subjectAprendizagem de língua estrangeira - criançaspt_BR
dc.subjectFatores neurodidáticos - aprendizagm do francêspt_BR
dc.subjectFrancês como língua estrangeira - ensinopt_BR
dc.subjectCrianças - aprendizagem de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectAquisição de língua estrangeira - criançaspt_BR
dc.subjectUnidade de Edycação Infantil - UEI - UFCGpt_BR
dc.subjectMaturação cognitiva - aquisição de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectSequências didáticas - ensino de francêspt_BR
dc.subjectPesquisa-ação - ensino de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectLanguage acquisitionpt_BR
dc.subjectAdquisición lingüísticapt_BR
dc.subjectAcquisition du languagept_BR
dc.subjectFrançais pour les enfantspt_BR
dc.subjectFrancés para niñospt_BR
dc.subjectFrench for childrenpt_BR
dc.subjectCognitive developmentpt_BR
dc.subjectDesarrollo cognitivopt_BR
dc.subjectDéveloppement cognitifpt_BR
dc.subjectApprentissage des langues étrangères - enfantspt_BR
dc.subjectAprendizaje de lenguas extranjeras: niñospt_BR
dc.subjectForeign language learning - childrenpt_BR
dc.subjectNeurodidactic factors - learning Frenchpt_BR
dc.subjectFactores neurodidacticos - aprender francéspt_BR
dc.subjectFacteurs neurodidactiques - Apprendre le françaispt_BR
dc.subjectEnfants - apprentissage des langues étrangèrespt_BR
dc.subjectNiños - aprendizaje de lenguas extranjeraspt_BR
dc.subjectChildren - foreign language learningpt_BR
dc.subjectForeign language acquisition - childrenpt_BR
dc.subjectAdquisición de lenguas extranjeras: niñospt_BR
dc.subjectAcquisition d'une langue étrangère - enfantspt_BR
dc.subjectMaturation cognitive - acquisition d'une langue étrangèrept_BR
dc.subjectMaduración cognitiva - adquisición de lenguas extranjeraspt_BR
dc.subjectCognitive maturation - foreign language acquisitionpt_BR
dc.subjectAction Research - Foreign Language Teachingpt_BR
dc.subjectInvestigación-acción - Enseñanza de lenguas extranjeraspt_BR
dc.subjectRecherche-action - Enseignement des langues étrangèrespt_BR
dc.subjectSéquences pédagogiques - Enseignement du françaispt_BR
dc.subjectSecuencias didácticas - Enseñanza del francéspt_BR
dc.subjectTeaching sequences - French teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Maria Rennally Soares da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAspects neurodidactiques impliqués dans l'acquisition / l'apprentissage de la langue française pour les enfants.pt_BR
dc.title.alternativeNeurodidactic aspects involved in the acquisition / learning of the French language for children.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Maria Rennally Soares da. Aspectos neurodidáticos envolvidos na aquisição / aprendizagem da língua francesa para crianças. 2014. 86f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17888pt_BR
dc.description.resumeOn discute beaucoup sur ce qui serait le moment le plus approprié pour l'apprentissage d'une langue étrangère (LE). Couramment on affirme qui la phase de l’enfance est la plus propice ; d’autres disent que c'est l’adolescencel'âge adulte. À partir de cette interrogation, nous avons l'intention de discuter, dans cette recherche, ce qui serait le moment idéal pour l'apprentissage d’une LE. De plus, nous cherchons à identifier quels sont les principaux facteurs neurodidactiques qui motivent l'apprentissage du FLE (Français langue étrangère) pour les enfants, en examinant comment ces stimuli peuvent susciter l'imagination et ludique chez les enfants. Compte tenu de ces considérations, on suggère quelques propositions méthodologiques pour que ce processus soit activé dans l'enseignement du français aux enfants. À cette fin, dans cette recherche-action nous avons étudié les fondements théoriques basés sur l'apprentissage et l'acquisition des langues étrangères pour les enfants, en mettant l'accent sur l'apprentissage du Français comme Langue Étrangère (FLE) dans une réalité brésilienne exolingue à travers les réflexions de Reyes (2010), Lago (2011) et de Shaffer (2009), parmi d’autres chercheurs. Les participants et/ou collaborateurs de cette recherche sont des enfants de trois à cinq ans, inscrits dans l’Unité d’Éducation Infantile (UEI)2, de l’Université Fédérale de Campina Grande, leurs parents respectifs et/ou tuteurs, ainsi que les enseignants/éducateurs, responsables de la formation générale de ces apprenants du FLE. Concernant les résultats obtenus, on peut observer notamment qu’il y a une période sensible de maturation cognitive qui favorise l'acquisition d'une langue étrangère. À partir de l'élaboration et de l'application des séquences didactiques appropriées au groupe d'âge des apprenants, nous avons eu des résultats satisfaisants, une fois que les enfants ont obtenu un approfondissement de leurs connaissances lexicales, par l'intermédiaire de leur participation à des activités ludiques proposées par cette recherche-action.pt_BR
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