Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17889
Title: As implicações dos exercícios de fonética para percepção das vogais nasais francesas por aprendizes brasileiros do FLE.
Other Titles: Les implications des exercices de phonétique pour la perception des voyelles nasales françaises par les apprenants brésiliens de FLE.
The implications of phonetics exercises for the perception of French nasal vowels by Brazilian FLE learners.
???metadata.dc.creator???: BARBOSA, Edvânia Aguiar.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SANTOS, Nyeberth Emanuel Pereira dos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Maria Angélica de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Maria Rennally Soares da.
Keywords: Fonologia;Crivo fonológico;Fonética;Vogais nasais francesas;Ensino de francês - fonética;Francês como língua estrangeira - ensino;Percepção de vogais - língua francesa;Aprendizes brasileiros - língua francesa;Exercícios fonéticos - língua francesa;Manuais de FLE;Coleção Alter Ego Plus;Latitudes: méthode de français;Tendances: méthode de français;Sensibilização sonora - língua francesa;Manuais de francês - análise;Língua estrangeira - ensino aprendizagem;Phonology;Fonología;Phonologie;Voyelles nasales françaises;Vocales nasales francesas;French nasal vowels;French teaching - phonetics;Enseñanza del francés - fonética;Enseignement du français - phonétique;Français langue étrangère - enseignement;Francés como lengua extranjera - enseñanza;French as a foreign language - teaching;Perception of vowels - French language;Percepción de las vocales - lengua francesa;Perception des voyelles - langue française;Exercices phonétiques - langue française;Ejercicios fonéticos - lengua francesa;Phonetic exercises - French language
Issue Date: 2020
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARBOSA, Edvânia Aguiar. As implicações dos exercícios de fonética para percepção das vogais nasais francesas por aprendizes brasileiros do FLE. 2020. 80f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17889
???metadata.dc.description.resumo???: Durante anos, a Didática de Línguas (DDL) propôs e adaptou várias abordagens, métodos e metodologias para o ensino de línguas visando, entre outras coisas, o pleno desenvolvimento das habilidades comunicativas do aprendiz. Para tanto, buscou respaldo em diversas áreas, a exemplo da fonética e da fonologia, ciências importantes no processo de aquisição da língua, para dar a base necessária para que o aprendiz possa desenvolver suas aptidões linguísticas no processo de aquisição de uma língua estrangeira. Respaldados nos princípios teóricos e nos estudos de Troubetzkoi (1970); Cuq e Gruca (2005), Martinez (2006), Germain (1998), Silva (2012), nossa pesquisa se caracteriza como bibliográfica, documental, interpretativista e, para tanto, temos como objetivo geral: analisar as implicações dos exercícios fonéticos, em manuais de FLE, para o tratamento das vogais nasais francesas. Como ponto de partida, então, fizemos o seguinte questionamento: por que as vogais nasais do francês podem ser um problema de surdez fonológica para aprendizes brasileiros de FLE? Para entendermos este processo, nos baseamos em atividades/exercícios de manuais de língua francesa utilizados nas escolas e cursos de idiomas, da cidade de Campina Grande-PB, quais sejam: os três manuais da coleção Alter Ego Plus, correspondentes aos níveis A1, A2, B1; Latitudes: méthode de français, livros 1 e 2 e a coleção Tendances: méthode de français, níveis A1, A2, B1. Nos resultados, observamos que a maioria do corpus analisado foca unicamente em atividades de distinção fonética a partir do reconhecimento do par mínimo, de sensibilização sonora a partir da escuta e reprodução das vogais nasais e que as atividades analisadas se apresentaram em número reduzido nos manuais supracitados, mostrando-se assim insatisfatórios. Verificamos, ainda, que embora todos os manuais apresentem em seu conteúdo atividades/exercícios, para que o aprendiz adquira a consciência fonológica das vogais nasais, elas não são exploradas com profundidade. Notamos que, no caso da coleção Latitudes e Tendances, esse problema foi solucionado ao longo de todas as lições nas quais eram trabalhadas as vogais nasais, visto que a recorrência do som segue uma contextualização de modo que permite ao aprendiz estar numa situação de imersão linguística. Concluímos, portanto, que ainda é necessário que os professores invistam em atividades/exercícios de fonética/fonologia complementares, além dos disponíveis nos manuais analisados, de maneira que possam dar um suporte efetivo ao aprendiz nas primeiras fases de aquisição fonológica da língua alvo.
???metadata.dc.description.resume???: Pendant des années, la Didactique des Langues (DDL) a proposé et a adapté plusieurs approches, méthodes et méthodologies pour l‟enseignement des langues visant, entre autres, le plein développement des compétences communicatives de l‟apprenant. Pour ce faire, elle a recherché des soutiens dans divers domaines, comme la phonétique et la phonologie, sciences importantes dans le processus d‟acquisition de la langue, pour fournir la base nécessaire pour que l‟apprenant puisse développer ses aptitudes linguistiques dans le processus d‟acquisition d‟une langue étrangère. Soutenues par les principes théoriques et les études de Troubetzkoi (1970); Cuq e Gruca (2005), Martinez (2006), Germain (1998), Silva (2012), notre recherche se caractérise comme bibliographique, documentaire, interprétative, et, pour cela nous avons comme objectif général : analyser les implications des exercices phonétiques, dans des manuels de FLE, pour le traitement des voyelles nasales françaises. Comme point de départ, nous avons donc posé la question suivante : pourquoi les voyelles nasales du français peuvent-elles être un problème de surdité phonologique pour les apprenants brésiliens de FLE ? Pour comprendre ce processus, nous nous basons sur les activités/exercices des manuels de langue française utilisés par les écoles et les cours de langues de la ville de Campina Grande-PB, qui sont les trois manuels de la collection Alter Ego Plus correspondant aux niveaux A1, A2, B1; Latitudes : méthode de français, livres 1 et 2 et la collection Tendances : méthode de francais, niveaux A1, A2, B1. Dans les résultats, nous observons que la majorité du corpus analysé se concentre uniquement sur les activités de distinction phonétique à partir de la reconnaissance de la paire minimale, de sensibilisation sonore à partir de l‟écoute et de la reproduction des voyelles nasales et, encore, que les activités analysées se sont présentées en nombre réduit dans les manuels corpus de cette recherche, se montrant ainsi insatisfaisants. Nous constatons aussi que si tous les manuels présentent dans leur contenu des activités/exercices, pour que l‟apprenant acquière la conscience phonologique des voyelles nasales, elles ne sont pas explorées en profondeur. Nous remarquons que, dans le cas de la collection Latitudes et Tendances, ce problème a été résolu tout au long de la leçon dans laquelle les voyelles nasales étaient travaillées, car la récurrence du son suit un contexte qui permet à l‟apprentissage d‟être dans une situation d‟immersion linguistique. Nous concluons donc qu‟il est encore nécessaire que les enseignants investissent dans des activités/exercices de phonétique/phonologie complémentaires, en plus de ceux disponibles dans les manuels analysés, de sorte qu‟ils puissent apporter un soutien effectif à l‟apprenant aux premiers niveaux d‟acquisition phonologique de la langue cible.
Keywords: Fonologia
Crivo fonológico
Fonética
Vogais nasais francesas
Ensino de francês - fonética
Francês como língua estrangeira - ensino
Percepção de vogais - língua francesa
Aprendizes brasileiros - língua francesa
Exercícios fonéticos - língua francesa
Manuais de FLE
Coleção Alter Ego Plus
Latitudes: méthode de français
Tendances: méthode de français
Sensibilização sonora - língua francesa
Manuais de francês - análise
Língua estrangeira - ensino aprendizagem
Phonology
Fonología
Phonologie
Voyelles nasales françaises
Vocales nasales francesas
French nasal vowels
French teaching - phonetics
Enseñanza del francés - fonética
Enseignement du français - phonétique
Français langue étrangère - enseignement
Francés como lengua extranjera - enseñanza
French as a foreign language - teaching
Perception of vowels - French language
Percepción de las vocales - lengua francesa
Perception des voyelles - langue française
Exercices phonétiques - langue française
Ejercicios fonéticos - lengua francesa
Phonetic exercises - French language
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17889
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDVÂNIA AGUIAR BARBOSA - TCC LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA FRANCESA 2020.pdfEdvânia Aguiar Barbosa - TCC Letras Língua Portuguesa e Língua Francesa 20201.49 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.